60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM RELAÇÃO AOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO ESPORTIVA NAS ESCOLAS DA CIDADE DE MURIAÉ

Adelita Vieira de MORAIS1
Marcos Giovannoni OLIVEIRA1
Jairo Antônio da PAIXÃO2

1. Educação Física/ Faculdade de Minas
2. Prof.Espeialista./Orientador


INTRODUÇÃO:
A “iniciação esportiva” pode ser compreendida como uma fase na qual o aluno vivencia determinado repertório de vivencias motoras ligadas à prática de modalidades esportivas. Tal fase poderá ser trabalhada tanto no ambiente escolar como ainda em clubes e escolinhas especializadas em determinadas modalidades esportivas. Visando aperfeiçoar a fase de iniciação esportiva segue-se o treinamento que privilegiará aspectos orgânicos, funcionais, técnicos e táticos indispensáveis a pratica de determinada modalidade esportiva. Desta forma, o presente trabalho buscou analisar a percepção do professor de Educação Física a despeito de programas de iniciação esportiva realizados no âmbito escolar.

METODOLOGIA:
A amostra foi constituída por 10 professores de Educação Física atuantes no ensino fundamental. O instrumento de pesquisa utilizado neste trabalho foi um questionário semi-estruturado composto por 05 questões abertas e 01 fechada, que abordam questões relativas a percepção do professor de Educação Física a despeito dos programas de iniciação desportiva realizados em escolas da rede pública e particular de ensino da cidade de Muriaé, MG. Os dados coletados foram analisados e apresentados posteriormente de forma descritiva sob a fundamentação da literatura pertinente ao referido tema.

RESULTADOS:
Dentre os aspectos apontados por esses profissionais como os mais relevantes para se atingir o êxito em um programa de iniciação esportiva na escola se encontram: a determinação por parte do aluno em praticar determinada modalidade esportiva, o trabalho tático e técnico, e por fim a valorização de vivências motoras que o aluno traz consigo. Nessa perspectiva, DAÓLIO (1997) explica que as técnicas esportivas não devem castrar aquelas de movimento que os alunos já possuem. Os gestos esportivos não devem se limitar aos movimentos padronizados ensinados pelo professor, mas devem contemplar a experiência dos alunos e incentivar sua criatividade e capacidade de exploração. Como nos afirma MOIOLI (2006), apesar da crítica recorrente a despeito da forma como é trabalhada a competição pelos professores, percebe-se possibilidades de se trabalhá-la no contexto da escola de forma coerente uma vez que o professor se comprometa com o espírito esportivo, o sentido de justiça e os valores éticos e morais nas aulas.

CONCLUSÕES:
Os programas de iniciação esportiva desenvolvidos nas aulas de Educação Física escolar podem se configurar como momentos diferenciados, nos quais através da perspectiva de trabalho adotado pelo professor - por meio de propostas e estratégias pedagógicas que não se resumam tão somente na busca da perfeição do gesto motor e performance técnica e tática, mas também valores, regras sociais de convivência e inclusão – propiciem possibilidades mais concretas de interação e de aprendizagem. No entanto, a realidade apresentada neste este estudo não representa a totalidade.

Instituição de fomento: Faculdade de Minas-Faminas

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Iniciação esportiva, escola, percepção docente

E-mail para contato: dede_guedes17@yahoo.com.br