60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil

A LITERATURA INFANTIL DE ELSON FARIAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA

MARIA DO LIVRAMENTO GALVÃO DA SILVA1, 2, 3
REGINA CÉLIA MORAES VIEIRA1, 2
ELIZABETH DA CONCEIÇÃO SANTOS1, 2, 4

1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA
2. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA
3. MESTRANDA
4. PROFA. DRA. - ORIENTADORA


INTRODUÇÃO:
Partindo do pressuposto de que não se pode dissociar a cultura, a arte e as experiências das crianças do processo ensino-aprendizagem de Ciências Naturais, o presente artigo tem como foco a contribuição da Literatura Infantil de Élson Farias para uma abordagem sociocultural e lúdica das linguagens sobre a fauna e a flora regional da Amazônia na Educação Infantil, direcionada para crianças de 4 a 6 anos de idade. Entende-se que as crianças aprendem com as histórias porque favorecem a relação entre o imaginário e o real, possibilitando, segundo Vygotsky (1.998), a mediação simbólica necessária para que a criança aprenda conceitos e desenvolva atitudes e procedimentos que favoreçam a sua inserção e postura cidadã na sociedade.

METODOLOGIA:
A metodologia deste trabalho propõe a implementação de estratégias de utilização da Literatura Infantil como um meio de inserir a criança num contexto de aprendizagem da cultura regional, focando aspectos da flora e fauna amazônicas (inclusive com seus problemas ambientais), tendo como base a mediação e as interações proporcionadas pelos professores, junto aos alunos. Tal mediação prescindirá da coletividade de um projeto comum que direcione as atividades planejadas pelo grupo de professores (com turmas de alunos de 4 a 6 anos). A metodologia apresentada ancora-se na teoria de Vygotsky, em que os aspectos socioculturais e históricos determinam o processo ensino-aprendizagem de maneira que a construção do conhecimento se faça através de instrumentos de mediação, em que o aluno participe ativamente do processo. Este trabalho não tem como foco promover mudanças conceituais, mas sim ampliar e enriquecer os conceitos das crianças sobre meio ambiente considerando as linguagens que expressam a cultura, a fauna e a flora, as questões geográficas e históricas que marcam a região amazônica, contidas nos livros de Literatura Infantil de Élson Farias.

RESULTADOS:
Segundo Vygotsky “As características individuais (modo de agir, de pensar, de sentir, valores, conhecimentos, visão de mundo etc.) dependem da interação do humano com o meio físico e social”. (1.995, p. 58). Assim, a proposta metodológica em questão privilegia a influência sócio-cultural na formação do indivíduo, favorecendo um trabalho pedagógico que considere a participação ativa de professores e alunos. Essa proposta metodológica ainda não foi realizada com as crianças da Educação Infantil, mas pretende-se implementá-la como uma alternativa pedagógica para o Ensino de Ciências na Amazônia, considerando a interlocução como processo dinâmico da linguagem percebe-se que a literatura infantil pode servir como um dos instrumentos que atendam ao objetivo de despertar nas crianças o senso de responsabilidade e de atitudes perante o meio ambiente, tornando-se capazes de interpretar as causas e as conseqüências das ações do homem na sua comunidade e no planeta.

CONCLUSÕES:
A literatura infantil de Élson Farias poderá contribuir efetivamente com o Ensino de Ciências Naturais mediante uma proposta metodológica que considera a cultura regional como concepção enriquecedora desse processo. Percebe-se, portanto, que essa dinâmica de leitura oportuniza reconhecer a criança como um ser capaz de inquirir o mundo e que a literatura não se restringe à simples transmissão de mensagens, mas com outras coisas que geram conhecimento como: criar personagens, questionar, estar no Mundo; buscar sentidos para a vida, construir valores. Acredita-se que a metodologia proposta neste trabalho desencadeará uma boa discussão para inserir no processo ensino-aprendizagem de Ciências, a Literatura Infantil de Élson Farias como um recurso didático-pedagógico de relevância cultural que valoriza os aspectos regionais ainda pouco explorados na escola. Sendo assim, fatores como interdisciplinaridade, arte, oralidade, escrita, criatividade, mediação, etc. de certa forma contemplada na metodologia sugerida, são aspectos que estão interligados no processo de ensino. Essa inter-relação de conteúdos e procedimentos pode facultar um outro olhar sobre o ensino de ciências, uma vez que propicia momentos de interlocução que aglutina motivação, afetividade e aprendizagem.

Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas



Palavras-chave:  Educaçao Infantil, Ensino de Ciências, Literatura Infantil

E-mail para contato: livramento_galvao@yahoo.com.br