60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 67. Jornalismo e Editoração

JORNALISMO INVESTIGATIVO NA INTERNET: APURAÇÃO NAS REDES E QUESTÕES DE EPISTEMOLOGIA

Vivian de Azevedo Virissimo1
Elias Machado1, 2

1. Universidade Federal de Santa Catarina
2. Prof. Dr. Orientador


INTRODUÇÃO:
Neste trabalho realiza-se a abordagem das novas formas de apuração jornalísticas no ciberespaço, com ênfase nas práticas do jornalismo investigativo diante do impacto das novas tecnologias. Paralelamente procura-se realizar o estudo de dois fundamentos epistemológicos do campo do Jornalismo: a verdade e o conhecimento, trabalhando com o conceito de “crença verdadeira e justificada” para compreender a especificidade do jornalismo investigativo. Assim, a pesquisa tem por objetivo abordar o recorrente confronto protagonizado pelos jornalistas no complexo ato de comprovação da veracidade dos conteúdos encontrados no ciberespaço. Além disso, leva-se em consideração que a verdade relaciona-se intimamente com o conhecimento oferecido por determinada notícia, pois só assim configura-se como uma “crença verdadeira e justificada”. A importância desta pesquisa se deve ao fato de que, desde que a troca de informações tornou-se possível por meio da Internet, o jornalismo tem modificado práticas seculares de apuração, produção e difusão de notícias. Deste modo, faz-se necessário estudos desta natureza, que visam descrever e explicar as alterações provocadas por este novo meio de comunicação, que pode contribuir substancialmente para o aprimoramento das notícias difundidas em todos os suportes.

METODOLOGIA:
Sendo um trabalho de natureza teórica e conceitual, esta pesquisa empregou como metodologia a revisão bibliográfica, tendo o intuito de realizar a abordagem do tema. Quando se buscou realizar um análise panorâmica da nova conjuntura propiciada pelas novas tecnologias, utilizou-se (Castells, 2003), (Briggs & Burke, 2004). No tratamento das questões relacionadas ao jornalismo digital foram consultados (Machado, 2003), (Fidalgo, 2004), (Garrinson, 2007). As obras que colaboram na compreensão das questões de epistemologia (Tambosi, 2005), (Searle, 2000). Por fim, os autores que discutem as novas formas de apuração jornalísticas com o uso das novas tecnologias, (Meyer, 1993), (De Fleur, 1997) e (Aroso, 2003). O trabalho foi realizado, portanto, utilizando estes referenciais teóricos para a compreensão das particularidades da apuração no jornalismo investigativo no ciberespaço.

RESULTADOS:
A pesquisa empreendida resultou na elaboração deste trabalho sobre a apuração na Internet, destacando o papel do jornalismo investigativo na cobertura realizada nos meios de comunicação. Neste sentido, ressalta-se que toda evolução tecnológica deve ser levada em consideração nas análises contemporâneas, particularmente no caso do jornalismo, que ao usar as ferramentas da Internet transforma os processos de produção das notícias. Assim, uma cobertura jornalística mais coerente e em profundidade é proporcionada pela checagem e apuração das informações disponíveis na Web. Desta forma, ao investigar informações na Internet, os profissionais das organizações jornalísticas precisam se confrontar, cotidianamente, com questões epistemológicas, como o conhecimento e a verdade, que refletem diretamente sobre a validade e credibilidade dos dados. Neste contexto, compreender como o campo jornalístico estrutura-se é de suma importância para entender esta questão já que a verdade orienta a atividade profissional. Assim, como afirma Tambosi (2005: 37), o jornalismo investigativo possui a verdade como fio condutor. Sendo o conhecimento, entendido como “crença verdadeira justificada”, percebe-se que as questões epistemológicas da verdade e do conhecimento encontram-se fortemente imbricadas.

CONCLUSÕES:
Em uma época de quantidade de informação disponível sem precedentes, os profissionais nas redações de organizações jornalísticas exercem, com o advento das redes, a função de agregar e reformular informação recolhida através de muitas fontes. Com o jornalismo investigativo exercido nas redações de veículos de comunicação, percebe-se que questões epistemológicos como a verdade e o conhecimento podem ser confrontadas diretamente pelo profissional, uma vez que este subgênero jornalístico trabalha com a verdade como correspondência. Complementando essa idéia, constata-se que a percepção do que é a apuração jornalística passa atualmente por uma profunda transformação em que os antigos manuais já não podem dar conta. A apuração jornalística tem extrapolado os antigos preceitos que trabalhavam com uma checagem simples da informação, sem uma criteriosa pesquisa em bancos de dados, por exemplo, para dar lugar a pesquisas de caráter investigativo e cada vez mais rigorosas. Nestes momentos o jornalista terá como auxílio o conteúdo sistematizado no ciberespaço para poder conhecer a fundo o tema de uma pauta, e assim disseminar crenças verdadeiras e justificadas, ou seja, representações verdadeiras da realidade.

Instituição de fomento: Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior



Palavras-chave:  Jornalismo, Apuração jornalística, Epistemologia

E-mail para contato: vivian_virissimo@hotmail.com