60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO: COMO PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO

Denize da Silveira Foletto1
Valmir da Silva2
Amarildo Luiz Trevisan3

1. Acadêmica curso de pós-graduação (Universidade Federal de Santa Maria) UFSM/RS
2. Acadêmico curso Pedagogia (Universidade Federal de Santa Maria) UFSM/RS
3. Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM/RS, e pesquisa


INTRODUÇÃO:
A mudança da cultura conceitual da escrita para a cultura de imagens, configura-se em uma nova atmosfera de comportamento, em que cabe à Pedagogia a tarefa de educar o aluno no sentido ler e interpretar os signos e símbolos dessa cultura visual. Essa nova forma de conhecimento pode encontrar sua justificativa em Jameson (2001), que aponta para o fato de que a cultura atual não está mais presa às sentenças da alta cultura, e sim mesclada no cotidiano e nos produtos mercadológicos. O modelo de educação vigente não preenche suficientemente as exigências da sociedade, uma vez que a dinâmica da mesma, se processa não mais só pelo domínio dos códigos da escrita simplesmente, mas pelo papel atribuído às imagens e a estética. A sociedade do espetáculo, do simulacro e da aparência acaba diretamente ou indiretamente influenciando na formação da personalidade das novas gerações. Neste sentido, Trabalhar a formação do educador frente a este novo paradigma cultural, na perspectiva criticas de Adorno no poder formativo das imagens, por exemplo, é de suma importância para o desenvolvimento de sujeitos mais livres para pensar, agir e ser feliz.

METODOLOGIA:
O Projeto tem a intenção de juntamente com os professores da Escola de Ensino Fundamental Vicente Farencena, da cidade de Santa Maria/RS, construir objetos pedagógicos, a fim de contemplar as novas configurações da cultura atual, enfatizando o contexto imagético predominante, com vistas à formação da opinião pública na escola. A investigação tem cunho qualitativo e caracteriza-se como participante, visto que proporcionará a interação dos membros envolvidos no projeto com a escola, constituindo uma relação entre sujeito, permitindo o auxílio direto aos professores na prática educativa e na articulação das idéias e na construção de novos saberes. Sendo assim, o projeto visa reconstituir o poder educativo das imagens tanto da mídia, como de outras naturezas na prática pedagógica das escolas, buscando assim, a compreensão dentro do contexto do entendimento auto-crítico, reflexivo e filosófico, tendo como enfoque metodológico a hermenêutica segundo Habermas. O trabalho propõe-se a recuperar o ponto de vista da opinião pública, recuperando as raízes históricas dos conceitos num movimento de expansão dessa totalidade em direção a novos horizontes interpretativos na educação.

RESULTADOS:
Com este trabalho, estamos construindo alternativas de reflexão filosófica e pedagógica, com propósito de colaborar com a escola e educadores na prática de interpretar o sistema de linguagem visual, largamente utilizado pelos mecanismos midiáticos de forma predominante na sociedade. Através do processo filosófico e hermeneutico estamos criando dentro do espaço escolar e em completa sintonia com os educadores, mecanismos para despertar e enriquecer a compreensão sobre o assunto no contexto do entendimento crítico, reflexivo e filosófico. Para atingir tal objetivo, o trabalho está comprometido na tarefa de articular três pilares fundamentais para o êxito deste propósito, interação escola, família e comunidade. Para isso, estamos desenvolvendo uma série de atividades tais como: teatro a partir da interpretação de obras de arte, oficinas de interpretação de imagens culturais, palestras e mini-cursos. Os resultados obtidos estão sendo divulgados em diversos eventos, através do pronunciamento de conferências, palestras, participação em mesas de debates, comissões científicas etc.

CONCLUSÕES:
Levando em consideração as várias mudanças tecnológicas ocorridas nos últimos tempos, a escola subtendendo-se os professores, diretores orientadores e comunidade não podem permanecer indiferentes às mudanças culturais. Nessa perspectiva, acredita-se que a comunidade escolar possa se valer desta cultura das imagens para criar mecanismos de interpretação, decodificação, desconstrução e reconstrução destes códigos, tendo como aporte teórico, a Filosofia e a hermenêutica. Possibilitando assim, o entendimento da necessidade da formação ética, estética dentro das instituições de ensino. Acreditamos que através das interpretações, leituras e produções, os alunos e professores poderão dispor de subsídios que permitirão transformar as informações em conhecimentos. Permitido assim, que o aluno tenha uma formação livre dos vícios e amarras do sistema ideológico dominante. Nesse sentido, almejar uma Pedagogia comprometida com os interesses comuns e educativos do cidadão é visualizar uma sociedade sadia, humana e plenamente participativa.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Cultura, Formação, Educação

E-mail para contato: dfoletto@plugnet.psi.br