60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

COMO APRESENTAR IDÉIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE EM MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Erika Zimmermann1
Ângela Maria Hartmann1
Nathan Carvalho Pinheiro2

1. Faculdadade de Educação - Universidade de Brasília
2. Instituto de Física - Universidade de Brasília


INTRODUÇÃO:
O uso dos recursos naturais sem critérios adequados de preservação da natureza e um consumismo exacerbado dos produtos gerados pela tecnologia têm degradado o planeta e colocado em risco a sobrevivência de boa parte da humanidade. A necessidade de a sociedade repensar o atual modelo consumista e depredador, que desequilibra a relação homem-ambiente, é cada vez mais urgente. Um Museu ou Centro de Ciência em sintonia com tais questões não pode deixar de abordá-las dentro de uma perspectiva de sustentabilidade planetária. Por isso, são objetivos do novo Museu de C&T de Brasília proporcionar aos visitantes uma oportunidade de conscientização sobre como o desenvolvimento científico-tecnológico tem melhorado a qualidade de vida humana, mas tem degradado a natureza e extinto outras espécies; contribuir para que o público se interesse pelas questões socioambientais e compreenda de que modo assuntos científicos, sociais e culturais estão relacionados às questões ambientais; levar os visitantes a perceber a responsabilidade humana em relação ao uso ético do conhecimento científico-tecnológico. Como, então, abordar questões sociais, econômicas, ambientais e culturais relacionadas ao tema da sustentabilidade de forma a contribuir para o esclarecimento e a educação do público?

METODOLOGIA:
Para responder a essa questão realizou-se uma pesquisa com duzentos e vinte alunos de doze licenciaturas diferentes (Pedagogia, Letras, Biologia, Artes, Ciências Sociais, História, Física, Geografia, Matemática, Química, Educação Física e Filosofia) da Universidade de Brasília, com o objetivo de reunir sugestões de como apresentar temas relacionados à sustentabilidade socioambiental em um Museu de C&T. Como não era nossa intenção direcionar as idéias dos licenciandos para respostas previamente formuladas, a pesquisa foi realizada por meio de um questionário aberto (GIL, 1999). A análise pautou-se por uma abordagem quantitativa e qualitativa, pois se considerou importante avaliar estatisticamente as respostas dadas pelos estudantes e examinar qualitativamente as sugestões apresentadas por eles. A escolha desse público-alvo se deve ao seu nível cultural e porque se espera que os licenciandos, como futuros professores da Educação Básica, estimulem seus alunos a visitarem o Museu. Os estudantes responderam a seguinte pergunta: Qual a sua sugestão para um Museu de C&T apresentar aos seus visitantes a idéia de sustentabilidade?

RESULTADOS:
Dos 220 alunos que responderam ao questionário, duzentos apresentaram sugestões. Foram utilizados dois critérios para categorizar as respostas. O primeiro, verificar o que – a respeito de sustentabilidade – é sugerido. O segundo critério examinar como a idéia de sustentabilidade deve ser apresentada. Em relação ao critério sobre o que apresentar em um Museu de C&T a respeito da idéia de sustentabilidade, quatro sugestões são evidentes: conceito de sustentabilidade (13%), exemplos de ações sustentáveis (55%), conseqüências de ações não sustentáveis (13,5%) e históricos de sustentabilidade (9%). Ressalta-se que 8,5% das respostas apresentam sugestões que podem ser inseridas em mais de uma das categorias acima, enquanto 21% das respostas não especificam claramente o que deve ser apresentado. Sobre como deve ser apresentada a idéia de sustentabilidade em um Museu de C&T, os setenta e dois licenciandos (32,7% dos respondentes), que abordaram esse aspecto da questão, fazem quatro tipos de sugestões: exposições de imagens (filmes, fotos), maquetes, artefatos tecnológicos, artesanais ou objetos reciclados (45,8%); atividades orientadas por meio de guias, monitores ou palestrantes (23,6%); ensino por meio de atividades museológicas (15,3%) e o próprio museu ser um exemplo de sustentabilidade (15,3%).

CONCLUSÕES:
A indicação mais pontuada pelos licenciandos é mostrar no Museu que as ações humanas não têm se pautado por uma atitude política, social e ecologicamente sustentável. O maior percentual em torno de apresentar exemplos de ações sustentáveis indica que o Museu deve apresentar soluções práticas para os problemas socioambientais. A expectativa dos estudantes é compreender a sustentabilidade por meio de exemplos bem-sucedidos, nos quais a ciência tem o papel de garantir a viabilidade. Dentre as sugestões práticas, destacamos a de que o prédio do Museu de C&T seja uma construção sustentável e adote um perfil de funcionamento semelhante. Em relação a como a idéia de sustentabilidade pode ser apresentada, constata-se que a maior parte dos respondentes indica exposições. Coloca-se como segundo tipo de sugestão a realização de atividades orientadas por guias ou palestrantes. O Museu é para os estudantes mais um espaço de discussão do que de preservação de um patrimônio material. Considerando a responsabilidade social de um museu de C&T, verifica-se que apresentar e promover a compreensão de idéias sobre sustentabilidade pode ser uma iniciativa bem-sucedida se gerar o debate sobre estratégias para promover o equilíbrio entre ambiente natural e sociedade humana.



Palavras-chave:  Educação, Museus, Sustentabilidade

E-mail para contato: erika@unb.br