60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada

LITERATURA E ARTES PLÁSTICAS:UMA MAPEAMENTO INTERSEMIÓTICO NA CRÍTICA ACADÊMICA.

Ana Cláudia de Jesus1
Rachel Esteves Lima1, 2

1. Instituto de Letras - UFBA
2. Profª Drª - Orientadora


INTRODUÇÃO:
A pesquisa faz parte do PRONEC (Projeto Núcleo de Estudos da Crítica), que se propõe à construção de um banco de dados e de leituras sobre a crítica literária e cultural produzida no Brasil. O recorte da investigação aqui apresentada consiste no levantamento e na análise da produção acadêmica voltada para a interface literatura/artes plásticas.

METODOLOGIA:
A pesquisa é de caráter analítico e bibliográfico. Inicialmente buscou-se informações no banco de dados da CAPES e nas páginas da pós-graduação das faculdades de Letras de todo o País. Paralelamente, buscou-se fundamentar a análise com textos teóricos sobre as particularidades da tradução intersemiótica. A partir do levantamento dos trabalhos, a investigação deteve-se na análise das informações, para futura divulgação na página do PRONEC.

RESULTADOS:
A partir da observação dos trabalhos que focalizam a relação entre literatura e artes plásticas, é possível tirar algumas conclusões, ainda que não se tenha tido acesso aos textos integrais das dissertações e teses pesquisadas. A análise foi feita a partir dos 21 trabalhos coletados. Comparando-se ao grande número de teses sobre música, cinema e teatro na área de Letras, percebe-se o caráter ainda elitizado das artes plásticas no País, ainda que o primeiro trabalho encontrado tenha sido realizado já na década de 70. Trata-se de um estudo sobre a obra de José Paulo M.F, pintor e poeta. É importante ressaltar que há um grande interesse em relação aos estudos sobre as obras de poetas-pintores (6 trabalhos), a exemplo de Jorge de Lima, o que evidencia a dificuldade em textualizar as produções da área de artes plásticas . No que se refere a trabalhos direcionados à crítica das artes plásticas, só foram encontradas 2 teses.

CONCLUSÕES:
A partir da observação da relação entre literatura e artes plásticas, nos dados coletados, pôde-se perceber que o estudo desta interface está em sua grande maioria na área de literatura brasileira, mas, mesmo aí, ainda se demanda um investimento considerável. O estudo das relações intersemióticas no que se refere às artes plásticas ainda é limitado a poucos iniciados, o que dificulta a democratização desse campo de produção simbólica.

Instituição de fomento: MEC/SESu



Palavras-chave:  Relações intersemióticas, Crítica literária, Artes plásticas

E-mail para contato: claudinha_pessoa@hotmail.com