60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 5. Semiótica - 1. Semiótica

SAÚDE E MEIO AMBIENTE; SEUS VALORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE SEMIÓTICA

Katia Cristina Mistro Prioli1
Cidmar Teodoro Pais1, 2

1. Universidade Braz Cubas
2. Orientador Prof. Dr.


INTRODUÇÃO:
O objetivo deste trabalho é realizar uma exploração da linguagem, seus diferentes registros e representações, num projeto interdisciplinar, através de uma análise semiótica greimasiana.

METODOLOGIA:
A semiótica greimasiana não é aquela que se atém ao modo de produção do signo, dos esquemas inferenciais do raciocínio como a dedução, indução, abdução e a sua relação com a realidade referencial pela medição do interpretante do qual provém uma tipologia de signos (ícones, índices, símbolos), fundamentada na teoria de Charles Sanders Peirce, mas uma semiótica que tem suas raízes na teoria da linguagem que pode explicar as estruturas significantes que modelam o discurso social e o discurso individual, ou seja, não se trata mais do signo, mas sim da significação. A semiótica greimasiana usa uma metodologia, que possa dar conta de maneira ampla do “significado”. E para uma analise profunda, no “plano de manifestação”, em que se reúnem expressão e conteúdo, é necessário uma visão que vá além do significado e do significante. Assim de acordo com as pesquisas de Pais sobre a Semiótica, saber e significação articulam-se no processo de produção discursiva refletindo um sistema de valores de uma comunidade. Cada comunidade possui uma “visão de mundo” socioculturalmente construída, historicamente determinada e geograficamente delimitado. Além de sua ideologia e sistema de valores que se transmite através de seus membros, no convívio social. E, logicamente as semióticas-objeto (linguagem verbal, música, gestualidade, artes, etc.) são ímpares para cada sociedade ou comunidade. Este processo se transmite no convívio social que é transmitido pelos seus membros dando continuidade a uma cultura e estudado pela Sociossemiótica.

RESULTADOS:
Fundamentados nessa teoria, passamos agora, para uma análise semiótica de atividades desenvolvidas no Projeto Dengue, no ano de 2001, em uma escola pública estadual localizada na região de Santo André- SP. Naquele ano, o Brasil estava passando por uma epidemia de “Dengue”, um problema de saúde pública. Por aquela ocasião, o Departamento de Vigilância Sanitária (DVS) de Santo André-SP, promoveu uma campanha junto as escolas da região. Além das aulas expositivas realizadas pelos professores de Ciências, Português, Matemática dentre outros, os alunos receberam panfletos informativo(DVS) sobre a Dengue, tiveram aula de laboratório(na escola) e puderam visualizar os ovos, larva, pupa e o próprio mosquito “Aedes aegypti” e o “Aedes albopictos”. Após toda sensibilização, foram propostos trabalhos interdisciplinares, tais como paródias, gráficos e histórias em quadrinhos. De acordo com a metodologia da Semiótica, foram analisadas as sintaxes narrativas dos discurso pedagógico, durante o desenvolvimento do projeto sobre o desempenho de um “sujeito” que é manipulado por um “ destinador”, realizando um processo em busca de um “Objeto de Valor”. O “destinador” instaura o “Sujeito” que por sua vez, tem o seu “percurso de ação”, “Adjuvantes” e”Oponentes”.

CONCLUSÕES:
Qualquer comunidade humana é caracterizada por sua diversidade lingüística, social, histórica e cultural. A investigação semiótica abrange virtualmente todas as áreas do conhecimento envolvidas com a linguagem ou sistemas de significação. E, toda análise das estruturas narrativas dos textos partem das relações entre os actantes segundo o esquema canônico, de acordo com a metodologia semiótioca.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  análise, semiótica, greimasiana

E-mail para contato: katiaprioli@hotmail.com