60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física

EDUCAÇÃO PARA O HIDROGÊNIO

Karina Maretti Strangueto1
Elisabeth Barolli2
Ennio Peres da Silva3

1. Departamento de física aplicada - IFGW - Unicamp
2. Prof. Dr. - DEPRAC - FE - Unicamp - Coorientadora
3. Prof. Dr. - Departamento de física aplicada - Unicamp - Orientador


INTRODUÇÃO:
A modernidade e o processo de globalização trouxeram benefícios à Humanidade, mas também problemas, como o uso ou não de alimentos transgênicos, das pesquisas com células-tronco e as questões relativas ao Aquecimento Global. Pode-se imaginar que o futuro cobrará das crianças uma compreensão profunda e qualificada da realidade em que estarão vivendo, o que dá ao ensino de ciências uma importância cada vez maior. O processo de aprendizagem inicia-se com o ensino de noções e conceitos básicos dos avanços científicos e tecnológicos. Deve-se mostrar que esses avanços não trazem apenas benefícios, mas também aspectos negativos. Por isso, a abordagem de todos os aspectos envolvidos exige do educador formação e atualização constante. A Ciência é uma necessidade e as crianças serão as “consumidoras” da tecnologia amanhã, assim deve-se fazer o máximo para que sejam conscientes e saibam fazer as melhores escolhas, em benefício próprio e de toda a sociedade. Na área energética, a produção dos biocombustíveis e as perspectivas de mudança dos veículos convencionais para elétricos e com células a combustível e hidrogênio são questões de curto e médio prazos nas quais a sociedade deve pensar. Assim, urge introduzir nos ciclos de formação os conceitos de produção, manuseio e utilização da energia.

METODOLOGIA:
A metodologia utilizada no projeto é a pesquisa em livros e periódicos que abordem os temas dos diferentes tipos de energia, do hidrogênio e do meio ambiente, além de conversas com professores da área e de entrevistas com alunos que visitam o Laboratório com o intuito de saber mais sobre o tema. Nas entrevistas, foi aplicado um questionário para avaliação de vários itens relacionados à parte educacional e visual das apresentações, e posteriormente, utilizando uma escala diferencial semântica, os dados obtidos através do questionário foram analisados. Quanto à energia, foram pesquisados os seus tipos de obtenção, desde o fogo até os dias atuais com o hidrogênio. Para isso foi realizada uma pesquisa histórica para mostrar os métodos utilizados para produção de energia, e os efeitos causados na sociedade por esses métodos. Após essa pesquisa foram realizadas análises, sobre o texto montado com os dados, por professores do Ensino Básico para avaliar a utilidade do material quanto ao aprofundamento, tanto de seus conhecimentos quanto do conhecimento dos alunos com relação ao tema.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos, até agora, mostram uma população curiosa e interessada na área, tanto para conhecer e entender essas novas tecnologias (novas formas de obtenção e utilização de energia), quanto para evitar maiores prejuízos ambientais. Essa população, também, gosta mais do que consegue entender ou relacionar com seus conhecimentos prévios; portanto uma das coisas que mais gostam, quando vem conhecer o Laboratório ou quando falamos no assunto, é de saber que aqui no Brasil existe um carro movido a hidrogênio. Particularmente, os alunos e professores, se mostram interessados em desenvolver, nas escolas e em suas vidas, mais sobre o tema, inclusive mostrando grande interesse em adquirir a tecnologia que está disponível e a que vier a existir no futuro próximo. Dessa forma, vê-se que a área do ensino está aberta para receber as novidades e a população quer conhecê-la, o que significa que aumentando a quantidade de informações sobre um determinado assunto, mais disposta a aceitá-lo fica a população. Assim constata-se que a idéia de informar para que ocorra uma aceitação maior é real e necessária, pois ao contrário a ciência e a tecnologia não conseguiriam contribuir com o cotidiano das pessoas.

CONCLUSÕES:
Conclui-se que há muito a desenvolver nessa área e há uma demanda para o assunto na área educacional. Dessa forma o projeto vem atender essa necessidade de informação e de formação de alunos e professores. Vê-se, atualmente, que essa temática está inserida em um contexto maior, pois verifica-se um grande empenho do Ministério do Meio Ambiente e de organizações em todo o mundo em criar projetos e ações que incentivem o estudo de questões sobre a poluição e o uso de fontes renováveis de energia, que estão diretamente envolvidos com os problemas globais atuais. Países como os Estados Unidos da América, o Japão e também a Comunidade Européia já realizam projetos relacionados a energias alternativas e hidrogênio há alguns anos nas escolas. Esses projetos, apoiados através da Parceria Internacional para a Economia do Hidrogênio (IPHE), da qual o Brasil é signatário, também devem ser elaborados e aplicados no país. Assim, o projeto desenvolvido nesta iniciação científica está dentro das diretrizes do governo e do pensamento global e por isso a sua importância. A população do país não pode ficar distante dos desenvolvimentos produzidos por suas Universidades e Faculdades; ela tem que saber e se orgulhar do que é produzido neste país, e se conscientizar de sua posição ativa na sociedade.

Instituição de fomento: PIBIC/CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Hidrogênio, Educação, Educação Ambiental

E-mail para contato: karina.kms@gmail.com