60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

PROCESSOS COGNITIVOS SOLICITADOS DOS ALUNOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO PARA A RESOLUÇÃO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

Nicéa Quintino Amauro1
Antonio Aprígio da Silva Curvelo1, 2, 3

1. Departamento de Físico-Químico - Instituto de Química de São Carlos / IQSC
2. Centro de Divulgação Científica e Cultural – CDCC/USP
3. Prof. Dr. / Orientador


INTRODUÇÃO:
O estudo aqui apresentado tem como objetivo identificar e caracterizar as estruturas cognitivas solicitadas pelos elaboradores do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para uma adequada resolução das questões que solicitam conhecimentos químicos. No decorrer de sua trajetória, o ENEM vem se constituindo como uma iniciativa do governo brasileiro de remodelar as formas de acesso ao ensino superior. Trazendo consigo uma nova ótica aplicada ao processo de seleção ao ensino superior, já que se propõe a avaliar no candidato a capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos em sua vida cotidiana e no aprendizado escolar. As pesquisas sobre os mecanismos de seleção dos alunos egressos do ensino médio as universidades tornam-se socialmente significativas quando se sabe que no Brasil ocorre, historicamente, uma forte influência dos concursos vestibulares, e agora do ENEM, sobre a prática docente de todo sistema de ensino básico. Desta forma, a análise das questões que compõem este exame pode contribuir para uma caracterização mais detalhada dos conhecimentos e dos processos cognitivos exigidos dos alunos egressos do ensino médio, pelos elaboradores do ENEM.

METODOLOGIA:
O estudo desenvolvido neste trabalho partem de análises documentais. Esta técnica constitui uma valiosa forma de abordagem de dados quantitativos e qualitativos, buscando, nos documentos, identificar informações factuais a partir das hipóteses de interesse. Desta forma foram selecionadas para as análises as questões do ENEM, no período 1998 a 2002, que solicitavam conhecimentos químicos para sua resolução. O estudo foi dividido em duas partes. O ENEM realiza a avaliação a partir de uma Matriz de Competências e não de conteúdos específicos das diversas áreas do conhecimento, sendo assim realizou-se como primeira etapa do trabalho uma pré-análise, por quatro diferentes juízes, visando estabelecer quais questões solicitavam conhecimentos químicos. Na segunda parte, foi realizada a análise dos processos cognitivos utilizando como referencial teórico a Taxonomia de Bloom, desenvolvida em seis categorias, a saber: conhecimento; compreensão; aplicação; análise; síntese e avaliação. Como uma quantidade significativa de questões solicitava a utilização de procedimentos matemáticos, incluiu-se a categoria Habilidade no uso de Processos e Procedimentos (HPP), para a adequada classificação das questões.

RESULTADOS:
Pela analise sistemática das questões do ENEM pode-se notar que estas se distribuem entre as quatro primeiras categorias propostas por Bloom (conhecimento; compreensão; aplicação e análise) além de HPP. Nestes exames, os processos solicitados com maior ênfase são aqueles relacionados à evocação por recognição ou memória, de fenômenos, de idéias e de informação, presente em média, em 27,7% das questões analisadas, sendo estes processos classificados na categoria conhecimento. A categoria compreensão é solicitada em 21,3% das questões, demonstrando a preocupação deste exame em constatar se o aluno egresso do ensino médio tem um entendimento do significado das leis, da linguagem, dos processos e dos procedimentos químicos. Enquanto que os comportamentos classificados nas categorias análise e aplicação são solicitados em apenas 14,7% e 15,0%, respectivamente, das questões analisadas. A categoria análise começou a ser solicitada no quarto ano deste exame (2001). Nota-se, também, que o ENEM solicita para a resolução das suas questões preferencialmente comportamentos classificados dentro das três primeiras categorias analisadas em detrimento das três ultimas (análise, síntese e avaliação).

CONCLUSÕES:
A presença da categoria conhecimento decresceu com o decorrer dos anos analisados, enquanto que a categoria aplicação cresceu no mesmo período, demonstrando a preocupação dos elaboradores do ENEM em verificar se os alunos egressos do ensino médio conseguiam aplicar os conhecimentos químicos aprendidos na escola e no cotidiano. Por outro lado, aumentou o peso percentual da categoria HPP, passando de 10% no primeiro ano para 33,3% no último ano analisado nesta pesquisa (2002). Esta categoria solicita do candidato a utilização de processos e procedimentos matemáticos para a correta resolução da questão, que podem ser alcançadas sem que o candidato tenha compreensão do significado do resultado.

Instituição de fomento: CNPq e CAPES



Palavras-chave:  ensino de Química, processos cognitivos, ENEM

E-mail para contato: niceaq@yahoo.com