60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

EXISTE DIFERENÇA NA ACEITAÇÃO DA APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO?

Camilla Ferreira Souza1
Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira1, 2

1. Espaço UFF de Ciências, Universidade Federal Fluminense UFF
2. Prof. Dr ª. / Orientadora


INTRODUÇÃO:
O termo Bioma é utilizado para conceituar áreas geográficas e climáticas contendo comunidades ecologicamente similares de plantas e animais. No Brasil, devido a extensão territorial, existe variações quanto ao clima, solo, fauna e flora, o que possibilita a diversidade de biomas, dentre eles podemos citar: Pampas Sulinos, Mata das Araucárias, Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e Amazônia. Por ser um tópico de aprendizagem complexo e por ser apresentado aos alunos do Ensino Médio, muitas vezes de maneira bem corrida, foi proposta a utilização de uma estratégia de facilitação da aprendizagem. A realização de um jogo é uma boa alternativa pois, têm se mostrado ótimos recursos, sendo ricos instrumentos para a construção do conhecimento. Assim, elaboramos e aplicamos um jogo de tabuleiro sobre os principais Biomas Brasileiros, com objetivos de: avaliar a utilização de um jogo como facilitador da aprendizagem, apresentar aos alunos, de uma forma interessante e dinâmica o tema, despertar a importância do conhecimento e da conservação destes ambientes e investigar a aceitação, entre alunos das três séries do Ensino Médio, da aplicação de um jogo como facilitador da aprendizagem.

METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado, com alunos do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos) do Colégio Estadual Aurelino Leal, em Niterói-RJ. O jogo foi desenvolvido para no mínimo 2 jogadores, e para o máximo de 5 grupos com número ilimitado de componentes. Assim, as turmas foram divididas em grupos, de mais ou menos 10 alunos. Foi aplicado um Questionário Pré, com perguntas sobre o tema do jogo, visando avaliar as concepções prévias e perguntas sobre a aceitação dos alunos quanto à utilização de um jogo e as suas perspectivas em relação ao efeito de um jogo na facilitação do aprendizado. O “Descobrindo o Brasil” é um jogo de tabuleiro, as peças são carrinhos coloridos, e os grupos se movimentam após o lançamento dos dados. Através de um texto introdutório, os jogadores são convidados a participar de uma viagem pelo Brasil com pano de fundo os principais biomas. Eles devem responder às perguntas, retiradas de livros didáticos, que abordam questões biológicas, geográficas, históricas, econômicas, sócio-ambientais, apresentando interdisciplinaridade. Após o término, foi aplicado o “Questionário Pós”, com algumas perguntas iguais às do questionário pré e outras levemente modificadas, para detectar mudanças nas concepções, tanto com relação ao tema quanto à utilização de jogos em sala de aula.

RESULTADOS:
As respostas obtidas nos dois questionários foram analisadas utilizando o programa Excel® e confrontadas através de gráficos, visando a concretização dos objetivos. Como resultado, foi observado que o jogo apresentou os biomas brasileiros aos alunos de forma interessante e dinâmica e foi capaz de despertar a importância do conhecimento e da preservação e/ou conservação dos nossos biomas. Quanto à avaliação diferencial entre os alunos observamos que todos do 1º e 2º anos aceitaram muito bem a utilização do jogo de tabuleiro como atividade para relembrar ou aprender conteúdos. Entre os alunos do 3º ano que participaram a aceitação também foi muito boa, porém muitos alunos desta série se recusaram a participar da atividade, quer jogando ou respondendo o questionário. É importante ressaltar que tais resultados são preliminares e que podem representar apenas a realidade do grupo de alunos estudado, necessitando de mais investigações Surgiram boas críticas com relação ao jogo, e muitas delas foram atendidas e as modificações realizadas.

CONCLUSÕES:
O jogo “Descobrindo o Brasil” apresentou-se como uma atividade não-formal facilitadora da aprendizagem sobre o tópico de Ecologia, os Biomas Brasileiros. Os principais biomas encontrados no Brasil foram apresentados aos alunos de forma interessante e dinâmica.e consequentemente, o jogo despertou a importância do conhecimento e da preservação e/ou conservação destes ambientes. Os alunos do 1º e 2º anos aceitaram muito bem a utilização de um jogo de tabuleiro como atividade para relembrar ou aprender conteúdos. Os alunos do 3º ano que participaram do jogo também aceitarem muito bem a aplicação do jogo, porém muitos alunos desta série se recusaram a participar da atividade, seja jogando ou respondendo o questionário. Sendo assim, dentre os alunos do Ensino Médio existe uma a aceitação diferencial da aplicação de um jogo como facilitador da aprendizagem, de modo que, a maioria dos alunos do 1º e 2º aceitam bem o jogo e a maioria dos alunos do 3º ano não.

Instituição de fomento: Cnpq e Faperj



Palavras-chave:  Biomas, Educação não-formal, Materiais Educacionais

E-mail para contato: camillafsouza@gmail.com