60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Métodos Quantitativos em Economia

A NECESSÁRIA AVALIAÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL: MEDIDA CERTA À AVALIAÇÃO DE GESTORES

Mayla Cristina Costa1, 2
Klondy Lúcia de Oliveira Agra3

1. Profª - Doutoranda do Progr. Doutorado em Admin. UNICEMP
2. Professora do departamento de Contabilidade da UFPR e da UniFAE
3. Profª Mestra - Depto.de Comun. Fac. Interamericana de Porto Velho - UNIRON


INTRODUÇÃO:
Com a exigência da sociedade por produtos e serviços de qualidade, as organizações exigem de seus clientes internos maiores especializações, mais conhecimento sobre comunicação e habilidades de comunicar-se, criatividade e força de trabalho. Essas exigências têm por objetivo agregar as suas marcas, competência e diferencial nesse concorrente mercado. O objetivo desta pesquisa é demonstrar que embora o gestor (a) esteja preocupado (a) com o sucesso de sua empresa, caso ele/ela, não desenvolva seu próprio nível de consciência, o clima de sua organização continua tenso e os clientes internos insatisfeitos, trazendo reflexos à qualidade dos serviços e produtos oferecidos. Para dar conta desse objetivo, verificamos o clima organizacional de quatro empresas diferentes, com oferta de produtos e serviços em distintas regiões do Brasil: norte (Porto Velho-RO) e sul (Curitiba-Paraná). Acreditamos na relevância dessa pesquisa para a academia, por trazer resultados que envolvem a formação do gestor, a importância do envolvimento cultural desse gestor com a cultura de seus liderados, a arte da superação e conscientização, o desenvolvimento da empatia e a quebra de preconceitos. Cremos, também, na importância desses resultados para a comunidade, por apontar o problema em diferentes regiões do Brasil e apresentar resultados.

METODOLOGIA:
Após pesquisa bibliográfica sobre comunicação, comunicação empresarial, liderança, gestão, gestores e clima organizacional fizemos o fichamento de livros e artigos de interesse à pesquisa. A seguir, analisamos o mercado e escolhemos duas empresas na região urbana de Curitiba – PR e duas empresas na região de Porto Velho – RO (com atividades similares – uma com oferta de produtos e outra com oferta de serviços). Como primeiro passo, nos oferecemos a prestar um serviço de colaboração a essas empresas a fim de verificar o nível de satisfação dos servidores em relação às organizações visitadas para propor ações corretivas. Dentre as ações propostas observaríamos a otimização da comunicação entre a empresa e o empregado; a identificação das necessidades de treinamento, desenvolvimento pessoal/gerencial de educação empresarial; a otimização das ações gerenciais, tornando-as mais consistentes; o mapeamento e análise da situação em que a empresa se encontra e a utilização desses dados como base para ações corretivas. Para a obtenção dos dados partimos para o fluxo passo a passo, seguindo o seguinte processo: Planejamento e Definição da Logística; Seleção dos Pilares e Perguntas; Formação de Grupos para Validação; Preparação do Questionário. Partiu-se, após assumir compromisso com as chefias e com os clientes internos de confiabilidade e anonimato, para as entrevistas e obtenção de dados, análise e apresentação de resultados.

RESULTADOS:
Com os dados analisados obtemos o que realmente está no pano de fundo do clima organizacional de cada empresa pesquisada: o seu fluxo de comunicação; o relacionamento com o Gestor (como as lideranças influenciam na construção do Clima); clareza ou não dos valores e sua utilização em ações no dia a dia por todos da organização; a prática do reconhecimento, expectativas atendidas e verdades praticadas. Desse modo, após a análise desses dados, reconhecemos que, a mesma pesquisa que nos demonstra a realidade da empresa através do clima organizacional, nos aponta, também, a competência dos gestores dessas empresas. A capacidade desse gestor para a solução de problemas, seu nível de consciência, sua empatia e sua comunicação, fazendo da necessária avaliação do clima organizacional, uma eficiente e estratégica ferramenta de avaliação de gestores empresariais.

CONCLUSÕES:
Concluímos esse estudo, que merece ser contínuo na sua investigação e proposições, que o gestor (a) para propiciar um clima organizacional satisfatório aos seus liderados deve pensá-lo como sinônimo de objetivos individuais atendidos ou não, e ter em mente que os resultados positivos são fruto da compensação de um bom clima. Lembrando sempre que a satisfação possibilita motivos para a busca de maior performance e resultado. Com esse objetivo, o gestor deve ficar frente a frente com a verdade e para isso é necessário que ele repense, no seu dia a dia, sua abertura a mudanças, sua aptidão a neutralizar medos, bloqueios e preconceitos que impedem conquistas suas e dos seus liderados. A partir desses resultados, reconheceu-se que depende da atuação do gestor (a) o clima favorável na empresa e que, visando o sucesso de sua empresa, ele/ela deve estar atento ao fluxo de comunicação; ao reconhecimento e valorização do seu liderado; a sua própria gestão e imagem; a percepção RH; à remuneração e benefícios; ao treinamento e ao PPR. Cuidados que o gestor (a) deve levar muito a sério, pois, ao medir o clima organizacional de sua empresa, os resultados apresentados tendem a desenhar o perfil de seu gestor (a), levando a própria empresa a repensar que tipo de gestor deve nela permanecer.



Palavras-chave:  clima organizacional, gestão, avaliação

E-mail para contato: klondy2@gmail.com