60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional

INCIDÊNCIA DE LOMBALGIA NAS GESTANTES ATENDIDAS NA CLÍNICA ESCOLA DA FACULDADE DE MINAS - FAMINAS - MURIAÉ-MG -NO PERÍODO DE MARÇO A JUNHO DE 2007

Irani Aparecida de Almeida1
Fernanda Aparecida de Oliveira1
Eloísa Roberta da Silva1
Alan de Freitas Barbieri2
Eduardo de Paula Sarchis1

1. Faculdade de Minas - FAMINAS - Muriaé-MG
2. Universidade Vale do Rio Verde - UninCor - Três Corações-MG


INTRODUÇÃO:
A gestação é um período muito importante para a maioria das mulheres. É uma fase onde ocorrem várias alterações anatômicas, fisiológicas, psicológicas que necessitam de cuidados especiais. E a postura e a deambulação, em função da mudança de centro de gravidade, são alteradas para que se mantenha em equilíbrio. O fisioterapeuta tem a função de ajudar a gestante nessa nova adaptação, tentando evitar comprometimentos músculos-esqueléticos sendo o mais freqüente a Lombalgia, segundo relata Picada (2000). De acordo com o autor a Lombalgia acomete em torno de 48% a 56% das gestações entre o 5º e o 7º mês do período gestacional, muitas vezes impossibilitando-as de realizar com normalidade as atividades de vida diária. É fundamental a conscientização da mulher para a prática de exercícios físicos (e até mesmo terapêuticos) como alongamento, relaxamento e fortalecimento a fim de amenizar e prevenir futuros comprometimentos. De acordo com o contexto apresentado, objetivou-se com este trabalho, identificar a incidência de Lombalgia nas gestantes que são atendidas na Clínica Escola da Faculdade de Minas - FAMINAS, no período compreendido entre os meses de Março a Junho de 2007.

METODOLOGIA:
Para realização da presente pesquisa, primeiramente foi elaborado um questionário contendo 45 perguntas sobre os dados pessoais, o pré-natal e a rotina das gestantes da Clínica Escola da FAMINAS. O questionário foi preparado sob supervisão de um professor, com o objetivo de apontar fatores de risco para a lombalgia. Após a elaboração do questionário, foram viabilizadas as estratégias de aplicação ao grupo que posteriormente, foi aplicado na própria Clinica Escola da Faculdade de Minas. A amostra foi composta por 106 gestantes com idades variadas entre 26 e 36 anos. Seguidamente foi realizado um estudo transversal no período de março a junho de 2007 que se baseou também nas carteirinhas gestacionais, a fim de constatar se o pré-natal estava sendo adequado.

RESULTADOS:
Através da análise e interpretação dos dados da pesquisa, do total de 106 gestantes entrevistadas, encontrou-se 84 com dor lombar. Ainda foi constatado que todas as gestantes realizavam o pré-natal adequadamente, pois apresentavam suas carteiras gestacionais preenchidas corretamente. A maioria das gestantes queixou-se de dor lombar (79%), a dor nas pernas foi relatada por 8% destas, 7% apresentaram dor na barriga, e 6% não apresentaram nenhuma dor. Das gestantes que apresentaram dor lombar, a maioria tinha de 25 a 35 anos (21 gestantes) e 18 tinham mais de 6 meses de gestação.Também foi verificado que 14 gestantes apresentavam renda familiar inferior a 2 salários mínimos, todas trabalhavam fora de casa, 21 não tinham dificuldade para realizar AVD’S, apenas 5 gestantes relataram apresentar outra patologia além da lombalgia, sendo esta, a anemia. Uma das gestantes era etilista e 8 eram fumantes, dessas, 5 estavam fumando durante a gravidez. Em relação à prática de atividade física foi observado que a maioria realizava ou realizou atividade física (20 gestantes).

CONCLUSÕES:
Conforme apresentaram-se os resultados da presente pesquisa científica, pôde-se concluir que a lombalgia foi a patologia mais incidente entre as gestantes atendidas na Clínica Escola da Faculdade de Minas- FAMINAS, no período de março a junho de 2007. A pesquisa foi realizada com uma amostra considerável, portanto, os resultados mostram o quanto a lombalgia está associada as gestantes. Porém, faz-se necessário a continuidade da pesquisa, no intuito de identificar se a lombalgia é a patologia mais incidente entre um universo maior do que o pesquisado, para que assim se possa elaborar métodos de prevenção e tratamento adequados, dentre os quais está a fisioterapia, abrangendo uma possibilidade de grande contribuição.

Instituição de fomento: Faculdade de Minas - FAMINAS



Palavras-chave:  Lombalgia, Gestante, Fisioterapia

E-mail para contato: iranicorifisioterapia@yahoo.com.br