60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 1. Físico-Química

CATALISADORES DE PT-NI/C: ESTUDO DA ESTABILIDADE EM SISTEMAS ELETROQUÍMICOS

Sabrina Campagna Zignani1
Ernesto Rafael Gonzalez1

1. Instituto de Química de São Carlos
2. Instituto de Química de São Carlos


INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento de um eletrocatalisador mais ativo e menos caro do que a platina, para a reação de redução do oxigênio em células a combustível de baixa temperatura, vêm sendo pesquisado, resultando no desenvolvimento das ligas Pt-M, onde M é um metal de transição. No presente trabalho foram realizados estudos de estabilidade de eletrocatalisadores Pt-Ni/C suportados em carbono, sendo o método utilizado para preparação dos mesmos a redução de precursores com borohidreto de sódio.

METODOLOGIA:
Os catalisadores foram preparados através da redução química de precursores metálicos em solução usando como agente redutor o borohidreto de sódio e foram caracterizados fisicamente por difração de raios-X (DRX) e energia dispersiva de raios-X (EDX).

RESULTADOS:
Através de difratogramas de raios-x pode-se obter o tamanho de cristalito, que variou de 5,26 nm a 7,84 nm, e o parâmetro de rede que permaneceu constante após ciclagem de potencial igual a 0,389 nm. Para avaliar a estabilidade o eletrodo foi submetido a 1000 ciclos de potencial entre 0,5 e 1V vs, experimento de aproximadamente 6 horas de operação. ERH através de voltametria cíclica. Por espectroscopia de absorção atômica (AAS), foi analisado a quantidade de metal dissolvido no eletrólito suporte após a ciclagem de potenciais. Constatou-se dissolução de 46% de Pt e 27% de Ni no ácido analisado após experimentos.

CONCLUSÕES:
Este estudo mostra que uma das possíveis perdas no desempenho de células a combustível pode ser atribuída à dissolução dos metais da camada catalisadora do cátodo.

Instituição de fomento: CNPQ



Palavras-chave:  célula eletroquímica, estabilidade, catalisadores Pt-Ni/C

E-mail para contato: sabrinacz@iqsc.usp.br