60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CIENTISTA NA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MANAUS

Ceane Andrade Simões1
Aderli Vasconcelos Simões1
Paula Suellen Frota de Melo2
Renata Bianca Pires de Oliveira2
Thalita Renata Oliveira das Neves2

1. Secretaria Municipal de Educação de Manaus
2. Universidade Federal do Amazonas


INTRODUÇÃO:
O que os alunos do ensino fundamental têm a dizer sobre ciência, tecnologia e cientista? Como esses jovens constroem o sentido de ciência e tecnologia em seu cotidiano? Estas foram as indagações que iniciaram o processo de investigação que objetivou analisar o conteúdo e a estrutura das representações sociais de ciência, tecnologia e cientista entre os alunos da Rede Municipal de Ensino Público de Manaus. A esse respeito é preciso ter em vista que a relação entre representações sociais e espaço público da escola é complexa e deve ser discutida com o devido cuidado. Para além desse aspecto, destacamos que para vivermos em plenitude no contexto atual, permeado pela celeridade dos processos científicos e tecnológicos, é imperativo que haja um pertinente debate sobre o exercício pleno da cidadania, sobre a questão da alfabetização científica e sobre as condições pedagógicas e estruturais da escola pública como espaço potencializador e promotor de vivências em relação ao tema C&T entre os alunos. Entende-se, portanto, que uma das principais relevâncias desta pesquisa é o oferecimento de subsídios importantes para a discussão e formulação de políticas públicas voltadas para a difusão e popularização científica nas escolas públicas do Estado do Amazonas.

METODOLOGIA:
O presente trabalho, de caráter quali-quantitativo, foi desenvolvido entre 527 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de oito escolas públicas municipais de área urbana e rural de Manaus, tendo como estudo exploratório a elaboração do perfil sócio-econômico e cultural dos sujeitos e a observação e análise das condições concretas – pedagógicas e estruturais – oferecidas pelas escolas para a discussão e vivência deste tema no seu âmbito. O aporte adotado foi a Teoria das Representações Sociais, com ênfase em sua abordagem complementar – a Teoria do Núcleo Central – segundo Abric (1994) e Sá (1996), com o levantamento e análise do conteúdo e da estrutura das representações sobre ciência, tecnologia e cientista entre 103 alunos, com uso do teste de associação livre de palavras e emprego do software EVOC no cruzamento analítico de freqüência e ordem de importância das evocações. Também foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 37 alunos. Na interpretação dos dados obtidos adotamos o método Hemenêutico-Dialético proposto por Minayo (2004), uma vez que a interpretação dialética de um objeto de pesquisa expressa o resultado das condições anteriores e exteriores a um determinado grupo, mas também são produto de sua ação transformadora sobre o meio social.

RESULTADOS:
Este trabalho apresenta-se como parte dos resultados alcançados no projeto de pesquisa intitulado Representações Sociais da Ciência e Tecnologia do Público Infanto-Juvenil do Ensino Fundamental de Rede Pública de Manaus que desenvolveu o estudo sobre as representações sociais de alunos da Rede Municipal de Ensino sobre ciência, tecnologia e cientista, para, a partir deste, propor, executar e avaliar um projeto-piloto visando à difusão e à popularização da atividade científica nas escolas públicas. Os resultados obtidos nesta primeira parte do estudo dão conta de que: (a) as principais cognições relacionadas à palavra Ciência associam-se diretamente aos conteúdos curriculares da área de Ciências Naturais. Os alunos associam Ciência com o estudo do corpo-humano e de doenças, mas também não deixam de compreendê-la como um processo de descoberta, conhecimento e aprendizado; (b) no tocante a tecnologia, as cognições centrais referem-se especialmente aos produtos tecnológicos de informação e comunicação como computador e televisão, mas indicam que a energia elétrica tem um papel fundamental no desenvolvimento da tecnologia em si; (c) o cientista é representado como o sujeito responsável por descobertas, inventos e desenvolvimento pesquisa voltadas especialmente para a cura de doenças.

CONCLUSÕES:
Os dados indicam que na indiscutível confluência entre Educação, Ciência e Tecnologia é necessário que os sistemas de ensino público atentem para a importância da iniciação científica dos alunos e para o desenvolvimento de condições que tornem possível a compreensão da ciência como um conjunto de conhecimentos desenvolvidos sistematicamente e da tecnologia como processo de construção social e não apenas como produto. No processo formal de educação observam-se as grandes dificuldades enfrentadas no rompimento de um padrão meramente reprodutivista do ensino, levando os alunos a ter acesso ao resultados e produtos alcançados por meio da atividade científica sem, no entanto, proporcionar adequados meios e recursos para a sua vivência. Acredita-se que a análise das representações sociais de alunos do Ensino Fundamental sobre Ciência e Tecnologia, possa gerar discussões capazes de fomentar ações que desmistifiquem o saber científico no espaço da escola pública. Além disso, não se pode perder a perspectiva de democratização do saber, do desenvolvimento da autonomia intelectual dos sujeitos da escola e da superação da curiosidade ingênua pela curiosidade epistemológica no cotidiano escolar. Superação cuja responsabilidade é de todos e que se constrói como um exercício social compartilhado.

Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas- FAPEAM e Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Representações Sociais, Ciência, Tecnologia

E-mail para contato: ceanesimoes@hotmail.com