60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

O GRITO DA NATUREZA: UMA FOTONOVELA

ROSINEIDE DOS SANTOS PESSOA1

1. Secretaria de Educação e Desporto de Olinda/SEDO


INTRODUÇÃO:
Este estudo centralizou uma metodologia investigativa que atribuísse relevância a uma das funções da escola que é encaminhar o aluno para uma reflexão individual e coletiva de seu papel na sociedade. Promover condições a todos os envolvidos no processo educativo, alunos e comunidade escolar, uma mudança de comportamento. Neste processo, destacando a água potável como tema central, procurou-se exibir o conteúdo de modo que o aluno ao identificar os usos incorretos da água potável, focado no desperdício da mesma, suscitasse um novo saber. A partir daí, os alunos produziriam elementos para divulgar o uso racional e responsável da água através de algum recurso midático. Durante o percurso da pesquisa, verificou-se a necessidade de pesquisar também qual a importância da água potável no cotidiano desses alunos e como eles relacionam a possibilidade de escassez da água potável com a manutenção e conservação da vida no planeta.

METODOLOGIA:
A presente investigação foi composta intencionalmente por uma turma de 40 alunos, da 5ª série do ensino fundamental, da escola Claudino Leal em Olinda-PE. Durante as aulas de ciências, foram feitas abordagens diferentes sobre o tema “A água”, em duas etapas, usando vídeos e textos objetivando conhecer as concepções dos alunos. A divulgação do conhecimento apreendido realizou-se por meio da produção de uma fotonovela sob o título “O Grito da Natureza”, focalizando a importância social do conteúdo água potável na prática educativa como um tema emergente no cotidiano escolar. Destaca-se o uso das tecnologias de informação, tanto na abordagem de apresentação do tema água potável aos alunos, como também na divulgação do material produzido. Durante a elaboração e produção dos cenários e figurinos avaliou-se a necessidade de inserção de novos conteúdos e práticas metodológicas. A fundamentação teórica encontra-se nos escritos de autores como ARROYO, LIMA, GADOTTI e FAZENDA entre outros que forneceram suporte interdisciplinar, aplicada ao contexto deste trabalho. A investigação de cunho qualitativo consistiu, também, da aplicação de questionários ministrados aos alunos na intenção de coletar os dados e para posterior avaliação do trabalho.

RESULTADOS:
O conteúdo das conversas e dos resumos apontou similaridades aos conceitos do livro adotado na escola onde a água potável é produto da água bruta disponível na natureza. O uso das diferentes mídias integradas na educação tanto para apresentar os conteúdos como na divulgação dos resultados produzidos, favoreceram o aprendizado das novas linguagens e diferentes formas de interpretar a realidade. Os alunos tiveram que passar por uma aula para aprender a técnica de manuseio da máquina digital e produção dos cenários. Um ponto a ser destacado foi o apoio de alguns pais que procuraram a escola para tomar conhecimento do projeto. Esta ação resultou no envolvimento direto da família com a as atividades da escola. Este fato além de estimular os alunos, motivam aos envolvidos e apontam para novos encaminhamentos para os próximos projetos.

CONCLUSÕES:
Os resultados evidenciaram que o aprendizado do conteúdo ficou explícito no enredo das produções dos alunos. Observou-se a importância de utilizar os recursos das tecnologias para a informação e comunicação e sua velocidade de atualização como estratégia educacional. Sua importância reside na obtenção das informações, quanto na divulgação dos conhecimentos aprendidos. Esta prática possibilitou a transmissão de mensagens atuais e eruditas aos alunos e espectadores, objetivando ajudá-los a enfrentar os desafios sociais e a conservação da vida no planeta. Quanto aos aspectos da personalidade, características comportamentais, sociais e de valores morais de cada criança envolvida observou-se uma maior sua interação com o grupo e melhoraria da relação entre eles. Observou-se também que alunos que tem a chance de participar deste tipo de trabalho e se este trabalho for bem conduzido, provavelmente irão enfrentar com menos dificuldades as situações de seu cotidiano, exteriorizando seus sentimentos e tendo uma maior liberdade de expressão de todos os seus atos tornando-se cidadãos mais conscientes e crítico-reflexivos.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Concepção, Tecnologias, Interdisciplinaridade

E-mail para contato: ros_pessoa@hotmail.com