60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira

REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA OBRA VIDAS SECAS

Cátia de Oliveira Soares1
Rachel Esteves Lima1, 2

1. Instituto de Letras - UFBA
2. Profª. Drª - Orientadora


INTRODUÇÃO:
O trabalho está inserido no Projeto de Pesquisa-Ação intitulado “Memória, diversidade e gestão social”, e partiu da necessidade do PET-Letras (UFBA) em atender a uma exigência das normas do programa, que é a integração dos três pilares básicos que o regem – ensino, pesquisa e extensão. A obra Vidas Secas foi tomada como parâmetro de discussão e identificação das situações problemas na vida dos alunos de Literatura Brasileira, no Curso Pré-Vestibular Comunitário do Instituto Cabricultura, organização não governamental localizada no entorno do Parque São Bartolomeu, situado no subúrbio ferroviário de Salvador. A pesquisa se propõe a uma investigação científica sobre os meios e dos resultados da prática pedagógica, que visa estender à comunidade uma parte do conhecimento desenvolvido na Universidade, como também, analisar com os alunos uma obra indicada para o vestibular. A atividade exigiu um estudo mais aprofundado dos PCNs, que serviu como apoio no preparo das aulas. Como resultado final da pesquisa, será produzido um texto a ser publicado em um livro organizado pelo PET posteriormente, como registro da experiência pedagógica que, eventualmente, pode servir de referência para reflexão e embasamento de projetos semelhantes.

METODOLOGIA:
Através de um processo de pesquisa e reflexão sobre a obra Vidas Secas e de textos de autores consagrados, tais como: Paulo Freire (1996); Roland Barthes (1987); José Carlos Libâneo (1993), entre outros, fundamentais à formação do professor, além dos PCNs, foi produzido para o curso um material didático, sob a orientação da tutora do PET-Letras, realizada em reuniões individuais e coletivas. Nessas reuniões promoveu-se a análise e a discussão dos resultados obtidos, para uma reorganização dos recursos pedagógicos e das estratégias educacionais usados para a promoção da aprendizagem. Ao término do projeto, procedeu-se à produção de um ensaio que será publicado em um livro juntamente com o trabalho de outros bolsistas PET, atuantes no Projeto.

RESULTADOS:
A Pesquisa-Ação que realizamos permitiu a união dos aspectos teóricos e práticos do processo pedagógico, possibilitando aos envolvidos a oportunidade de experienciar os problemas e desafios desta prática, adquirindo o domínio de técnicas e regras inerentes à atuação profissional. Tal atividade proporcionou base para pensar a prática educacional e aprimorar cada vez mais a qualidade do nosso trabalho, dando-nos mais segurança em relação à nossa formação. Aos alunos possibilitou um exercício crítico consciente de sua realidade, despertando a necessidade de refletir sobre sua atuação no contexto social como agente modificador. Quanto à obra Vidas Secas, pudemos abordar a questão do desejo, mola propulsora que impulsiona a família de retirantes a fugir da seca, apesar de uma lida miserável, que os leva sempre em busca de uma melhor forma de sobrevivência. Este e outros pontos, como a escassez de diálogos e o anonimato foram abordados nas aulas, uma vez que vários aspectos foram reconhecidos como atuais. A recepção da obra se deu não apenas como crítica de uma realidade difícil e injusta, mas sobretudo de um ponto de vista positivo e incentivador para uma ação que leve à mudança.

CONCLUSÕES:
O estudo da obra proporcionou aos pré-vestibulandos a oportunidade de fazer relações das análises da mesma e de materiais complementares, como notícias de jornal e o poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto ao contexto em que vivem. O trabalho citado contribuiu na formação de sujeitos ativos nos processos sociais, e críticos conscientes da sua realidade, bem como da vida através da obra e da obra através da vida, o que foi possível devido às diferentes leituras elaboradas em função das experiências pessoais de cada um. Sendo assim, a Pesquisa-Ação realizada nos leva a perceber a importância de encontrarmos formas dialógicas que promovam a interação de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, o que aconteceu com a reciprocidade entre educador e educando. É necessário destacar a importância da auto-reflexão sobre o fazer pedagógico para sua constante renovação e adaptação à realidade dos alunos, além da conscientização deles acerca da importância de não aceitar de forma submissa tudo o que é repassado para ser assimilado por eles, pois, antes de tudo, cabe-lhes refletir, fazendo relações, pois literatura é vida.

Instituição de fomento: MEC/SESu



Palavras-chave:  Vidas Secas, Literatura, Leitura

E-mail para contato: catiaosoares@gmail.com