60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada

A PRODUÇÃO DA CRÍTICA LITERÁRIA: LEITURAS DA DRAMATURGIA DE ARIANO SUASSUNA

Laís de Pinho Dias1
Rachel Esteves Lima1, 2

1. Instituto de Letras - UFBA
2. Profª Drª - Orientadora


INTRODUÇÃO:
A pesquisa é vinculada ao PRONEC (Projeto Núcleo de Estudos da Crítica), que tem como uma de suas finalidades realizar um levantamento catalográfico de teses e dissertações defendidas na área de literatura nos cursos de pós-graduação em Letras do País, voltando-se, a partir de uma proposta metacrítica, para análises do campo dos estudos literários, no Brasil. Como parte desse projeto, este trabalho pretendeu mapear a produção acadêmica referente à interface literatura e teatro, sobretudo no que diz respeito à produção cujo tema é a dramaturgia de Ariano Suassuna, com vistas a observar como o trânsito intersemiótico tem sido realizado nesta área, bem como a divulgar esses dados no site do PRONEC.

METODOLOGIA:
A pesquisa teve como suporte o levantamento destes materiais, a partir dos bancos de teses da CAPES e das universidades com pós-graduação em Letras, bem como no anexo da tese “A crítica literária na universidade brasileira”. Além disso, recorreu-se à leitura de textos teóricos, à análise da vida acadêmica do autor/orientando e de seu respectivo orientador, buscando fazer uma análise do acervo.

RESULTADOS:
A partir da análise do acervo sobre Ariano Suassuna, todos produzidos no Sul e Sudeste do país, percebeu-se a recorrência de temas vinculados à teorização de aspectos da obra (tais como a nordestinidade, a representação dos aspectos humanísticos, a medievalidade, o diálogo entre o popular e o erudito, os procedimentos estilísticos, dentre outros), bem como ao uso do teatro no ensino/aprendizagem de literatura, perpassando também por questões relacionadas à adaptação e à representação cênica.

CONCLUSÕES:
Notou-se que, apesar da abertura temática e do ensejo interdisciplinar crescentes em Letras, em sua maioria, a produção dos trabalhos acontece ainda sob um prisma intratextual, deixando de levar em conta aspectos externos ao texto – distanciando-se, assim, das premissas dos Estudos Culturais. Não se percebeu uma preocupação em refletir sobre a tradução intersemiótica nem em considerar as especificidades dos demais signos – fatores que apontam para a existência de uma interdisciplinaridade ainda disciplinar nesta área. Com esta leitura, busca-se contribuir com os futuros pesquisadores, para que invistam não apenas no fazer acadêmico, mas que reflitam sobre esse processo de produção.

Instituição de fomento: MEC/SESu



Palavras-chave:  Ariano Suassuna, Crítica literária, Relações intersemióticas

E-mail para contato: lai.dias@yahoo.com.br