60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS

Weline Lopes Macau1
Michelle Menezes Machado1
Mayara Soares Cunha1
Jeremias Guilherme do Praseres França1
Helen Karine Araújo Pereira1
Naiza Maria Castro Nogueira1, 2

1. Departamento de Ciências e Saúde / CEFET-MA
2. Profa. Dra. / Orientadora


INTRODUÇÃO:
A educação ambiental permite a compreensão das relações entre os seres humanos e o meio ambiente, mediante sucessivas aproximações de conceitos, procedimentos e atitudes relativos à temática ambiental. A abordagem interdisciplinar é um enfoque perseguido por muitos educadores ambientais, inclusive pela equipe deste projeto, na medida em que permite a visão mais geral do ambiente e trabalha a interação do equilíbrio dos seres humanos com a natureza. Esse estudo teve como objetivos sensibilizar alunos da 6ª série do Ensino Fundamental aos temas relacionados ao ambiente; identificar as principais causas da poluição ambiental nos ecossistemas locais: região costeira (praia do Caolho/Olho d’Água - São Luís, MA) e regiões de mangue (proximidades do Rio Anil do Ipase de baixo - São Luís, MA); reconhecer o ser humano como protagonista da poluição ambiental; praticar atitudes de responsabilidade diante da observação dos ecossistemas, visando a preservação do meio ambiente; e desenvolver ações no cotidiano relacionadas à temática ambiental, permitindo que os conhecimentos adquiridos durante a execução do projeto sejam multiplicados.

METODOLOGIA:
O projeto foi desenvolvido em parceria com a escola estadual Unidade Integrada Sagarana II, localizada no bairro Alemanha, no município de São Luís, Maranhão. As atividades foram realizadas com 56 alunos da 6ª série do Ensino Fundamental, com faixa etária entre 12 e 15 anos, durante o período de Agosto a Dezembro de 2007. Considerando que os princípios da Educação Ambiental sugerem que ela deve partir da realidade do aluno e tendo em vista as características locais, optou-se por enfocar a relação do público-alvo com o meio como ponto de partida para este trabalho. Como procedimento metodológico optou-se pelo uso da interdisciplinaridade, principalmente entre as disciplinas de Geografia e Artes, utilizando como recursos metodológicos: palestras, visitas de campo, dinâmicas em grupo, produção de panfletos, oficina de reciclagem e construção de painéis. Essa forma, pela qual se abordou o assunto, foi escolhida por acreditar-se que para os alunos o contato mais demorado com a questão ambiental é um dado que pode levá-los a repensar o seu próprio comportamento.

RESULTADOS:
A realização da dinâmica em grupo propiciou um momento de interação, onde foram trabalhados alguns princípios, como respeito, compreensão, responsabilidade e coletividade. As aulas expositivas possibilitaram a compreensão de alguns conceitos fundamentais à Ecologia, o que foi percebido graças às dúvidas e comentários feitos pelos alunos. Esses conceitos serviram como fundamento para a visita aos ecossistemas, propiciando naquele momento uma visão diferenciada do meio. A visita aos ecossistemas impactados teve como objetivo mostrar na prática problemas que haviam sido trabalhados na teoria. A discussão sobre a visita de campo possibilitou ampliar o entendimento dos alunos sobre os impactos observados. Um dos objetivos do projeto era que os alunos adotassem medidas preventivas em relação ao meio, por isso a maioria das atividades enfatizou a importância de pequenas ações cotidianas, como jogar o lixo no cesto, manter a escola limpa, evitar o desperdício, etc. Nesse aspecto, a realização de uma oficina de reciclagem foi importante, para que os alunos evidenciassem uma maneira alternativa de tratar o lixo e de diminuir o desperdício. Ao analisar os panfletos confeccionados pelos alunos percebeu-se que muitos compreenderam como essas simples atitudes são relevantes no dia-a-dia.

CONCLUSÕES:
A experiência desenvolvida neste período possibilitou que os alunos compreendessem que o meio ambiente é um direito de todos, que sua proteção é um dever a ser partilhado e que um novo modo de relacionamento entre a sociedade e a natureza é fundamental. Dessa forma, foi possível que o aluno se tornasse um cidadão comprometido com o meio em que vive. O presente trabalho funcionou como uma ferramenta para a Educação Ambiental, por meio da qual, os alunos puderam aprofundar seus estudos em relação às questões ambientais, transformando-se em verdadeiros “agentes ecológicos”, responsáveis por multiplicar os conhecimentos adquiridos, em meio à sociedade.

Instituição de fomento: CEFET-MA



Palavras-chave:  Questão ambiental, Educação ambiental, Interdisciplinaridade

E-mail para contato: welinizinha@hotmail.com