60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 6. Ciências da Religião e Teologia

RELIGIÕES RACIONAIS: UMA NOVA CLASSIFICAÇÃO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO.

NEUTON VIEIRA MARTINS FILHO1, 2

1. Universidade do Estado do Pará
2. Universidade Federal do Pará


INTRODUÇÃO:
O trabalho teve início após uma visita realizada a sede do Vale do Amanhecer localizada no Distrito Federal durante o mês de julho no ano de 2006. Na ocasião, foi levantada a questão sobre em qual grupo de fenômenos religiosos aquele se adequaria, e se haviam outros grupos semelhantes a este. Assim o principal objetivo deste trabalho é apresentar classificação científica ao grupo que até então carecia de uma. A saber: Espiritismo, Racionalismo Cristão, Vale do Amanhecer, e, Cultura Racional. Consequentemente, a pesquisa formula novos termos técnicos, facilitadores deste e de possíveis outros estudos na área aqui objetivada. Outra questão, a qual comprova a relevância do estudo, é origem dos objetos de pesquisa. Destes, três surgiram em território nacional; dentre os quais, um foi iniciado por um português, naturalizado brasileiro quando jovem, e dois, por brasileiros. Fato que nos leva a ver o grupo como um fenômeno próprio da religiosidade brasileira

METODOLOGIA:
A o trabalho foi iniciado com uma delimitação sistemática das instituições religiosas que possivelmente se adequariam a uma mesma classificação. Para tal, recolhemos material informativo sobre aquelas que já havíamos levantado hipótese. Seguiu-se um período de pesquisa de campo, nos quais foram visitadas as sedes estaduais da Doutrina Espírita, e, Racionalismo Cristão situadas no Pará. A livraria da Cultura Racional no Paraná, e, a sede mundial do Vale do Amanhecer no Distrito Federal. Nesta fizemos registros por meio de fotografia e gravação fônicas. Logo após, fizemos um levantamento bibliográfico relacionado com racionalismo, e, o material doutrinário destas instituições. Traçamos as características diferenciadoras destes grupos em relação a religiões de outros grupos, Por fim comparamos estas entre si para constatar a ocorrência destas características nos grupos estudados.

RESULTADOS:
Conseguimos com à pesquisa traçar um mapa comparativo entre os grupos analisados ao referente de sua ideologia; práticas; literaturas sagradas; mitologia e ritos. Ainda, provar cientificamente a necessidade destes serem encarados como grupo diferenciado no estudo dos fenômenos religiosos. Especificamos nestes a nomenclatura Religiões Racionais, relacionando esta nova classificação conceito dissertado no trabalho.

CONCLUSÕES:
Concluímos pois, que a careciam de classificação própria, e, a nomenclatura a ser utilizada para estes grupos deveria diferencia-los das demais religiões; em razão de não se autodenominarem religiões, e, realmente possuírem características diferenciadoras. As características são: Adeptos de um racionalismo ficcionado semelhante; propõe-se a trabalhar com filosofia, religiosidade e ciência; acreditam na existência de reencarnação, assim como a necessidade de evolução dos seres humanos durante suas reencarnações; mantêm contato com supostos entes, afim de alcançar orientação espiritual. Estas caracterizas denotam a estes, ou outro possível fenômeno religioso, a nomenclatura de Religião Racional.

Instituição de fomento: UEPa



Palavras-chave:  Fenômeno Religioso, Racinalismo, Fé

E-mail para contato: neuton.contatos@gmail.com