60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software

ACESSIBILIDADE À INTERNET PARA DEFICIENTES VISUAIS

José Maurício Costa1
Álisson Rabelo Arantes1, 2
Vander Luiz Aguiar1, 3
Fábio Martins de Oliveira1, 3
Eustáquio São José de Faria1, 3

1. Grupo de Pesquisa em Tecnologias Web/Sistemas de Informação/PUC Minas em Arcos
2. Prof. Msc. / Orientador
3. Prof. Msc.


INTRODUÇÃO:
Hoje a informática é cada vez mais usada na realização de tarefas cotidianas como as de trabalho e educação. Uma das ferramentas proporcionadas devido à evolução da informática é a internet que serve como meio de informação e permite a comunicação entre os seus usuários através dos seus recursos e a oferta de serviços on-line. Apesar das inovações da internet, o seu acesso ainda não é de maneira democrática para todas as pessoas. Os deficientes visuais compõem um dos grupos de pessoas que são dificultados ou até mesmo impedidos de terem acesso a conteúdos disponibilizados na internet. Isso se deve ao fato de que a maioria das informações armazenadas na internet estão na forma de imagens e textos. Diante disso, torna-se necessário identificar os problemas do deficiente visual no acesso e uso da internet. Portanto, deve-se analisar as ferramentas usadas pelo deficiente visual para que se possa identificar problemas de compatibilidade e falta de recursos que impedem o acesso aos diferentes tipos de conteúdos disponibilizados. Apesar de existirem muitas ferramentas adaptadas para o uso dos deficientes visuais, que transmitem as informações textuais na forma de áudio, há ainda a necessidade de se resolver uma série problemas que dificultam o seu acesso.

METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica, utilizando-se de fontes de informação variadas relacionadas ao tema. Por meio dos estudos realizados, foram levantados dados e informações sobre softwares e outros recursos de multimídia que servem de auxílio para o acesso dos portadores de deficiência visual à internet. Foram então obtidas informações referentes à forma como estes recursos auxiliam os portadores de limitações visuais, além da qualidade com que o acesso à internet é feito. Além disso, procurou-se também identificar quais são os problemas que dificultam o acesso dos deficientes visuais aos diferentes tipos de conteúdos de informação disponibilizados. Como conseqüência, pode-se então propor soluções para os problemas levantados nesse cenário.

RESULTADOS:
Foram percebidos problemas como o pouco número de softwares e páginas na internet adaptados para o uso de deficientes visuais, a falta de um padrão para a construção de páginas Web que sejam compatíveis com os softwares sintetizadores de voz e a falta de ferramentas que ajudem na identificação de conteúdos na forma de imagens. A maior parte da informação obtida através da internet está na forma visual e, por isso, o deficiente visual fica impedido de poder ter acesso a tal informação. Assim, ele acaba necessitando de ferramentas como softwares sintetizadores de voz que fornecem o conteúdo disponibilizado textualmente na forma de áudio. Entretanto, o problema é que a maioria destes softwares ainda é feita de forma artesanal onde os seus desenvolvedores não se preocupam com a qualidade da interface que será oferecida. Assim, surgem interfaces de difícil uso para os seus usuários. A incompatibilidade de algumas páginas na internet com sintetizadores de voz também acaba impedindo o acesso ao seu conteúdo. Outro problema é a falta de recursos que permitem aos usuários acesso às informações contidas na forma de cores, imagens e animações gráficas, tornando impossível a sua identificação.

CONCLUSÕES:
Atualmente a internet tornou-se um importante meio de informação e comunicação, sendo usada no processo de desenvolvimento intelectual do homem. Apesar do desenvolvimento da internet e dos demais meios de informação, o seu acesso ainda não ocorre de maneira democratizada para todos os cidadãos, como no caso dos deficientes visuais, por causa de suas limitações físicas. Devido à falta de incentivo e/ou conscientização dos desenvolvedores de softwares e páginas na internet, ainda é pequena a quantidade de recursos adaptados para os deficientes e que lhes ofereçam interfaces adequadas de acordo com as suas necessidades. Por causa disso, os deficientes visuais acabam ficando impedidos de obterem o acesso às informações contidas na internet devido à falta destes recursos e de outros problemas, como a incompatibilidade de algumas páginas na internet com softwares sintetizadores de voz, além da falta de recursos que permitam a identificação de informações na forma de imagens. Por isso, há a necessidade do desenvolvimento de novos métodos e recursos que facilitem o acesso à informação para os deficientes visuais de forma igual à dos demais cidadãos que não são portadores de limitações visuais.

Instituição de fomento: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC / PUC Minas

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Internet, Acessibilidade, Deficiente Visual

E-mail para contato: jmcosta25@hotmail.com