60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

A RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO: UM ESTUDO DE CASO

Rodrigo Oliveira Borges1
Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira1, 2

1. Espaço UFF de Ciências / UFF
2. Prof. Drª. / Orientadora


INTRODUÇÃO:
Desde antigamente até hoje, a Educação tradicional consiste em o aluno receber as informações passadas pelos seus professores, não havendo uma relação de troca entre eles. Com o avanço cronológico, através de estudos e pensadores voltados para o Ensino, o processo de ensino-aprendizagem ganhou “novas roupas”, idéias, conceitos, enfim, métodos que podem ser aplicados para buscar uma maior integração docente-discente. Este trabalho tem por objetivo entender melhor como é o ambiente em salas de aula e, conseqüentemente, como é o relacionamento entre professores e alunos, analisando os possíveis métodos que possam ser utilizados e/ou aplicados no ensino que facilitem a construção de conhecimentos. Portanto, acreditamos que esta relação professor-aluno deve ser considerada como ponto chave num processo em que percebemos pessoas distintas, com experiências intrínsecas, sendo aproximadas com o objetivo de troca de conhecimentos, em ambiente e momentos específicos. Um bom relacionamento entre as partes, com respeito, boa vontade, dedicação e interesse tanto para buscar o saber quanto para ser participativo neste processo, facilita bastante esta construção, pois transmite segurança ao professor e principalmente ao aluno a exporem suas idéias e conhecimentos.

METODOLOGIA:
Aplicamos um questionário sobre a relação professor-aluno para alunos e professores. Os alunos foram subdivididos em dois grupos: Alunos Pré-universitários (79 entrevistados) e Alunos universitários (28 entrevistados). No primeiro grupo foram alocados os entrevistados do terceiro ano do Ensino Médio de duas escolas de Niterói do sistema de Ensino Público e Privado bem como alunos de cursos pré-vestibulares populares desenvolvidos na Universidade Federal Fluminense e um do sistema privado de Ensino. Já o segundo grupo representou os alunos composto por universitários que não tem prática didática. Além do grupo dos alunos, foi criado o grupo dos Professores (27 entrevistados), o qual consistia nos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense que já estão atuando no sistema de Ensino Público e Privado; Alunos de Graduação em Pedagogia; Professores pertencentes ao sistema de Ensino Médio (ensino fundamental e médio) das redes públicas e privadas; Professores do ensino superior.

RESULTADOS:
A utilização de um questionário para identificar os relacionamentos entre os professores e alunos se mostrou bastante viável e produtivo. Os alunos apresentaram as idéias de que o professor tem que manter um bom relacionamento com os seus discentes, estimulá-los em busca do conhecimento, conhecer as concepções prévias dos educandos e ajudá-los em sua formação como cidadãos críticos e atuantes na sociedade. Os professores abordaram a importância de conhecer o meio social em que os alunos vivem e possíveis aplicações dos conhecimentos construídos em seus cotidianos. Assim, o papel do professor é o de agente facilitador do processo de ensino aprendizagem. A utilização de aulas dinâmicas, métodos lúdicos, espaços não formais de ensino e saber, aproveitar a interação das pessoas com os seus meios de convivência, contribuem favoravelmente como um complemento da educação formal. Para que os diversos ambientes escolares e acadêmicos tenham êxito em seus papéis (ajudar na formação de cidadãos críticos e construção de conhecimentos) é importante que se tenham investimentos financeiros (melhor infra-estrutura e salários para os professores).

CONCLUSÕES:
A partir deste trabalho pudemos confirmar que tanto docentes como discentes entendem a necessidade da relação respeitosa como plataforma para um ensino adequado embora esta não seja situação observada em muitas salas de aula. Outra conclusão importante foi a confirmação que tanto professores como alunos entrevistados entendem que o papel do professor não é o de transmitir conteúdo e, sim de ser um agente facilitador no processo de ensino-aprendizagem, e que para isto é importante que o professor leve sempre em consideração os conhecimentos prévios e o cotidiano de cada grupo de estudantes como grupo único.

Instituição de fomento: FAPERJ e CNPQ



Palavras-chave:  ensino, relação professor-aluno, aprendizagem

E-mail para contato: digoborges@yahoo.com.br