60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 1. Biologia da Conservação

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO CIRCUNVIZINHA AO PARQUE ESTADUAL MASSAIRO OKAMURA, CUIABÁ/MT

Vivian Jesus de Oliveira1
Vera Lucia M. S. Guarim2

1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
2. Profª. Drª. - Departamento de Botânica e Ecologia - UFMT - Orientadora


INTRODUÇÃO:
A conservação da biodiversidade tem sido freqüentemente veiculada na mídia, pois os efeitos da alteração humana na natureza estão sendo sentidos com mais intensidade a cada dia que passa. Segundo o IBAMA (2008), uma das ferramentas para se garantir a existência da biodiversidade é através de um sistema de áreas protegidas, porém, sua viabilidade em longo prazo só é possível se houver o envolvimento da população com ela. E esse envolvimento é conquistado à medida que se conhece sobre o tema. Este estudo propõe uma estimativa da quantidade de informação assimilada pela população circunvizinha ao parque, se estão conscientes dos benefícios de haver um parque naquele local, bem como da importância de sua existência, o que sabem sobre conservação e meio ambiente e se aplicam os conhecimentos que venham a possuir. Essa estimativa irá subsidiar a implantação de futuros programas de educação ambiental e auxiliar a implementação de estratégias para promover um maior comprometimento da população, caso necessário.

METODOLOGIA:
A pesquisa, de natureza exploratória (RICHARDSON, 1999), foi realizada através de pesquisa bibliográfica e entrevista com perguntas abertas. Aplicou-se um questionário composto com 12 perguntas abertas para 30 pessoas no período de 08/01/08 a 27/01/08. Os entrevistados foram escolhidos a partir de indicações, sendo que as primeiras indicações foram feitas por conhecidos e as próximas foram sendo dadas pelos próprios entrevistados. Após a realização das entrevistas, os dados foram qualificados calculando-se a porcentagem dos temas das respostas dadas pelos entrevistados, sabendo-se que uma pessoa pode citar apenas um ou vários temas por resposta. Pretendeu-se verificar a quantidade de informação assimilada pela população vizinha ao parque, como os motivos de sua existência, os benefícios que trouxe, informações gerais sobre meio ambiente, natureza, a importância de conservá-la, quem consideram responsáveis por isso, o que fazer individual e coletivamente e o que é realmente feito.

RESULTADOS:
As respostas sobre a importância da existência do Parque Estadual mostram que as pessoas estão um tanto desinformadas sobre a real função de um parque estadual. Embora uns saibam que ele existe para preservação daquela área, a maioria acredita que é um local para caminhada, lazer e passeios. O mesmo ocorre quanto aos benefícios, a maioria percebeu que o principal benefício trazido pelo parque é a caminhada, sendo que a preservação daquela mata além de deixar a temperatura mais agradável, preserva a cabeceira do Córrego do Barbado, um dos afluentes do Rio Cuiabá, principal responsável pelo abastecimento de toda a região da grande Cuiabá. Percebemos nas respostas sobre os significados de meio ambiente, natureza e a importância da conservação, muitos termos veiculados na mídia. Isso mostra que essa população assimilou certo conhecimento sobre o assunto. Contudo, é um conhecimento muito esparso, sem amadurecimento. Muitas estão dispostas a participar ou praticar algo individualmente, mas quanto a fazer algo coletivamente, por uma série de motivos, não o fazem nem organizam. É notado também que algumas não sabem como começar, estão a espera de um líder, alguém que organize algo para participarem. São desestimuladas por falta de políticas de conservação e educação mais atuantes.

CONCLUSÕES:
As pessoas trazem noções sobre a importância da existência do Parque Estadual Massairo Okamura, mas não é um conhecimento bem assimilado e amadurecido ainda. Acreditam que o Parque existe como um espaço para caminhada enquanto que seu principal objetivo é a preservação daquela área. A população circunvizinha ao Parque tem dificuldades para definir conceitos como natureza e meio ambiente e não estão muito dispostas a participarem de ações coletivas de conservação. Isso ocorre devido à carência de informações mais aprofundadas e de fácil acesso a todos.



Palavras-chave:  Conservação da Biodiversidade, Unidades de Conservação, Parque Estadual Massairo Okamura

E-mail para contato: vivianbio@pop.com.br