60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia

COMPRIMENTO, DIÂMETRO E PRODUÇÃO DE RAÍZES DE CENOURA (DAUCUS CAROTA) EM FUNÇÃO DE DIFERENTES COMPOSTOS.

José Rodrigo de Araújo Guimarães1
Gustavo de Oliveira Martins1
José Paulo Vieira da Costa2

1. Departamento de Solos - Centro de Ciências Agrárias/UFAL
2. Prof. Dr. - Departamento de Solos - CECA/UFAL - Orientador


INTRODUÇÃO:
Na produção de hortaliças, o uso de adubação orgânica é uma prática de comprovada eficiência na produtividade, pois aumenta o fornecimento de nutrientes essenciais às plantas e beneficiando as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo (Vidigal et al.,1995). Na cultura da cenoura, a adubação orgânica desempenha papel fundamental no aumento da produção de raízes comerciais e na diminuição de raízes deformadas (Souza, 1990). Os adubos orgânicos atuam como reservas de nutrientes e como condicionadores das propriedades do solo. Em Alagoas, a disponibilidade de resíduos agrícolas e industriais no Estado reforça a necessidade da busca por alternativas para a sua reutilização. Há ainda que se considerar que a maior parte das hortaliças consumidas em Alagoas provêm de Estados vizinhos, sendo necessária a diversificação de culturas promovendo para o Estado, senão a auto-suficiência, um menor gasto com importação, gerando divisas para seus habitantes. O trabalho tem como objetivo avaliar a influência de diferentes compostos orgânicos sobre o comprimento, diâmetro e produção de raízes de cenoura da variedade Esplanada.

METODOLOGIA:
O experimento foi desenvolvido no campus Delza Gitaí da Unidade Centro de Ciências Agrárias (CECA/UFAL). O ensaio foi conduzido em viveiro telado. Utilizou-se um Neossolo Flúvico, da região de Arapiraca-AL. O solo foi homogeneizado e passado em peneira de 4 mm, acondicionado em vasos com capacidade para 16,5 kg de solo, vedando-se as aberturas na parte inferior, para evitar a perda de nutrientes após a irrigação. Utilizaram-se 5 plantas por vaso da variedade Esplanada. O experimento foi um fatorial 2 X 5 (com 4 repetições), em blocos casualizados, com 14 tratamentos, sendo 12 constituídos por compostos orgânicos obtidos de duas misturas básicas (MBcana, mistura contendo bagaço de cana + torta de filtro + esterco bovino + fosfato natural e MBcoco, substituindo a cana por bagaço de coco-verde) submetidas a soluções com concentrações crescentes de vinhaça. A dose de material orgânico foi de 300 g/vaso. A dose utilizada para a testemunha com fertilizantes minerais foi baseada na recomendação resultante da análise de solo (30 – 120 – 60 kg ha-1), tendo-se utilizado 0,314 g de uréia, 1,18 g de superfosfato simples e 0,353 g de cloreto de potássio por vaso. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância por meio do teste F e as médias comparadas mediante o teste Tukey.

RESULTADOS:
Quanto ao comprimento, as raízes de cenoura são classificadas em: curtas, médias e longas. Todos os compostos apresentaram produção de raízes médias (entre 12 e 17 cm), à exceção do tratamento utilizando fertilizantes químicos, que obtiveram raízes longas (maiores que 17 cm). Não se verificou diferenças estatísticas entre os compostos utilizados com relação ao comprimento e diâmetro da raiz. Porém, as raízes que obtiveram valores de diâmetro inferiores e mais próximos do valor de referência (3 cm) são indicadas, pois acarretam um menor desperdício no processamento. Cenouras que apresentam raízes com valores muito abaixo do valor de referência não são indicadas, por terem baixa aceitação no mercado. Foram obtidas raízes com diâmetro de 2,5 a 3,0 cm. Recomenda-se, pois, um valor máximo de 3 cm de diâmetro para esta variedade, à exceção do tratamento com esterco bovino, que obteve valor acima do recomendado. Em termos de produtividade, a cultivar Esplanada em sistema orgânico de produção, nas condições do produtor, obtiveram produtividade média de 28 t ha-1. A vinhaça e o esterco bovino não proporcionaram incremento na produção, evidenciando ser o fósforo um elemento que apresenta maior influência no crescimento e desenvolvimento de raízes desta cultura que o potássio.

CONCLUSÕES:
A vinhaça não teve influência na produção de raízes da variedade analisada. Os bagaços de cana e de coco também não tiveram influência sobre o desenvolvimento da variedade estudada, no entanto, o esterco bovino influenciou a produção de raízes curtas e grossas, não recomendáveis para esta variedade. Dentre os compostos estudados, o C6 (MBcana + água + sulfato de potássio) apresentou-se mais propenso ao bom desenvolvimento da variedade Esplanada, considerando a finalidade desta cultivar, devendo-se realizar estudos futuros para a obtenção de resultados mais precisos.

Instituição de fomento: Universidade Federal de Alagoas



Palavras-chave:  adubação orgânica, cenouretes, compostos orgânicos

E-mail para contato: rodrigoagronomoal@yahoo.com.br