60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física

COSMOLOGIA E EVOLUÇÃO: DA ORIGEM DO UNIVERSO À ORIGEM DA VIDA

Antonio Leocadio Martins Ferreira1
Antonio Hailton Ribeiro Gomes1
Rafaela Freire do Carmo1
Poliana da Silva Lemos1
Jamilton Rodrigues2
Carlos Rocha1, 2

1. Centro Federal de Educação Tecnologica do Pará
2. coordenador


INTRODUÇÃO:
Como o homem é ser crítico, logo tenta dar explicações para o funcionamento do cosmo. Uma das primeiras explicações estava ligada ao sobrenatural, passou-se depois a interpretação religiosa, ou seja, aquela velha astronomia que nos conhecemos nos livros história em que a igreja dava explicações divinas para as coisas. Em seguida, a busca pelas explicações do cosmo, teve um melhoramento, a partir dos estudos de Copérnico e Kepler estabeleceu-se as leis do movimento planetários, que a partir dessas leis foi que Isaac Newton elaborou a Mecânica Clássica e depois veio o melhoramento com Einstein. Mas apesar de tudo, o ser humano tem pouco conhecimento dos pilares da compreensão da realidade que a ciência vem desenvolvendo durante milênios, considerando estes pilares como sendo uma fantasia que os cientistas criam para comprovar a não existência de Deus, ou seja, a grande parte da população não acredita nas comprovações cientificas. Então sentimos na obrigação, mostrar a eficiência das teorias que tentam explica a origem e evolução do universo, e ainda dando ênfase para a origem da vida. Então a nucleossíntese dos elementos químicos será um tema que abordamos de forma cronológica para dar o suporte teórico para a Teoria da Evolução, e conciliando-a ainda com a Cosmologia.

METODOLOGIA:
Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica, para apresentação em palestras para os alunos de ensino médio e superior, logo é fundamental um aprofundamento teórico dos assuntos relacionados com a Cosmologia e Evolução (com ajuda dos alunos de Biologia), para repassar de forma satisfatória e cronológica os temas que abordamos para cada nível de aprendizagem, sabendo levar em consideração cada tipo de publico, pois a dinâmica das apresentações leva em consideração esse critério. Para no desenvolver do trabalho realizamos discussões sobre como a cosmologia iria conciliar com a Evolução, já que o entrelaçamento das duas ira dá um entendimento mais completo das apresentações. Mas as discussões vieram após a revisão bibliográfica onde buscamos livros de renomados cientistas do meio cientifico nacional e internacional, para repassar as principais discussões que ocorrem no meio cientifico atual, mostrando curiosidades que essas duas teorias podem proporcionar ao entendimento dos assuntos abordados e confirmando ao publico a eficiência desses dois ramos para a explicação da origem do universo e da vida, tirando a utopia que é criado em relação à elas pela a sociedade.

RESULTADOS:
Antes de tudo esse trabalho tinha um caráter de revisão bibliográfica na área de cosmologia para um trabalho mais especifico, mas essa revisão com o concilio dos alunos de biologia, transformou-se em palestras ( como o carater de divulgação cientifica) mostrando as curiosidades que esses ramos nos esconde. Logo podemos perceber que os alunos tanto do ensino médio e superior pouco tinha de conhecimento nessas áreas, principalmente na cosmologia, em relação a Evolução eles já tinham uma base, mas nada que possa fazê-los compreender integralmente todo o assunto. Os alunos pouco tinham de conhecimento da Teoria da relatividade (Restrita e Geral), pois essa teoria é o primeiro modelo cosmológico de base cientifica, e desconheciam a real interpretação do Big Bang, até por que como eles entendiam seria como uma explosão qualquer que ocorre no dia-a-dia. Outra coisa que podemos constatar - que não é a maioria- a confusão que fazem na interpretação do que seria a cosmologia e o que trata, confundindo como, por exemplo, com a astrologia. Muitos não acreditavam nas teorias que a cosmologia e a evolução davam para a origem do universo e da vida, achando que acreditando no que as teorias dizem é o mesmo que esta dizendo que Deus não existe.

CONCLUSÕES:
A cosmologia deve ser melhor divulgada, pois essa ciência é pouco conhecida por muitos, confundindo com cosmogonia, astrofísica, astronomia e astrologia. Os alunos apesar de ainda não acreditar no que nós repassamos para eles sobre as teorias, acharam fantástico e surpreendente como os cientistas ficam decodificando as informações que o universo esconde para tentar explica tudo, apesar de que ainda falta muito para que isso ocorra. Tivemos muita satisfação nas apresentações, pois o contato com os alunos nos proporcionou um desenvolvimento e aperfeiçoamento de nossa didática, pois tratamos de assuntos de ”difícil” compreensão. Foi surpreendente como os alunos ficavam atentos quando se tratava de informações que eles pouco conheciam, tornando as palestra mais interessantes, e os mesmos não conseguiam se render as belezas que a cosmologia nos proporciona ao entendimento do Universo.Isso mostra que podemos tratar de assuntos que aparentemente são de difícil compreensão aos publico leigo, tornando a Física ao alcance de todos.

Instituição de fomento: Centro Federal de Educação Tecnologica do Pará



Palavras-chave:  Cosmologia, Evolução, Nucleossintese

E-mail para contato: quedadosistema@yahoo.com.br