60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NOS CURSOS DE BIOLOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Mayara Soares Cunha1
Elen de Fátima Lago Barros Costa2

1. Departamento de Ciências da Saúde/CEFET-MA
2. Prof. Msc.- Departamento de Ciências Humanas/CEFET-MA - Orientador


INTRODUÇÃO:
Na última década do século XX, o Brasil implementou uma grande reforma político-econômica de cunho neoliberal, que significou uma revolução paradigmática, alicerçada na reestruturação produtiva, na política do livre mercado, na função subsidiária do Estado e na instauração de uma nova sociabilidade humana. Em se tratando especificamente do campo educacional, esta reforma consistiu e consiste na adoção de políticas compensatórias e focalistas para a resolução de todos os problemas educacionais, inclusive na formação docente consubstanciada nos pressupostos pragmatistas. Nesse sentido, essa pesquisa, financiada pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Maranhão/FAPEMA, visa analisar a prática pedagógica desenvolvida pelos professores de licenciatura, especificamente, nos cursos de Biologia no Maranhão, analisando como esse paradigma pragmático-utilitarista está presente na prática dos professores e quais os impactos dessas concepções na formação dos futuros profissionais da área.

METODOLOGIA:
Em se tratando do método de abordagem a pesquisa será desenvolvida através do método dialético que significa analisar o objeto de forma contextualizada e crítica, procurando entendê-lo na sua historicidade, compreendendo que a formação de professores, em particular de biologia, está inserida num contexto mais amplo de reformas educativas implementadas no Brasil na última década do século XX. Quanto aos procedimentos metodológicos, adota-se, nesse estudo, a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa bibliográfica, pretende-se levantar os estudos já realizados nessa área. Na pesquisa documental, analisa-se a matriz curricular do curso de licenciatura em Biologia das instituições públicas que oferecem o curso de graduação nessa área. E na pesquisa de campo, pretende-se realizar entrevistas em 50% dos docentes e questionários em 50% dos discentes dos 2º, 5º e 8º períodos para apreender as concepções, dificuldades, desafios e perspectivas que enfrentam essas categorias no desenvolvimento do curso. A pesquisa de campo será desenvolvida no Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão, na Universidade Federal do Maranhão e na Universidade Estadual do Maranhão. E para analisar os impactos nas escolas públicas da rede estadual e federal.

RESULTADOS:
Como resultado parcial da pesquisa bibliográfica, compreende-se com os estudos de Freire (1981;1994;1996a;1996b) que, em suas obras, defende a idéia da prática docente dialógica, libertadora e crítica, ou seja, defende que a educação deve ser entendida como prática da liberdade. Integra-se a esse referencial teórico os estudos de Vasconcellos (2002), que discute a prática real do educador fazendo uma crítica à metodologia meramente expositiva e a necessidade da superação dessa prática em busca de uma metodologia efetivamente dialética de construção do conhecimento em sala de aula. Com relação à pesquisa documental fez-se o levantamento das matrizes curriculares das universidades públicas de São Luís-MA e constatou-se que dentre as cargas horárias totais, o CEFET-MA (21,6%) apresenta a maior carga horária pedagógica comparada com a UFMA (8,1%) e a UEMA (8,3%).

CONCLUSÕES:
Em decorrência dos resultados parciais da pesquisa bibliográfica e documental, compreende-se que se faz necessário analisar as atuais práticas pedagógicas no intuito de desvelar e propor novas formas de construção do conhecimento na área de biologia. É necessário difundir um ensino que viabilize uma formação acadêmica compatível com as exigências requeridas pela sociedade atual. Como afirma Vasconcellos (2002), é preciso que o professor saia da sua postura inerte, até mesmo reativa nos dias de hoje e assuma sua responsabilidade social, em função do compromisso com as novas gerações. É preciso reconhecer o potencial natural do Maranhão como uma forma alternativa para a formação dos professores e para o ensino da biologia.

Instituição de fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Maranhão/ FAPEMA

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Política Neoliberal, Reforma Educativa, Formação de professores

E-mail para contato: mayara_301@hotmail.com