60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia

ANÁLISE DA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE PARQUES LINEARES NO MUNICÍPIO DE OURINHOS/SP ATRAVÉS DA ABORDAGEM SISTÊMICA DA PAISAGEM

Weslei Reghini de Moraes1

1. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO - UNESP/OURINHOS


INTRODUÇÃO:
O novo plano diretor do município de Ourinhos – SP, lei aprovada em 2006, traz propostas de melhoria para para a qualidade de vida da população bem como a preservação do meio ambiente. Dentre as proposições feitas voltadas à preservação ambiental há a dos parques lineares, estes parques são apresentados no plano diretor como forma de proteção dos recursos hídricos, embelezamento paisagístico e sua abrangência se estende às rodovias e à ferrovia presentes no território municipal. Optou-se por focar este estudo na implantação dos parques apenas no entorno dos recursos hídricos. A lacuna do plano diretor é fazer a proposta e não definir como colocá-la em prática. O objetivo deste trabalho é avaliar a viabilidade dos parques, considerando a (Lei Federal N° 4.771) de 1965, que determina a faixa mínima de arborização no entorno dos recursos hídricos, analisando também os conflitos de uso e ocupação do solo considerando que há locais habitados nas áreas de várzea. A importância deste estudo está na formação de um embasamento mais sólido para a criação dos parques lineares que afetam a qualidade ambiental e de vida da população. A pesquisa apresentará direcionamentos ao poder público municipal da viabilidade ou não dos parques nos locais propostos.

METODOLOGIA:
A metodologia deste trabalho baseia-se, como concepção teórica, no método de investigação da abordagem Sistêmica da Paisagem, tendo como base a proposta de Mateo Rodriguez (1994), que considera a paisagem não como algo estático mas sim como um todo sitêmico e dinâmico em constante troca de matéria e energia. Num primeiro momento organizou-se as informações básicas necessárias para o desenvolvimento da pesquisa, realizou-se o fichamento das referências bibliográficas. Para analisar a criação dos parques lineares decidiu-se avaliar os estados da paisagem e para isso foram feitos vários mapeamentos temáticos utilizando como base os mapas de Zacharias (2006) de, geologia, geomorfologia, pedologia, hidrografia, uso do solo, carta hipsométrica. Fez-se também um mapeamento dinâmico, seguindo as orientações metodológicas de Martinelli (2002), buscando representar a expansão da mancha urbana em detrimento dos recursos ao longo de um período aproximado de 60 anos. Para a fazer os mapas utilizou-se os programas Autocad map 2005 e Corel Draw 12. Para realizar tais mapeamentos e as pesquisas bibliográficas utilizou-se os computadores do laboratório de Geoprocessamento, bem como seus computadores de alta resolução gráfica e equipamentos de rasterização e plotagem. Os resultados pretendidos para este primeiro momento da pesquia eram os mapeamentos temáticos para representar a paisagem urbana. Todos já foram realizados, no entanto, para um segundo momento do trabalho é necessário realizar os trabalhos de campo para averiguar os reais estados da paisagem in loco, esta fase da pesquisa já está em curso não podendo ainda ser apresentada em função da falta de tempo hábil para sua conclusão. A partir destas averiguações será possível realizar a carta de síntese da paisagem urbana que representa os estados geoecológicos da paisagem, ou seja, seu nível de degradação ambiental. Deseja-se com isso colaborar com a melhoria da qualidade de vida da população, com sua maior segurança, por conta da ocupação de locais de risco; cooperar com o aumento da qualidade e preservação ambiental; propor com mais segurança a criação dos parques lineares tendo um embasamento legal e científico que efetivamente traga mudanças salutares à população do município e a seu ambiente.

RESULTADOS:
Os resultados pretendidos para este primeiro momento da pesquia eram os mapeamentos temáticos para representar a paisagem urbana. Todos já foram realizados, no entanto, para um segundo momento do trabalho é necessário realizar os trabalhos de campo para averiguar os reais estados da paisagem in loco, esta fase da pesquisa já está em curso não podendo ainda ser apresentada em função da falta de tempo hábil para sua conclusão. A partir destas averiguações será possível realizar a carta de síntese da paisagem urbana que representa os estados geoecológicos da paisagem, ou seja, seu nível de degradação ambiental. Deseja-se com isso colaborar com a melhoria da qualidade de vida da população, com sua maior segurança, por conta da ocupação de locais de risco; cooperar com o aumento da qualidade e preservação ambiental; propor com mais segurança a criação dos parques lineares tendo um embasamento legal e científico que efetivamente traga mudanças salutares à população do município e a seu ambiente.

CONCLUSÕES:
Conclui-se que, a partir das idéias expostas, é possível ter compreensão da importância dos parques lineares exercendo a função de proteger aos recursos hídricos urbanos proporcionando a preservação ambiental e melhorando a qualidade de vida da população como um todo visando a sustentabilidade ambiental. Os mapeamentos realizados foram importantes para o processo de avaliação do estado das paisagens urbanas, uma vez que, dão subsídio à posterior análise de campo que, integrada também aos estudos teóricos favorecerá um embasamento mais sólido da viabilidade ou não da criação dos parques lineares, considerando os conflitos de uso e ocupação e as leis ambientais concernentes aos rios e córregos urbanos do município de Ourinhos.

Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  parques lineares, paisagem, OURINHOS

E-mail para contato: wesleirm@yahoo.com.br