60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

LETRAMENTO NAS CAMADAS POPULARES INVESTIGANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO: O GRAU DE ESCOLARIZAÇÃO E PRESENÇA DE MATERIAIS ESCRITOS.

Gabrielly de Almeida Ribeiro1
Mayara dos Santos Araujo1
Wagner Augusto Pincela1
Ana Lucia Espindola1, 2

1. DED/UFMS
2. Profa. Dra. Orientadora


INTRODUÇÃO:
O presente trabalho procura investigar e compreender como as mães das camadas populares letram os seus filhos e as possíveis relações entre o nível de escolarização das mães, a presença de materiais escritos nas residências e as estratégias de letramento utilizadas por elas para letrar suas crianças. Na sociedade em que vivemos hoje se acredita que saber ler e escrever são atributos fundamentais para uma participação social. Mas de que forma as práticas escritas atingem às camadas populares? Será que o nível de escolarização dos pais tem relações substanciais com o desempenho das crianças quanto às práticas letradas? De que forma as camadas populares têm acesso a materiais escritos? Com o objetivo de responder a essas questões de forma mais aprofundada participamos de um projeto de pesquisa que se chama “Mães, crianças e livros: investigando práticas de letramento em meios populares”. O projeto busca investigar práticas de letramento desenvolvidas por mães de um bairro da periferia de Três Lagoas e tem como objetivo geral compreender quais estratégias são utilizadas por essas mães como forma de letrar seus filhos pequenos e, ao mesmo tempo, discutir os diferentes modos de ser letrado.

METODOLOGIA:
Foram selecionadas cinco mães dentre todas que participam do projeto para a realização das entrevistas e observações. Após a seleção das cinco mães, foram marcadas cinco visitas com o fim de fazer as entrevistas com as mães selecionadas. Todas as visitas foram realizadas em suas residências, com hora marcada antecipadamente, visando uma melhor disponibilidade de horário para os entrevistados e entrevistador. Todas as mães moram no bairro na localidade da escola onde se desenvolve o projeto. No primeiro momento foi explicado a cada mãe o que pretendiamos com as perguntas e observações, qual o nosso objetivo, e em seguida eram feitas as perguntas de maneira que não houvesse nenhum tipo de constragimento para com as entrevistadas. Os objetivos foram, o de investigar os possíveis materiais escritos presentes nas casas das cinco mães, buscando compreender de que forma tais materiais interferem nas estratégias de letramento utilizadas pelas mães para letrar seus filhos pequenos e também o aspecto importante aqui investigado foi a busca do entendimento sobre quais estratégias de letramento utilizadas por essas mães para letrar seus filhos e em que medida o grau de instrução da mãe interfere nessas estratégias.

RESULTADOS:
Até o presente momento foram feitos cinco entrevistas e observações. Temos como resultados parciais: a) Dentre as cinco mães entrevistadas podemos identificar que todas interromperam os estudos por diversos motivos (gravidez, casamento e trabalho.), sendo que uma concluiu o ensino médio, três não concluíram o ensino fundamental e uma parou no primeiro ano do ensino médio; b) Em relação às observações foi possível constatar que há uma diversidade de materiais escritos presentes nas residências observadas, tais como: livros clássicos de literatura, livros de literatura infantil, livros didáticos, enciclopédias, dicionários, bíblias, revistas religiosas e revistas comerciais, folhetos de propagandas, livros de receita, bula de remédio, recados na geladeira, lista telefônica, revistas de bordados e calendários na parede. Os livros de literatura – ou seja, as obras consideradas de ‘prestígio’ em nossa sociedade – encontram-se em destaque na sala de uma das famílias entrevistadas e observadas.

CONCLUSÕES:
Acreditamos que o principal benefício é de melhor compreender as práticas de letramento em meios populares contribuindo para a superação de preconceitos e descriminações existentes em relação a esta temática. Portanto poderemos com este trabalho investigativo fundamentar e fomentar a discussão sobre as práticas de letramento em meios populares contribuindo para a melhor compreensão do conceito e desse modo, mapear as práticas letradas desenvolvidas por um determinado grupo de sujeitos.

Instituição de fomento: CNPq- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Letramento, Grau de escolarização, Materiais escritos

E-mail para contato: gabrielly.a.ribeiro@bol.com.br