60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA OS 7O E 8O ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ana Maria de Paula Siqueira1
Antonio Carlos Caruso Ronca1

1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo


INTRODUÇÃO:
Percebe-se hoje que o mundo apresenta um movimento acelerado de evolução com os avanços mais recentes no desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia, possibilitando esta última, grande velocidade na disseminação de informações. Recentes estudos epidemiológicos mostram que a melhoria da qualidade e condições de vida, comprovadas pela longevidade e redução da mortalidade, deve-se aos avanços da Ciência na área de saúde pública. È dessa forma que a Ciência, no contexto escolar, precisa ser entendida e considerada como um produto dessa evolução. Compreender esses avanços torna-se relevante para o professor e para o aluno. Na prática docente, isto dependerá do conhecimento prévio que se tem acerca dos avanços da Ciência, da Tecnologia, dos dados disponíveis e da utilização desses, para o aluno compreender a realidade onde vive. Este trabalho visa proporcionar uma contribuição ao professor de Ciências de escola pública, para selecionar os conteúdos considerados relevantes pelos ( PCNs ) para a construção de conhecimentos escolares; propiciar-lhe momentos para refletir e analisar a compatibilidade desses com as idade/séries, discutir as formas de transmissão e pesquisar se o professor conhece os PCNs, se os utiliza para elaborar seu planejamento ou suas aulas.

METODOLOGIA:
A pesquisa qualitativa, buscou descrever as experiências pessoais de um grupo de seis professoras da rede publica, que lecionam a disciplina de Ciências do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, para selecionar e ministrar os conteúdos relevantes propostos pelos PCNs . As professoras responderam a um questionário informativo com dados pessoais, outras escolas onde trabalham e tempo de magistério no ensino de Ciências. Foram feitas entrevistas individuais para constatação dos conhecimentos que possuem sobre os conteúdos que consideram relevantes; com quais trabalham de fato; quais as dificuldades encontradas para ministrarem esses conteúdos; conhecimento das propostas dos PCNs e utilização destas para elaborar seu planejamento ou suas aulas, e o que consideram importante aprender para tornar-se um melhor professor. A pesquisa ocorreu em duas escolas da rede pública, uma estadual e outra municipal localizadas na Zona Leste de São Paulo. Os encontros foram realizados nos HTPCs. Escolhemos o HTPC, por se constituir em um espaço institucional garantido para atender as necessidades dos professores, individual ou no coletivo bem como favorecer e oferecer aos mesmos possibilidades de discussão e incorporação de novos pressupostos teóricos na sua prática docente.

RESULTADOS:
Os dados, por ora levantados, permitem estabelecer algumas considerações em caráter parcial, mas acredita-se que estes possam contribuir para o prosseguimento da pesquisa, no sentido de levantar uma reflexão e discussão sobre os conteúdos propostos pelos PCNs e que o professor considera relevante. Percebe-se pelos resultados obtidos que embora todas as entrevistadas afirmem que conhecem os PCNs e os utilizam no Planejamento da escola e em suas aulas, existe um déficit no conhecimento destes. Nas duas escolas existe o HTPC, mas este coletivo não garante um espaço para leitura e reflexão sobre as propostas curriculares. A análise preliminar das entrevistas demonstra que os sujeitos não conhecem o documento como diretriz curricular nacional, e parecem resistentes à proposta quando afirmam fazer uso, em suas aulas, apenas do livro didático de maneiras variadas. É importante destacar também que desconhecem os eixos temáticos propostos pelos PCNs, por não terem sido discutidos para o levantamento de conteúdos, portanto, elencam como sendo relevantes tópicos do livro didático que utilizam. A formação continuada, para se tornar um melhor professor, aparece em todas as entrevistas, sempre como necessária e apoio à prática docente para inovações teórico-metodológicas.

CONCLUSÕES:
Acredita-se que o fulcro da análise deste trabalho deva recair sobre os PCNs – conteúdos de Ciências, por serem estes que, “a priori ”deveriam estabelecer o que é conteúdo escolar ao cotejar o currículo com a prática docente diária dos professores. Os documentos estabelecem que uma das suas características é ampliar a visão de conteúdo para além dos conceitos, inserindo procedimentos, atitudes e valores como conhecimentos tão relevantes quanto aos conceitos tradicionalmente abordados. Entretanto, não apontam aos professores orientações de como isso deverá ser realizado. Embora, todas as entrevistadas afirmem que conhecem os PCNs e os utilizam no Planejamento da escola e em suas aulas, os dados coletados revelam que fazem uso quase que exclusivamente do livro didático. Não há compreensão, pelas mesmas dos PCNs como diretriz curricular e referencial nacional para o ensino fundamental. Embora o objetivo principal da pesquisa não fosse fazer uma análise de implementação e implantação dos PCNs, porque esse enfoque requer um estudo específico, acha-se pertinente fazer algumas considerações em termos de avanços e críticas pela constatação da sua não aplicabilidade, implantação na rede pública e após mais de uma década de sua implementação, ainda não ter chegado à sala de aula.



Palavras-chave:  PCNs, Ensino de Ciências, Conteúdos relevantes.

E-mail para contato: ampsiqueira@uol.com.br