60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

A PEDAGOGIA DAS IMAGENS CULTURAIS: FORMAÇÃO E OPINIÃO PÚBLICA

Valmir da Silva1
Elvio de Carvalho2
Amarildo Luiz Trevisan3

1. Acadêmico curso Pedagogia da (Universidade Federal de Santa Maria) UFSM/RS
2. Integrante do Grupo de pesquisa – GPFORMA/UFSM/RS
3. Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM/RS, e pesquisa


INTRODUÇÃO:
O projeto visa colaborar com o educador no desenvolvimento de estratégias pedagógicas a partir das imagens culturais possibilitando um trabalho mais próximo da vida do aluno. Nesse sentido, a Filosofia e a hermenêutica poderão servir de fios condutores na tarefa de questionar, esclarecer e auxiliar o professor. Acreditamos que através desta prática crítica e reflexiva o sujeito perderá a passividade, reconstruindo assim, no processo educacional, uma perspectiva formativa do cidadão auto-crítico, autônomo e humano. Possibilitando assim, várias interrogações sobre os conceitos que o indivíduo enfrenta cotidianamente, fazendo com que a sua opinião pública seja valorizada no seu contexto social. Desse modo, o indivíduo poderá compreender os significados implícitos que existe entre o mundo sistêmico (produção, objetos de valor, consumo) e o mundo da vida (subjetividade, sujeito, vida). Utilizando-se das teorias e dos enfoques metodológicos de autores como Adorno e Habermas, busca-se utilizar o poder educativo das imagens culturais enquanto produtoras de cultura e saberes num olhar auto-crítico, formador da autenticidade e do entendimento filosófico. Assim, a interpretação inovadora do conceito de opinião pública, possibilitará uma ação pedagógica que vise uma transformação social educativa.

METODOLOGIA:
A hermenêutica é uma abordagem que significa, antes de tudo, amor ao equilíbrio e ao senso de medida. A pesquisa propõe nesse sentido uma hermenêutica de conceito de estetização do mundo da vida, em direção a novos horizontes interpretativos. A abordagem do tema pretende concentrar-se em momentos significativos da trajetória conceitual de mundo da vida. Confrontando algumas teses de Husserl, passando pelas notas de Adorno e Benjamin, sobre o processo de saturação de imagens e símbolos do cotidiano, culminando na hermenêutica reconstrutiva de Habermas. O desafio da pesquisa neste universo temático se justifica no sentido de desenvolver mediações interpretativas que proponham o resgate da dimensão formativa da Educação. A partir de uma leitura reflexiva e filosófica acredita-se que os indivíduos passem a valorizar o sentido estético e ético da vida. Nesse entendimento, os processos discursivos determinam o sentido investigativo da Educação, proporcionando a compreensão intersubjetiva dos fatos, sem estabelecer verdades absolutas ou inquestionáveis. Nessa proposta, a Educação passa a ser contribuinte do processo de formação interpretativa e transformadora da realidade, libertando os sujeitos da razão produtivista, promovendo as dimensões da criatividade e da criticidade.

RESULTADOS:
O projeto pretende construir alternativas de reflexão filosófica e pedagógica, a fim de auxiliar os educadores a interpretar o sistema de linguagem visual, largamente utilizado pelos mecanismos midiáticos de forma predominante na sociedade. Partido desse ponto, através da expectativa critica depositada por Adorno no poder formativo das imagens, e nas transformações do espaço público na modernidade, segundo habermas, busca-se refletir sobre a possibilidade de compreensão dos efeitos da cultura das imagens, tanto midiático como de outras naturezas, na prática educativa e suas possibilidades de reversão. Através de pesquisa qualitativa e dos processos hermenêuticos, almeja-se criar mecanismos para despertar e enriquecer a compreensão do professor sobre o assunto no contexto do entendimento crítico, reflexivo e filosófico. Para atingir tal objetivo, o projeto de pesquisa vai além, ao se desdobrar na interação com a comunidade acadêmica através de uma serie de atividades concretas. Essa via compreende um conjunto de trabalhos como: oficinas, mini-cursos, palestras e seminários. Os resultados obtidos serão incrementados em diversos eventos, através do pronunciamento de conferências, palestras, participação em mesas de debates, comissões científicas etc.

CONCLUSÕES:
A compreensão crítica da cultura visual se faz necessária, uma vez que os sujeitos estão cada vez mais expostos as novas tecnologias da informação. Interpretar o sistema de linguagem da sociedade atual, apresenta-se como alternativa pedagógica para a formação da opinião pública. Nessa perspectiva, acredita-se que o educador possa se valer das imagens para a interpretação, tendo como aporte teórico, a Filosofia e a hermenêutica. Possibilitando assim, o entendimento da necessidade da formação ética, estética dentro das instituições de ensino. A Pedagogia não pode permanecer indiferente às mudanças ocorridas nas formas atuais de expressões culturais. Através das interpretação, leitura e produção, os alunos e professores poderão dispor de subsídios que permitam transformar informação em conhecimento. A idéia de uma Pedagogia interessada em sua inserção nos novos fenômenos culturais pode auxiliar as crianças e jovens a maximizar a compreensão da gama de informações divulgada pelas novas mídias. Afinal, a necessidade de estabelecer relações interpretativas com o mundo sistêmico da produção de bens de consumo, não foi abolida, pelo contrário, a alfabetização visual é cada vez mais reivindicada pelas instâncias que trabalham com mecanismos de reconstrução do mundo da vida.

Instituição de fomento: PIBIC/CNPq.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Formação, Filosofia, Cultura

E-mail para contato: silvadoril2@yahoo.com.br