60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 66. Comunicação Visual

A UTILIZAÇÃO DA IMAGEM NA CAPA DE JORNAIS

Frederico Cipriano da Silva1
Josinês Barbosa Rabelo2

1. Faculdade Mauricio de Nassau
2. Prof. Dr. - Comunicação - FMN - Orientador


INTRODUÇÃO:
A comunicação Visual com a mensagem fotográfica dos acontecimentos, estabelece uma realação de vários sentidos com aspectos de outras pessoas à nossa história, o repórter fotográfico com sua visão estabelece grandes fatos de nosso cotidiano e de nossas vidas .A fotográfia é uma das mais importantes ferramentas no jornalismo, o impacto é elemento fundamental e a informação é essencial ,é no fotojornalismo que a imagem pode exibir toda a sua capacidade de transmitir informações. Em todo o tipo de notícia seja policial, econômica, política, esportiva e social o repórter fotográfico tenta captar o melhor ângulo para, assim, resumir o fato em uma imagem, que ira transparecer sua visão de mundo. O objetivo deste trabalho é analisar a imagem fotográfica na capa de três jornais do Estado de Pernambuco. Pretende-se analisar como são abordadas as imagens dos respectivos jornais, e como as fotos são utilizadas para chamar a atenção do leitor. A imagem é levada de diversas maneiras. Para entendermos como cada imagem é utilizada e como influencia a sociedade, o estudo se propõe a responder às seguintes perguntas: Como os jornais se utilizam da imagem? E qual o futuro do jornal impresso, com a banalização das imagens?

METODOLOGIA:
A Escola de referência é a de Frankfurt, que criou os conceitos Indústria Cutural e Cultura de Massa e tem tendencias marxistas, deu inicio ao estudo de empresas e instituições cuja principal atividade economica é a produção de cultura, com fins lucrativos e entretenimento em geral, que são para um aumento de consumo, modificar hábitos, educar, informar, podendo, em alguns casos, ter a capacidade de atingir a sociedade de forma geral. Escolhi os três jornais mais lidos de Pernambuco: Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco, para analisar, visando, assim, um melhor estudo e uma visão ampla do tema abordado. São três jornais distintos com perfis diferentes, cada um com seu público diferenciado. Utilizei neste trabalho dois livros: Conhecer o jornalismo hoje, como se faz a informação de Furio Colombo e História geral da arte e o mundo moderno de H. W. Jason, pesquisas de imagens veiculadas na capa dos três jornais durante três dias (07/03/08, 14/03/08, 21/03/08), os dias foram escolhidos aleatoriamente para análise. Tive contato com repórteres fotográficos dos jornais escolhidos e com dados estatísticos sobre a classe social dos leitores dos jornais.

RESULTADOS:
Analise a capa dos respectivos jornais por três dias, o primeiro (07/03/08-sexta-feira), o Jornal do Commercio vem com 80% da capa com imagens divididas em cultura, religião e serviço público, o Diario de Pernambuco traz 20% de imagens, uma de serviço público e uma internacional, capa com mais manchetes, a Folha de Pernambuco traz 80% de imagens sendo relacionadas a policia, cultura, política e esportes. Segundo dia (14/03/08-sexta-feira), o Jornal do Commercio traz 30% (cultura e internacional), o Diario de Pernambuco 50% (cultura, religião, política e internacional), a Folha de Pernambuco traz 80% (policial, cultura e política) bem dividido entre manchetes e imagens. Terceiro dia (21/03/08-sexta-feira), o Jornal do Commercio, traz 50% (religião, serviço público, e entretenimento), o Diario de Pernambuco, traz 80% (cultura, esportes, religião, serviço público), Folha de Pernambuco traz 80% (entretenimento e religião). Os três mostraram grande diversidade em tamanho, assunto e quantidade de imagens. Cada jornal analisado tem uma visão e linha editorial de como abordar a imagem na noticia e quais são as melhores noticias para ir à capa de sua edição, são jornais bem distintos.

CONCLUSÕES:
Pude observar durantes três dias uma diversidade de capas muito grande ,cada jornal com seu perfil e sua notícia para atingir o seu público, Os três jornais têm públicos e linhas editorias diferentes, O jornal do Commercio e o Diario de Pernambuco, ambos existem a mais de oitenta anos e têm como leitores a classe alta, classe média alta e classe média, mantendo uma linha mais austera e sóbria, mostra imagens sem artes gráficas,não apelativas e parciais, a Folha de Pernambuco existe a dez anos e têm como leitores a classe média, classe média baixa e classe baixa, mantendo uma linha sensacionalista para atrair seu público, mostra imagens com muitos recursos gráficos e uma grande diversidade de imagens abordando diversos assuntos, cada jornal com sua equipe de Jornalistas e fotográfos, busca realizar um trabalho que venda e que chame a atenção do leitor.A imagem chega cada vez mais e desperta novas experiências, sendo um grande fenômeno dado a rápidez e facilidade em chegar a todo momento em qualquer lugar através dos avanços tecnológicos e deixando a discussão sobre o fim do jornal impresso ainda mais aguçada.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Fotógrafos, imagens, jornais

E-mail para contato: fredecsilva@hotmail.com