60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Métodos Quantitativos em Economia

CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO DE JANELAS VENEZIANAS EM MADEIRA DE PLANTIOS FLORESTAIS. CASO: MARCENARIA COLETIVA MADEIRARTE, ASSENTAMENTO RURAL PIRITUBA II, ITAPEVA - SP

Ana Karina Bueno Romero1
Everton Randal Gavino4
Thaísa Marques Leite1
Ioshiaqui Shimbo3, 4
Akemi Ino2

1. Escola de Engenharia de São Carlos – USP
2. Profª. Drª. - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – EESC / USP - Orientadora
3. Prof. Dr. - Departamento de Engenharia Civil – UFSCAR
4. Incubadora Regional de Cooperativas Populares - INCOOP/UFSCAR


INTRODUÇÃO:
Há vários estudos sobre iniciativas de Economia Solidária em diferentes cadeias produtivas, entretanto são poucos os estudos que enfatizam os usos múltiplos de madeira de plantios florestais, principalmente para a produção de componentes de habitação de interesse social. Com a implantação de uma marcenaria coletiva no sudeste do estado de São Paulo, município de Itapeva, podem ser estudadas as possibilidades de usos múltiplos desse tipo de madeira em empreendimentos coletivos em transição para a autogestão. O objetivo do presente trabalho é a caracterização do processo produtivo do componente de janela denominado folha veneziana. A produção das 210 folhas venezianas é realizada na Madeirarte, uma marcenaria coletiva localizada no Assentamento Rural Pirituba II, Itapeva – SP. A produção visa atender a demanda destes componentes para 35 habitações unifamiliares e de interesse social.

METODOLOGIA:
Como forma de proporcionar uma troca de experiências e conhecimento entre os assessores/pesquisadores e o grupo da marcenaria, foi escolhida como estratégia geral de pesquisa o método da pesquisa-ação participativa. Nesta estratégia, o desenvolvimento do trabalho de pesquisa está associado à atuação do assessor/pesquisador no contexto social que pretende estudar, buscando a solução de um problema coletivo ou as melhorias de determinado local. A atuação da pesquisadora/assessora ocorreu na Madeirarte, empreendimento composto atualmente por quatro mulheres com idade entre 40 e 50 anos e cinco jovens com idade entre 18 e 21 anos, sendo que todos os membros são moradores do assentamento rural onde a marcenaria está instalada. A incubação do empreendimento e a assessoria técnica são desenvolvidas pela INCOOP – Incubadora de Cooperativas Populares da UFSCAR e Habis – Grupo de Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade da USP e UFSCAR. A partir da atuação junto à Madeirarte, foi possível obter dados que permitiram a caracterização de cada etapa produtiva, desde a aquisição da madeira até a montagem do componente. A coleta de dados ocorreu simultaneamente à observação direta e participante, sendo realizadas entrevistas e registros das etapas por meio de fotos, planilhas e relatórios.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos referem-se a: 1) Descrição das etapas que compreendem o processo produtivo, a saber: desenvolvimento do desenho/leitura/romaneio; aquisição, recebimento e armazenamento da madeira; realização do protótipo; processamento da madeira (seleção, aparelhamento, rebaixos, encaixes, destopo, etc); montagem da folha veneziana; monitoramento do controle da qualidade e produtividade; composição de custo. Durante a descrição do processamento são obtidos dados referentes ao tempo gasto para realizar as operações, maquinário utilizado, dimensões das peças obtidas, número de pessoas necessárias e qualidade; 2) Proposta de um fluxograma síntese das etapas de produção da folha veneziana; 3) Descrição das estratégias adotadas pela equipe de assessores/pesquisadores e pelo grupo da Madeirarte quanto ao planejamento e monitoramento da produção; 4) Descrição das estratégias adotadas pela equipe de assessores/pesquisadores para discussão e definição do desenho; 5) Identificação de problemas apresentados ao longo do processo produtivo.

CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos com a descrição das etapas de produção indicam para alguns problemas verificados durante o processo de produção, principalmente leitura de desenho e processamento secundário das peças, pois nesta última etapa houve dificuldades para capacitação técnica do grupo e regulagem do maquinário. Com a realização do fluxograma foi possível analisar os limites e potencialidades da produção de folhas venezianas, considerando as particularidades de um empreendimento coletivo e em transição para autogestão. Também foi possível analisar as estratégias adotadas pela equipe para planejamento e monitoramento da equipe, sendo verificado que a encomenda de folhas venezianas representou uma importante experiência de aprendizagem tanto para a equipe de assessores/pesquisadores quanto para o grupo incubado.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Marcenaria Coletiva Autogestionária, Janela de Madeira, Assentamento Rural

E-mail para contato: ana.karina.romero@usp.br