60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia

ESTERILIZAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA SÓLIDOS EM MICROONDAS

Thiago Gumiere1
Luiz Humberto Gomes1
Flavio Cesar Almeida Tavares1

1. Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Dep. de Genética


INTRODUÇÃO:
A esterilização por calor úmido pode ser conseguida através da fervura, autoclavagem ou pasteurização. O calor úmido conduz à destruição rápida de organismos por coagulação das proteínas constituintes das suas células. O aparelho mais utilizado na esterilização de materiais e meios de cultura é o autoclave. Geralmente os autoclaves de laboratório funcionam sob a pressão de 1 atm e à temperatura de 121ºC. A duração do tempo de esterilização está relacionada não só com a temperatura, como também com a relação superfície/volume da massa do material a esterilizar, ou seja, com o tempo de penetração do calor. Para a mesma temperatura, o tempo de tratamento térmico é de acordo com o volume do material a esterilizar. De uma forma geral, os materiais ficam esterilizados em 20-40 minutos. O forno de microondas emite ondas eletromagnéticas com a freqüência de 2450 Mhz e é usado para cozer os alimentos. As microondas aquecem os materiais que se compõem de moléculas de água e de vários outros componentes, fazendo vibrar as moléculas, gerando calor (Aloise, 1989) e (Jeng, et. al., 1987). Este trabalho teve como objetivo testar a utilização do forno microondas para esterilização de meios de culturas, criando um método rápido e eficiente no preparo de meios de cultura sólidos.

METODOLOGIA:
Para a avaliação da capacidade de esterilização do forno microondas realizou-se os seguintes experimentos: foram colocados 25ml de dois meios de cultura YEPD (Estrato de levedura 1%, peptona 1%, dextrose 1% e ágar 2%) e TSA (triptona soja ágar 4%) em erlenmeyer de 250ml e avaliou-se o tempo de permanência e a potência para que não houvesse o extravasamento do meio. O tempo de permanências e potências estabelecidos neste experimento foram: 10, 20 e 30 % da potência máxima, nos tempos 2, 4, 6, 8 e 10 minutos. O forno de microondas utilizado foi da marca Continental, modelo AW/SG-42. Para a validação do método, microrganismos como Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Bacillus subtilis foram cultivados em meio TSA e Sacharomyces sp. cultivada em meio YEPD. A concentração dos microrganismos foram determinadas a 108 UFC/mL , com auxilio da escala de Mac Farland, e em seguida diluídos para obter uma concentração de 10² UFC/mL. No teste de esterilização os meios de cultura nos erlenmeyers foram inoculados com os microrganismos e em seguida submetidos á 6 minutos no forno microondas na potência 20, e vertidos em placas estéreis e encubados à 30ºC por 48 horas. Estes procedimentos também foram utilizados na realização do pool de microrganismos, simulando uma contaminação ambiental.

RESULTADOS:
Os valores estabelecidos de tempo e potência foram respectivamente 6 minutos e 20% da potência máxima. Todas as bactérias testadas neste experimento foram mortas pela ação do forno de microondas, durante 6 minutos de exposição na potência de 20%, isto foi verificado pela ausência de crescimento nos meios de cultura vertidos em placas Petri.

CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos indicam que a irradiação do forno microondas causa a esterilizar nos meios de cultura, esta esterilização foi alcançada com 6 minutos de exposição á uma potência de 20, tornando este método amplamente aceitável pela sua particularidade e rapidez. Estes resultados podem ser explicados pelo fato da quantidade de água, existente no meio de cultura, que devido à agitação de moléculas atingem uma temperatura de fervura a qual resulta na esterilização.



Palavras-chave:  Esterilização, Meios de cultura, Microondas

E-mail para contato: tgumiere@esalq.usp.br