60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo

ATIVIDADE ENZIMÁTICA DE SOLOS SOB PLANTIO DE EUCALIPTO E MATA SECUNDÁRIA NOS PERÍODOS SECO E CHUVOSO

Daniela Côco1
Isabella de Souza Gomes Campelo1
Júlio César Lima Neves2
Marcos Rogério Tótola1
Arnaldo Chaer Borges3

1. Universidade Federal de Viçosa - UFV/ Departamento de Microbiologia
2. Universidade Federal de Viçosa - UFV/ Departamento de Solos
3. Prof. Dr. - Departamento de Microbiologia - UFV - Orientador


INTRODUÇÃO:
A preocupação das empresas do setor florestal em adotar práticas de manejo ambientalmente saudáveis e que garantam a sustentabilidade da produção florestal é um dos reflexos da moderna consciência e compromisso para com o meio ambiente, a qual está diretamente ligada à manutenção da qualidade do solo. A avaliação da qualidade do solo envolve a seleção de indicadores físicos, químicos e biológicos relativos a cada função do solo. Os indicadores microbiológicos são mais sensíveis aos distúrbios ambientais uma vez que regulam processos chaves, como a decomposição da matéria orgânica e a ciclagem de nutrientes. Por serem mais responsivos às alterações do solo podem aumentar a capacidade preditiva de modelos de qualidade do solo. Dentre os indicadores microbiológicos, destacam-se o estudo de enzimas em processos de decomposição da matéria orgânica e ciclagem de nutrientes, aquelas em que a atividade apresente sensibilidade a diferentes manejos do solo e uso da terra. Este trabalho teve como objetivo avaliar a atividade enzimática de fosfatase ácida e fosfatase alcalina relacionadas à ciclagem do fósforo (P); e da β-glicosidase, relacionada ao ciclo do carbono (C), em áreas sob povoamento de eucalipto comparativamente às áreas de mata secundária nas épocas seca e chuvosa.

METODOLOGIA:
O estudo foi realizado em área da Celulose Nipo-Brasileira S.A. – CENIBRA, na região Leste de Minas Gerais. Foram selecionados locais representativos de quatro regiões bioclimáticas distintas cultivadas com eucalipto e com áreas vizinhas de mata secundária: Virginópolis (VG), Belo Oriente (BO), Cocais (CO) e Santa Bárbara (SB). As atividades da fosfatase ácida e fosfatase alcalina (Tabatabai, 1994) e da β-glicosidase (Eivazi & Tabatabai, 1988) foram estimadas pela quantificação do ρ-nitrofenol (PNF) resultante da reação das enzimas com seus respectivos substratos. Amostras de 1g de solo foram incubadas por 1h a 37°C em 5,25mL de uma solução contendo tolueno e o substrato da enzima (ρ-nitrofenil fosfato ou ρ-nitrofenil-β-D-glicosídeo), com o pH ajustado em 6,5 para a fosfatase ácida, em 11 para a fosfatase alcalina e pH 6 para a β-glicosidase. A reação foi interrompida pela adição de 1mL de CaCl2 0,5 mol L-1 e 4 mL de NaOH 0,5 mol L-1 e o complexo de cor amarela resultante foi quantificado em espectrofotômetro na faixa de comprimento de onda de 400 - 420 nm. A concentração de PNF foi calculada utilizando-se a curva de calibração resultante dos dados dos padrões de 0, 10, 20, 30, 40 e 50 μg de PNF. Os resultados foram expressos em μg ρ-nitrofenol g solo seco-1.

RESULTADOS:
As fosfatases ácida e alcalina e a β-glicosidase apresentaram maior atividade nas áreas de mata secundária do que nas áreas de eucalipto em ambas as épocas, seca e chuvosa, corroborando os resultados de Lazari (2001) na região do Vale do Rio Doce-MG. Padrões similares de atividade enzimática também foram verificados em solos sob povoamento de eucalipto e vegetação nativa em Botucatu-SP (Chaer & Tótola, 2007). A β-glicosidade foi a enzima que apresentou a menor atividade, possivelmente em razão das características dos solos amostrados, ácidos e distróficos nas regiões. A maior atividade da fosfatase ácida ocorreu em solo sob eucalipto em SB, em ambas as épocas, enquanto em solo sob mata secundária a maior atividade ocorreu na mesma região na época seca. Na época chuvosa esses valores ocorreram em BO e CO. A maior atividade de fosfatase alcalina em solo sob eucalipto ocorreu em CO na época seca e em VG na época chuvosa. Em solo sob mata secundária os valores da atividade enzimática da fosfatase alcalina foram maiores em VG em ambas as épocas, em relação aos de outras regiões. Os valores de maior atividade de β-glicosidase em solo sob eucalipto em VG independeram da época, enquanto em solo sob mata secundária a maior atividade em BO ocorreu na época seca e em VG na época chuvosa.

CONCLUSÕES:
As enzimas estudadas mostraram-se como indicadores sensíveis ao uso da terra (eucalipto x mata secundária) e a regiões bioclimáticas do Leste de Minas Gerais. Essa sensibilidade não foi suficiente para discriminar diferenças de atividades em relação às épocas da amostragem. Os dados de atividade enzimática serão utilizados em estudos de modelagem da qualidade do solo das regiões selecionadas do Leste de Minas Gerais.

Instituição de fomento: CNPq, CAPES, CENIBRA S.A.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  fosfatase ácida, fosfatase alcalina, β-glicosidase

E-mail para contato: danielacoco@bol.com.br