60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada

COM QUANTAS LETRAS SE FAZ UM SAMBA? UM PANORAMA DA CRÍTICA ACADÊMICA

Jamille Maria Nascimento de Assis1
Rachel Esteves Lima1, 2

1. Instituto de Letras - UFBA
2. Profª Drª - Orientadora


INTRODUÇÃO:
A pesquisa faz parte do PRONEC (Projeto Núcleo de Estudos da Crítica), que possui uma proposta de trabalho de cunho metacrítico, voltado para análises teórico-críticas, levantamento catalográfico de teses e dissertações defendidas nas universidades brasileiras na área de literatura e, além disso, disponibilização dos dados na internet. Inserida nesse projeto gerador, a investigação visa à produção de um mapeamento da forma como se tem conduzido o discurso crítico nos estudos realizados sobre a Interface Literatura e Música, no âmbito dos cursos de Letras do Brasil e uma análise mais específica dos estudos sobre um dos temas mais estudados em teses e dissertações: o samba. O resultado das análises será publicado num banco de teses na Internet, o qual subsidiará pesquisas futuras.

METODOLOGIA:
A pesquisa é de caráter analítico e bibliográfico. Inicialmente, buscou-se informações no banco de teses da CAPES, no anexo da tese A crítica literária na universidade brasileira, na Plataforma Lattes dos autores e nas páginas da Pós-graduação das faculdades de Letras de todo o País. A partir do levantamento dos trabalhos que abordam a música e do estudo de textos sobre a história dos diversos gêneros da MPB, encontrados em obras como O século da canção de Luiz Tatit, a investigação passa a se deter na leitura dos trabalhos pesquisados que lograram a publicação e na análise das informações, para futura divulgação na página do PRONEC.

RESULTADOS:
Desde o início dos cursos de Pós-Graduação, a área de Letras se abriu para a relação entre a literatura e a música. Ao longo do período pesquisado, o Modernismo recebe atenção especial (12 trabalhos, com destaque para o escritor e músico Mário de Andrade). Além disso, constata-se que a abertura para a interface música/literatura não se dá em apenas uma universidade, ainda que as perspectivas teóricas adotadas sejam bastante distintas. A partir da década de 80, os estudos que têm como tema a MPB, se expandem, notando-se um significativo aumento desse interesse nos últimos 5 anos, sendo que, em termos absolutos, as universidades de maior incidência de tais trabalhos encontram-se no Rio de Janeiro (UFRJ, PUC-RJ e UFF). Outro tópico a ser observado são os temas mais recorrentes que privilegiam a crítica cultural, confirmando assim a expansão dos estudos na área. Dentre tais estudos, destacam-se aqueles voltados ao samba e ao Tropicalismo. Do universo pesquisado, 15 se referem ao mundo do samba. Os assuntos estudados se concentram no samba-enredo, o que não poderia ser diferente, já que a maioria dos estudos é feita no Rio de Janeiro, reduto das Escolas de Samba.

CONCLUSÕES:
A partir dos estudos teóricos e análises dos dados recolhidos verificou-se o quanto é incompleto o sistema de banco de teses das universidades. Não se consegue ter acesso a todos os trabalhos produzidos, o que acarreta uma análise menos aprofundada dos dados. Apesar de ocorrer tal dificuldade, a partir das 129 teses e dissertações levantadas, podem-se apresentar algumas conclusões. Todos esses estudos, observados nas mais diversas vertentes, assumem sua real importância quando extrapolam os limites acadêmicos. Por isso, a necessidade de se publicar tais teses para que fiquem ao alcance dos leitores. Porém, das 129 teses apenas 14 viraram livros. No que se refere à perspectiva adotada na análise da música no âmbito dos estudos literários deve-se ressaltar, contudo, um problema que parece grave: a recorrente ausência de uma reflexão que leve em consideração as particularidades da linguagem musical. O que é bem pontuado por Cláudia Neiva no livro Ao encontro da palavra cantada. Raros são os trabalhos que se dedicam a discutir a relação entre letra e melodia (considerando-se as sinopses, apenas 5 trabalhos podem ser citados aqui). Tal fato evidencia a necessidade de o investimento no tema das relações intersemióticas ser sustentado por um conhecimento das especificidades de cada um dos sistemas simbólicos que se colocam em diálogo.

Instituição de fomento: MEC/SESu



Palavras-chave:  Relações intersemióticas, Crítica literária, Literatura e música

E-mail para contato: milly_assis5@yahoo.com.br