60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira

LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA: NOS PASSOS DE MONTEIRO LOBATO

Alessandra Cardoso de Azevedo2
Suely Zeoula de Miranda1

1. Prof. Ms. Associação Jaboticabalense de Educação e Cultura - AJEC
2. Associação Jaboticabalense de Educação e Cultura - AJEC


INTRODUÇÃO:
O processo dialético estabelecido entre Literatura Brasileira e o realismo cotidiano das crianças, fez com que percebêssemos a necessidade de pontuar aspectos relevantes nas desigualdades sociais e regionais no âmbito literário. Sabemos que nada melhor que ser criança, um mundo repleto de magia, fantasia e imaginação, onde muitos adultos sonham em retornar o relógio do tempo e serem crianças novamente. Percebemos que para entendê-las é preciso um trabalho minucioso de conhecimentos específicos e práticos de todas as suas fases, necessidades e conhecimentos. O brincar, a ludicidade, dentre outros, são elementos constituintes para um ótimo processo de ensino-aprendizagem. Essa conexão intrínseca fez surgir o interesse em saber como nasceu e foi desenvolvida a Literatura Infantil Brasileira e, concomitantemente, a vida e obras de Monteiro Lobato. Na realidade, procuramos definir esse trabalho em três premissas: CONHECER alguns princípios que norteiam todo o contexto Literário Brasileiro; JULGAR criticamente os escritores adequados para trabalhar com as crianças, e finalmente, LUTAR a favor de uma utilização consciente de obras infantis que, no contexto educacional, levem à criticidade e a uma interpretação responsável e consciente da realidade: as obras de Lobato, por exemplo.

METODOLOGIA:
Foi utilizada uma intensiva pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo referentes ao assunto estudado. A pesquisa foi apresentada em forma de questionário relacionado ao tema vigente para quatro professores, com idade entre vinte e vinte e sete anos, com o objetivo de conhecer o que nossas crianças aprendem em se tratando de literatura infantil e suas vertentes.

RESULTADOS:
Conclui-se por meio desses estudos, que realmente não existe a interação necessária para um melhor funcionamento da escola, e tampouco um incentivo por parte da mesma para a leitura, já que nem professores e diretores conseguem alcançar um consenso que permita atenuar os problemas presentes na escola, o que resulta em mais problemas que afetam diretamente o aprendizado dos alunos. Na maioria das vezes, a falta de acompanhamento dos pais, a falta de visão do sistema escolar e a incapacidade de muitos docentes, acabam por limitar esse direito fundamental da criança. É triste perceber, mas a sociedade está de olhos vendados para essa realidade. As crianças estão sendo consideradas seres imóveis, que devem ficar submetidas ao regime da disciplina e da cultura letrada. As políticas educativas não percebem que a oralidade é o princípio basilar de tudo, até mesmo para estimular o prazer e hábito da leitura.

CONCLUSÕES:
Diante do exposto, a referida pesquisa tangenciou uma concepção acerca do Brasil, da política e da educação. Monteiro Lobato não ficou de fora, foi contado em todos os seus aspectos e vertentes. Nesta perspectiva, do começo ao fim, os textos de Monteiro Lobato apreendem todo um contexto histórico e social de uma época, perpassando coletivamente questões cruciais daquele período, propondo ainda, uma outra maneira de olhar para o Brasil, ou quiçá, para a própria humanidade.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Monteiro Lobato., Literatura Infantil., Educação.

E-mail para contato: alessandracard@hotmail.com