60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Educação Física e Esportes

DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL: ESTUDO DE CASO COM A ONG - ERÊ

Myrtes Vieira do Nascimento1
Sérgio Ricardo dos Santos Gomes1
Clarice Vanderlei Ferraz1, 2
Luzan Beiriz Gonçalves3

1. Universidade Federal de Alagoas / ICHCA-Biblioteconomia
2. Prof. Msc. - ICHCA/Biblioteconomia - UFAL - Orientador
3. Prof. Msc. - Faculdades Integradas Tiradentes - FITS


INTRODUÇÃO:
O Projeto Alternativo de Meninos e Meninas de Rua da ONG-ÊRE tem como proposta uma educação para os jovens que habitam nas ruas e praças do centro de Maceió visando à construção da cidadania , presta assistência à comunidade carente da Vila Brejal através de ações e atividades sócio-educativas/culturais que possibilitem a reintegração sócio-familiar desses jovens.Partindo do princípio de que ler é construir uma concepção de mundo, é ser capaz de compreender o que nos chega por meio da leitura, como nos mostra Freire (1999), ao analisar a leitura, como uma ação de posicionamento crítico frente à realidade.É neste sentido a ONG ERÊ entra neste estudo para permitir uma reflexão sobre ações e mecanismos que possam erradicar e/ ou melhorar tais problemas, contribuindo para melhoria das condições profissionais e culturais dessa população. Na prática, esta pesquisa poderá contribuir para tornar a informação mais acessível a todos dessa comunidade.Esse estudo se propõe a identificar meios e propostas para uma ação de intervenção/prática nesta comunidade a partir de um diagnóstico para possível implantação de programas educativos que conduzam à inclusão social cujos objetivos específicos propostos são:Identificar o perfil socioeconômico dos moradores da comunidade da Vila Brejal localizada no bairro do Prado atendida pela ONG ERÊ;Mapear os serviços sociais oferecidos a comunidade pelo governo municipal e / ou estadual aos moradores da Vila Brejal;Verificar o conhecimento e satisfação da comunidade da Vila Brejal com os serviços oferecidos pela Biblioteca da ONG ERÊ.

METODOLOGIA:
Esta pesquisa contempla um estudo descritivo que segundo Oliveira (2002, p.114) “procura abranger aspectos gerais e amplos de um contexto social, como: salário e consumo, mão-de-obra ativa, população economicamente ativa, situação social, econômica e política das minorias e opiniões comunitárias entre outros”.O método utilizado foi a pesquisa de campo, “uma vez que possibilita a observação dos fatos tal como ocorrem espontaneamente, na coleta de dados e no registro de variáveis presumivelmente para posteriores analises” (OLIVEIRA, 2002, p.124).A população alvo são moradores da Vila Brejal atendida pela ONG . Considerou-se como amostragem dezenove respondentes esse número deve-se, ao fato da resistências desses moradores em responder o questionário observando-se certa acomodação e falta de perspectivas na melhoria da qualidade de vida. A coleta de dados teve como instrumento um questionário com perguntas de múltipla escolha totalizando trinta e quatro questões com finalidade: Conhecer o perfil dos moradores nos aspectos sócio-econômicos e culturais; Verificar os meios de acesso à informação desses moradores;Quantificar a acessibilidade aos espaços culturais, aquisições e leituras de livros;Analisar de que forma o espaço alternativo é visto pelos moradores, e a sua importância como mecanismo de acesso à informação.Para a interpretação e análise dos dados coletados utilizou-se o que Oliveira (2002, p.182) sugere, “o rigoroso controle na aplicação dos instrumentos de pesquisa é fato fundamental para evitar erros e defeitos”.Os dados foram tabulados manualmente em percentuais simples para análise estatística das informações.

RESULTADOS:
A maioria dos respondentes da pesquisa foram do gênero feminino com 68%. Com relação/faixa etária,16% estão entre 30 a 39 anos; 47% com idade entre 18 a 29 anos e 37% abaixo de 17 anos. Quanto a escolaridade dos respondentes 74% possuem nível fundamental, 5% ensino médio e 21% analfabetos No item grau de satisfação com a escola da comunidade, 40% estão satisfeito enquanto 60% estão insatisfeitos, reivindicando portanto, uma educação séria e comprometida com a realidade local. Além de professores mais “educados” e recursos financeiros para a escola atender às necessidades dos alunos.Embora maioria dos respondentes tenham moradia própria, grande parte dos imóveis não são regularizados junto ao órgão público municipal.Os dados apresentaram que a comunidade tem água encanada, coleta de lixo e não há reciclagem do lixo doméstico Todos respondentes têm aparelhos de TV ou rádio em suas casas elegeram a novela como principal programa de entretenimento. Segundo Friedman apud Bosi(1986,p.85) “a novela oferece uma fuga da própria realidade”. Como segunda opção, informaram programas jornalísticos e reportagens locais. Em relação às preferências de lazer 96% dos respondentes citaram praia,igreja e TV. Verificou-se também que 53% dos respondentes nunca visitaram outra biblioteca, enquanto 47% afirmaram que já fizeram consulta. Outras pesquisas revelam que a implantação de bibliotecas em uma país está sempre relacionado com o destino dessas sociedades. No caso brasileiro, a sociedade é carente de bibliotecas assim como de usuários potenciais. Com relação a biblioteca da comunidade, os respondentes consideraram a estrutura física boa (16%), (22%) regular e (62%) muito boa respectivamente. Com relação aos suportes da informação preferidos na Biblioteca da ONG, 57% afirmaram que são os livros didáticos, pois, são utilizados para trabalhos escolares, 11% citaram revistas semanais e 6% jornal.

CONCLUSÕES:
A biblioteca da comunidade foi avaliada pelo respondentes como possuidora de uma boa estrutura física, um bom atendimento e horário.Embora tenham avaliado a biblioteca apenas como local de pesquisa escolar, anulando possibilidades do lazer, leitura por diversão/prazer, local de acesso ao conhecimento.Isso leva a crer que a passividade em relação ao aceso à informação é resulta do desconhecimento do papel da biblioteca como centro de informação e de acesso a cidadania. Para Miranda (1977,p.85),“países em desenvolvimento precisam acelerar a disseminação da informação em todos os níveis de sua estrutura social”. Observou-se também que, nenhum respondente recebeu informativo sobre cultura local, inclusão digital,cidadania, meio ambiente entre outros nas bibliotecas as quais freqüentaram. Neste sentido, é importante ressaltar que a conscientização do indivíduo, por meio da educação e do acesso à informação e ao conhecimento é uma questão de cidadania na sociedade globalizada.Quanto a participação dos respondentes nos movimentos sociais ou associações 68% afirmaram que não participam enquanto 32% afirmaram que participam. Por fim, recomenda-se que um profissional da informação participe da ONG ÊRE com finalidade de elaborar programas para a biblioteca da comunidade como de educação de usuários, seleção de acervo; educação para alfabetização informacional; apoio à educação de adultos e programas de alfabetização em TICs.



Palavras-chave:  Democratização da informação, Exclusão social, ONG – Erê

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