60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem

TEORIA DA DIVERSIDADE E UNIVERSALIDADE DO CUIDADO CULTURAL DE MADELEINE M. LEININGER - UM RESGATE DA LITERATURA

Lucas Pereira de Melo1
Mirian Rocha da Luz2
Clébio Marques da Silva2

1. Mestrando em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
2. Professor Titular da Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO, Orientador


INTRODUÇÃO:
Madeleine M. Leininger, enfermeira norte-americana, é considerada uma das pioneiras no estudo do cuidado humano na enfermagem (WALDOW, 2006). Seu interesse pela temática teve início na década de 1950, quando percebeu a necessidade de conhecer a cultura dos clientes para prestar um atendimento adequado às suas necessidades. Partindo dessas observações, decidiu realizar seu doutorado em Antropologia na University of Washington (Seattle) em 1959, sendo a primeira enfermeira profissional do mundo a obter um doutorado nessa área em 1965. Ciente da diversidade cultural existente nos Estados Unidos, devido ao intenso fluxo imigratório (MELO, 2007), Leininger desenvolve um novo ramo da enfermagem: a Enfermagem Transcultural. Para realização de estudo neste novo campo os enfermeiros deveriam utilizar o método de pesquisa, também desenvolvido por ela, denominado Etno-enfermagem. Fundou em 1974 a Transcultural Nursing Society, que realiza anualmente as Conferências de Enfermagem Transcultural, assim como o Journal of Transcultural Nursing. Em 1991, publicou, completamente, sua Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural, fruto dos estudos realizados em diversas culturas ocidentais e orientais durante quase meio século de dedicação. A relevância desta pesquisa revela-se na necessidade de fornecer aos estudantes e profissionais de enfermagem pernambucanos uma visão geral da vida e obra dessa enfermeira, em especial, da sua Teoria do Cuidado Cultural, tendo como objetivo geral promover um resgate literário da Teoria de M. Leininger.

METODOLOGIA:
Neste estudo utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica com enfoque descritivo. As fontes dos dados foram livros e artigos publicados em periódicos no período de 1960 a 2007, de autoria de Madeleine Leininger e demais autores nacionais e internacionais. O período de coleta compreendeu os meses de julho de 2006 a janeiro de 2007. Neste intervalo de tempo, foram realizadas a identificação, localização, obtenção, leitura e confecção de fichas de documentação dos textos. O processo de análise e interpretação dos dados coligidos deu-se através das etapas que compreendem uma leitura metódica e analítica conforme preconiza a literatura especializada, em seguida deu-se a construção lógica do trabalho, que segundo Gil (1999), consiste na organização das idéias e sistematização na redação do texto final.

RESULTADOS:
A Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural (LEININGER, 1991a) é, sem dúvida, um guia para o pensamento, prática e pesquisa em enfermagem. Leininger afirma que a cultura é a mais ampla, completa, holística e universal característica dos seres humanos e o cuidado é visto como estando envolto pela cultura. Ambos precisam ser entendidos para descobrir as necessidades de cuidado dos clientes (LEININGER; McFARLAND, 2002). Os conceitos centrais da Teoria do Cuidado Cultural são os seguintes: cuidado, cuidar, cultura, perspectivas emic e etic, fatores da estrutura social e cultural, etnohistória, contexto ambiental, visão de mundo, os três modelos de ação e decisão (preservação e/ou manutenção do cuidado cultural, acomodação e/ou negociação do cuidado cultural e repadronização e/ou reestruturação do cuidado cultural), cuidado culturalmente congruente, diversidade cultural e universalidade do cuidado cultural (LEININGER, 1985, 1991a/b; LUNA, 1998; McFARLAND, 1997). As diferenças básicas existentes entre a Teoria de Leininger e as demais teorias de enfermagem são: (1) está enfocada no inter-relacionamento entre cuidado e cultura; (2) os termos teoria e modelo são tidos como diferentes; (3) é aberta a descobertas relevantes para as diversas culturas; (4) explora diferentes aspectos da cultura e cuidado em contextos naturais ou familiares e em meio ambientes desconhecidos; e (5) para realizar suas descobertas utiliza o método de pesquisa denominado etno-enfermagem (LEININGER, 1991a/b; LEININGER; McFARLAND, 2002). As hipóteses teóricas norteadoras são: (1) o cuidado é a essência da enfermagem; (2) o conhecimento do cuidado científico e humanístico é essencial para os seres humanos; (3) o cuidado (ou cuidar) é essencial para a cura; (4) o cuidado cultural é a síntese dos dois conceitos centrais dessa teoria; (5) as expressões, significados, padrões, processos e estrutura do cuidado cultural manifestam-se de diversas formas, mas algumas são comuns (universais) na própria cultura ou entre estas; (6) os valores, crenças e práticas do cuidado cultural são influenciados pela visão de mundo, estrutura social, etno-história e pelo contexto ambiental; (7) cada cultura possui cuidados tradicionais e profissionais; (8) o cuidado culturalmente congruente e terapêutico ocorre quando são consideradas as diferenças e similaridades da cultura do indivíduo; (9) os três modelos de cuidado teóricos de Leininger propõe uma forma terapêutica nova, criativa e diferente de atender pessoas de diversas culturas; (10) o método de pesquisa qualitativa (etno-enfermagem), oferece um importante meio para grande descobertas e transformações dos paradigmas epistemológicos e ontológicos do conhecimento e práticas do cuidado cultural; e (11) a Enfermagem Transcultural é uma disciplina com um corpo de conhecimento e prática para alcançar e manter os objetivos do cuidado culturalmente congruente para a saúde e bem-estar (LEININGER; McFARLAND, 2002). O modelo Sunrise descreve esquematicamente os múltiplos fatores que influenciam as expressões e os significados do cuidado cultural (LEININGER, 1988, 1991a/b, 1994, 1995, 1997; LEININGER & McFARLAND, 2002) e serve como um mapa cognitivo para conhecer os múltiplos fatores relacionados à teoria, aos princípios, às hipóteses e ao domínio específico da questão em estudo.

CONCLUSÕES:
A promoção de um resgate literário da Teoria de Leininger é uma forma de chamar a atenção da comunidade acadêmica e, sobretudo, dos enfermeiros para a necessidade de adequar a prática à realidade vivenciada pelos indivíduos que são o alvo do cuidado. Somente assim conseguirá, antes de qualquer coisa, alcançar a finalidade primordial que é promover a saúde e o bem-estar dos clientes através do cuidado. Vale lembrar que o cuidado aqui considerado é uma relação interpessoal e não apenas a execução de técnicas e procedimentos rotineiros.

Instituição de fomento: PIBIC/FUNESO

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Teorias de Enfermagem, Cuidado Cultural, Madeleine Leininger

E-mail para contato: lpmelo@fcm.unicamp.br