60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física

CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM RESIDÊNCIAS DA GRANDE SÃO LUÍS DO MARANHÃO

Danielle Lima de Loiola1, 2
Helenilde dos Santos Ferreira1, 2
José Amauri dos Santos Tavares1, 2
Marcos Rogério Lima de Araújo1, 2
Maria da Graça Leitão de Oliveira1, 2
Fábio Henrique Silva Sales1, 2, 3

1. Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão
2. Departamento de Ciências Exatas /CEFET-MA
3. Prof. Dr. / Orientador


INTRODUÇÃO:
Pela grande necessidade de conscientizar e orientar a comunidade de São Luis do Maranhão com relação ao consumo e aos cuidados com a energia elétrica dos eletrodomésticos mais utilizados pelos mesmos, buscou-se realizar pesquisa de campo em abril de 2007. Dentre uma grande infinidade de eletrodomésticos foram escolhidos seis, dentre os quais os de uso primordiais e de grande utilidade pelos moradores em seu dia-a-dia, tais como: geladeira, ventilador, lâmpada incandescente, televisão, lavadora de roupas e aparelho de som. A partir das informações e orientações obtidas através do projeto, a comunidade passaria a refletir melhor sobre os gastos excessivos e evitaria correr sérios riscos de vida provocados pela eletricidade, muita das vezes mal utilizada. O trabalho teve como objetivo geral conscientizar e orientar as comunidades carentes da grande São Luis, mais precisamente nos bairros Anil, Cidade Operária e Município da Raposa, sobre os gastos e cuidados relacionados com a energia elétrica. E como objetivos específicos: aplicação de um questionário para obtenção de dados mediante informações do consumo de energia elétrica; analisar a média mensal energética visando orientar os moradores; contemplar os visitados com palestra local, aproximando, contudo, universidade e comunidade.

METODOLOGIA:
O projeto Consumo de Energia Elétrica em residências da Grande São Luís do Maranhão, iniciou-se no mês de abril de 2007, extendendo-se ao mês de novembro à medida que se achou necessário levar soluções precisas e eficazes às comunidades contempladas de São Luis, como os bairros do Anil, Cidade Operária e Raposa. Foram feitas 150 visitas, onde o entrevistado responderia ao número estimado de dias de uso do aparelho doméstico durante o mês, o tempo médio de utilização por dia em horas e o consumo médio mensal em kwh. Durante as visitas, a atenção maior dos moradores foi sempre voltada aos questionamentos relevantes sobre o uso adequado dos aparelhos, pois uma vez mal instalados como se observou na maioria das casas, principalmente em Raposa onde se detectou fiação baixa espalhada pelo chão, fios pelados (descascados), tomadas penduradas, lâmpadas incandescentes ao ar livre em proximidades a águas salinas, entre muitos outros fatos foram vistos de maneira crítica, despertando portanto, maneiras adequadas ao se manobrar todo e qualquer objeto que estivesse em contato com a eletricidade, pois uma vez levados ao risco de choque elétrico, estes moradores estariam correndo sérios riscos de vida.

RESULTADOS:
Como resultados fornecidos pelos questionários aplicados, realizou-se no mês de novembro de 2007 e janeiro de 2008 palestras nas comunidades visitadas onde o objetivo principal foi demonstrar uma melhor forma de redução e cuidados com a manipulação com a eletricidade. Por conseguinte, tudo que foi exposto quanto ao perigo do mau uso da eletricidade correspondeu a não fazer ligações clandestinas na rede elétrica, pois além de serem ilegais elas sobrecarregam o sistema e podem provocar sérios acidentes; cuidar para que crianças não mexam em tomadas, fios ou aparelhos elétricos (visto que em Raposa muitas crianças já haviam falecido por este motivo). O Projeto também foi convidado a participar de um encontro Pedagógico no Cefet-Ma no qual foi demonstrado grande interesse e participação dos presentes professores, pois cabe ressaltar que o projeto pretendeu informar e orientar a comunidade da Grande São Luís. Estas e outras discussões foram tratadas a fim de cooperar com grandes expectativas por parte de todas as famílias e escolas visitadas acerca do consumo e uso elétrico.

CONCLUSÕES:
Ao fim de todo o processo do projeto executado em campo, verificou-se a satisfação da realização por termos alcançado todos os objetivos elaborados ao decorrer do desenvolvimento da atividade de extensão voltados a fazer com que houvesse interação entre universidade e comunidade. Constatou-se também a necessidade de informação com relação aos cuidados e gastos com a eletricidade, por parte das comunidades entrevistadas.



Palavras-chave:  Energia elétrica, Consumo, Perigos

E-mail para contato: danielleloiola@yahoo.com.br