60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

OS MEIOS CULTURAIS DE INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO AJUDAM NO TRABALHO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA?

Danilo de Assis Rodrigues1

1. ESCOLA MUNICIPAL OTHON REIS FERNANDES


INTRODUÇÃO:
Ao realizar esta pesquisa, estará sendo investigado como o professor utiliza os recursos do seu meio cultural de formação no seu trabalho, e se ele os utilizam para melhorar a qualidade da sua prática pedagógica e formação continuada. Utilizando as contribuições de Theodor ADORNO e do professor Henrique SOBREIRA, percebeu-se que o inconsciente dos professores pode ser considerado como mais determinante para o desenvolvimento da criança do que a ação instrucional programada. A necessidade de investigar os objetos que interagem com o inconsciente do sujeito-professor, como os meios de comunicação, as pressões e condicionamentos diários, e as “deformações” que a prática pedagógica exercem sobre o mesmo, torna-se o nosso objeto de estudo para pensar em um novo tipo de formação. Neste contexto, analisar o perfil cultural de formação dos professores da rede de ensino do Município de Volta Redonda, tornou-se o objetivo principal deste trabalho, que foi realizado com seis escolas, uma de cada pólo regional do município.

METODOLOGIA:
Na parte metodológica, foi realizado um estudo bibliográfico para embasar a pesquisa (os autores já foram citados na introdução deste trabalho) além de um trabalho de campo entrevistando os professores através de um questionário estruturado, contendo em nosso campo de investigação uma escola de educação infantil, três do primeiro segmento e duas do segundo segmento do ensino fundamental, chegando a um total de sessenta professores. Questões como: Você tem tempo para se dedicar ao planejamento? Você tem acesso à TVs e rádios alternativos? Você consegue organizar um tempo para si mesmo? Você utiliza a televisão e o rádio aberto para ajudar em seu planejamento? Você tem acesso a filmes, teatro, artes variadas, jornais e revistas? Entre outras questões, buscando responder ao seguinte questionamento: O professor utiliza como apoio e referencial para o seu trabalho os meios de comunicação e cultura variados?

RESULTADOS:
Esta pesquisa apontou alguns resultados preliminares: em relação ao planejamento, grande maioria dos professores organizam um tempo para elaborá-los em casa (55%), entretanto, um grupo de aproximadamente 33% o elabora quando pode, quando consegue um tempo. Em relação ao espaço para reflexão e discussão sobre a prática pedagógica, 63% dos professores afirmaram que a escola onde ele trabalha favorece esse tipo de iniciativa, o que chega a chamar a atenção. Cerca de 37% dos professores afirmaram que não utilizam a TV e o rádio aberto para o seu planejamento, mas assistem os mesmos todos os dias, contra 30% que afirmaram não ter tempo para ver, e 29% que os utilizam para o seu trabalho. Quando perguntamos se eles se organizam para ter um tempinho para eles mesmos, isto é, ler um livro, viajar, ver um filme, 55% afirmaram que realizam estas atividades esporadicamente, contra 37% que se organizam para esse fim. Quanto ao acesso à produção artística, literária e cinematográfica variada, a grande maioria respondeu que conseguem realizar essas atividades quando tem um tempo sobrando ou tem disponibilidade financeira. Quanto ao uso da Internet, cerca de 48% a utilizam como ferramenta de estudo pessoal e busca de novas informações, o que não significa que eles a utilizam para enriquecer as atividades pedagógicas, já que 6,3% apenas responderam desta forma.

CONCLUSÕES:
Após a apresentação destes dados, Pode-se chegar a alguns apontamentos: 1º O professor ainda não consegue estipular um tempo organizado para o seu planejamento, de forma a analisar e utilizar instrumentos culturais disponíveis no seu meio; 2º O acesso aos meios alternativos de comunicação e produção cultural variados ainda estão submetidos ao tempo cronológico e situação financeira do professor, pois não foram mencionadas medidas por parte da escola ou do sistema de ensino para esse fim; 3ºA escola ainda é o espaço maior para as reflexões e discussões sobre o trabalho pedagógico, entretanto há a necessidade de organizar e qualificar esses momentos de discussão; 4º O uso do computador e da Internet, apesar de estarem cada vez mais democratizados, ainda não se tornaram um recurso cultural influente no trabalho pedagógico, necessitando pensar como a Internet pode ser explorada de forma abrangente; Realizando uma reflexão inicial, nota-se uma grande presença da Televisão, da Internet e do Rádio abertos na formação subliminar dos nossos docentes. Essa formação cultural cotidiana, que, apesar dos professores a rejeitarem em seu planejamento e trabalho pedagógico, estão impregnados em seus inconscientes.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Formação continuada, Cultura e meios de comunicação, Educação básica

E-mail para contato: daruerj@yahoo.com.br