60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

MEIO AMBIENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: O PAPEL DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN’S) E SUA INSERÇÃO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA ESCOLA BÁSICA ESTADUAL ÉRICO VERÍSSIMO EM SANTA MARIA.

Graziela Franceschet Farias1
Eliane Maria Foleto2

1. Mestranda PPGE/CE - UFSM - Autora
2. Profª. Drª. - Depatamento Geociências - UFSM - Orientadora


INTRODUÇÃO:
Este trabalho teve como finalidade realizar uma análise e promover uma discussão, entre coordenadores e professores da Escola Básica Estadual Érico Veríssimo, acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre o tema transversal – Meio Ambiente, de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, bem como investigar, através do projeto político pedagógico da escola, as iniciativas de trabalho no tocante ao tema na esfera escolar. Trabalhos sobre Educação Ambiental são desenvolvidos desde 2005 na escola, principalmente através de projetos de iniciação científica, proporcionando uma maior convivência com professores no ambiente escolar. Assim, a partir do contato com a escola e a aplicação dos questionários semi-estruturados aos professores, pode-se perceber que o tema transversal do meio ambiente é trabalhado no âmbito da escola através de um Projeto Interdisciplinar de Educação Ambiental que realiza atividades como mostras pedagógicas, palestras, debates e produção de materiais em sala de aula. No entanto, a falta de formação e a disponibilidade de tempo destes professores apresentaram-se como as principais dificuldades para articular teoria e prática do tema meio ambiente com as disciplinas curriculares e a elaboração de atividades que venham a contribuir para a preservação ambiental.

METODOLOGIA:
Metodologicamente, esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, estruturada da seguinte forma: primeiramente realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os assuntos pertinentes a esta pesquisa, bem como, a escolha e contato prévio com a escola, diretor, coordenadores pedagógicos da Escola Básica Estadual Érico Veríssimo; no segundo momento elaboraram-se os “critérios metodológicos” de análise do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a partir da leitura dos documentos PCN’s do tema transversal – meio ambiente; posteriormente construíram-se os questionários semi-estruturados, partindo-se então, para a aplicação do mesmo aos professores de 5ª a 8ª séries da escola, trabalho este propiciado pela coordenação da escola, a qual entregou os questionários e salientou a importância da participação de todos na pesquisa. Após, analisaram-se e interpretaram-se os questionários respondidos pelos professores. Na etapa final, sugeriram-se propostas de inclusão para o tema transversal de meio ambiente no tocante ao PPP e as ações escolares, na perspectiva da constante atualização deste e dos trabalhos de classe e extra-classe para com o tema transversal de meio ambiente. Após a conclusão e defesa do trabalho, divulgaram-se para a escola os resultados alcançados.

RESULTADOS:
Constatou-se, a partir do estudo do projeto político pedagógico (PPP) da escola Básica Estadual Érico Veríssimo, que os Parâmetros Curriculares Nacionais dos Temas Transversais de Meio Ambiente são documentos utilizados somente na construção/elaboração deste PPP, permanecendo esquecidos nos “armários” da escola o restante do ano. No que se refere à análise dos questionários semi-estruturados, pode-se perceber, por parte das professoras questionadas, certa resistência e desmotivação, em função da carga horária de 40h/a em mais de uma escola em turnos inversos, em trabalhar nas disciplinas regulares, o tema transversal do meio ambiente. No que se refere à escola, esta tem desenvolvido projetos interdisciplinares sobre o meio ambiente. Assim, a comunidade escolar, pais, alunos e funcionários têm sido chamados a participar de forma comprometida na escola, em casa e nas atitudes cotidianas. Sugerimos ainda, atividades interdisciplinares tais como mutirões de idéias, discussões de grupo, exploração do ambiente local, passeios a museus, criadouros científicos, trilhas ecológicas, a fim de proporcionar um ensino-aprendizagem efetivo do tema transversal e da educação ambiental, bem como adaptado às situações da vida real e do meio em que vivem aluno e professor desta escola.

CONCLUSÕES:
A partir do levantamento obtido nesta pesquisa foi possível perceber que a maioria das professoras questionadas não adotam práticas interdisciplinares nas atividades cotidianas. As disciplinas curriculares são desarticuladas entre si, poucas ou muito poucas contemplam o meio ambiente como tema transversal e de urgência mundial e os professores pouco buscam e investem em novas atividades que venham a motivar os alunos. Por outro lado, apesar de pontuais e específicas, são realizadas pelos professores, atividades como mostras pedagógicas, exposições, feiras multidisciplinares. No entanto, o PPP como um documento e um instrumento através do qual é possível construirmos a escola democrática e participativa da qual tanto almejamos, deve ser utilizado e manuseado com maior efetividade e posto em prática através das ações nele contidas. A parceria de diretores, professores, pais e funcionários é também um forte instrumento na luta pela preservação ambiental. Espero que, através deste pequeno panorama realizado na escola Básica Estadual Érico Veríssimo, possamos melhorar e efetivar as práticas de educação ambiental, valorizando o professor, os alunos, o ambiente escolar, o entorno da escola e da comunidade, proporcionando, através de idéias a melhoria na qualidade ambiental.

Instituição de fomento: Universidade Federal de Santa Maria



Palavras-chave:  Projeto político pedagógico, Educação Ambiental, Ensino-aprendizagem

E-mail para contato: gfranceschet@yahoo.com.br