60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

A METODOLOGIA DE PROJETOS NA PRÁTICA DOCENTE CONTRIBUINDO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

EDILEUZA MARIA LIMA BELMONT1
ANA PAULA SÁ MENEZES1
JOSEFINA BARRERA KALHIL1

1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS


INTRODUÇÃO:
A expressão tema gerador liga-se à idéia de Interdisciplinaridade e está presente na concepção freireana, pois tem como princípio a promoção de uma aprendizagem global, não fragmentada. Nesse contexto, está subjacente a noção holística, de promover a integração do conhecimento e a transformação social. Do tema gerador sai o recorte para cada uma das áreas do conhecimento ou, para as palavras geradoras. Portanto, um mesmo tema gerador geral poderá dar origem a várias palavras geradoras que deverão estar ligadas a ele em função da relação social e que os sustenta. O objetivo dessa pesquisa foi observar como a metodologia de Projetos favorece o ensino-aprendizagem a partir de um tema ou problema, vinculando teoria à prática, gerando uma aprendizagem diversificada e significativa, inserida em novo contexto pedagógico no qual o educando é agente na produção do conhecimento. Dessa forma, rompe-se com a imposição de conteúdos de forma rígida e pré-estabelecida, incorporando-os na medida em que se constituem como parte fundamental para o desenvolvimento do projeto, trabalhando interdisciplinarmente os conteúdos, proporcionando aulas mais dinâmicas e contextualizadas.

METODOLOGIA:
A estratégia utilizada foi o uso da metodologia de projetos a partir de Temas Geradores. A operacionalização se deu da seguinte forma: • Ciências: Orientação da Pesquisa; • Geografia: Observações e percepções; • Língua Portuguesa: Oralidade; • História: Resgate histórico; • Filosofia: Investigação filosófica; • Artes: Elaboração dos painéis e teatro; • Matemática: Análise de gráficos. O projeto foi realizado em 2007, com alunos das séries finais do Ensino Fundamental, numa escola particular de Manaus-AM. O nosso trabalho foi dividido em três momentos: Investigação Temática: O referencial teórico utilizado foram os próprios livros didáticos usados na escolta. Para a pesquisa de campo, utilizamos a técnica da observação direta. Tematização: Os projetos foram enquadrados em cada uma das seguintes áreas temáticas: 5ª série: Poluição do Igarapé do Tarumã e suas conseqüências para a comunidade; 6ª série: Reciclagem do Papel: a arte que promove a cidadania; 7ª série: Alimentação Alternativa: solução para o desperdício de comida e desnutrição no Brasil; 8ª série: O Lixo – que não é lixo! – garantindo a cidadania de muitos brasileiros. Problematização: Tratamos não só da observação, como avançamos no que diz respeito a Projetos de Ação Social, e a forma de apresentação da pesquisa.

RESULTADOS:
Paulo Freire nos deixa em seu legado que, ao ouvir pela primeira vez a palavra conscientização, percebeu imediatamente a profundidade de seu significado, porque estava absolutamente convencido de que a educação, como prática da liberdade, era um ato de conhecimento, uma aproximação crítica da realidade. Essa conscientização foi um dos compromissos que mais buscamos permear em nosso trabalho. Toda a investigação dos temas foi discutida em sala de aula e orientada pelos professores. A apresentação de uma Gincana Cultural, intitulada Ecologia e Cidadania, culminou o encerramento dos trabalhos, envolvendo apresentações artísticas e temáticas juntamente com a apresentação oral das pesquisas. Percebemos o envolvimento da comunidade escolar num clima de cooperação e sem competitividade. Ao final da Gincana, os estudantes e os professores fizeram uma auto-avaliação do processo.

CONCLUSÕES:
Segundo Marcos Reigota, “a educação ambiental, como perspectiva educativa, pode estar presente em todas as disciplinas, quando analisa temas que permitem enfocar as relações entre a humanidade e o meio natural, e as relações sociais, sem deixar de lado as suas especificidades”. Consideramos o resultado da aplicação dessa metodologia positiva, pois os estudantes mostraram-se sensibilizados tanto com as questões ambientais como a parte humanista, no desenvolvimento da empatia, do contexto trabalhado. A aprendizagem se deu de forma mais prazerosa, pois os estudantes, como co-autores do próprio conhecimento, demonstraram uma postura mais crítica e autônoma. Apesar da resistência de alguns, os aspectos positivos se sobressaíram, pois a Gincana passou a fazer parte do calendário permanente da escola, além da certeza de sabermos que estamos contribuindo para a formação de futuros cidadãos mais preocupados com o futuro do nosso planeta e de seus habitantes.

Instituição de fomento: FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA NO AMAZONAS – FAPEAM



Palavras-chave:  Tema gerador, Educação Ambiental, Cidadania

E-mail para contato: edbelmont@gmail.com