60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

A LINGUAGEM DO DESENHO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTRUINDO CONCEITOS SOBRE MEIO AMBIENTE

Regina Célia Moraes Vieira1
Maria do Livramento Galvão1
Josefina Kalhil1, 3
Maria Auxiliadora Ruiz1, 2

1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS -UEA
2. Profa. Dra.
3. Profa. Dra. Orientadora


INTRODUÇÃO:
Concebendo a linguagem como forma de expressão e como manifestação de sentimentos, percepções e conceitos, o presente artigo tem como objetivo o relato de uma experiência desenvolvida com alunos de 12 anos, do 6º ano (5ª série) do Ensino Fundamental, cuja metodologia baseou-se na teoria de Vygotsky sobre a construção de conceitos, considerando as influências socioculturais e a interação como determinantes nesse processo. As atividades realizadas em sala de aula revelaram que o desenho traduz mais do que conceitos e impressões sobre o Meio Ambiente; e que o processo, para além dos resultados, possibilitou reflexões pertinentes acerca da integração da Arte ao Ensino de Ciências.

METODOLOGIA:
De acordo com a estratégia proposta neste trabalho, implementamos uma metodologia com base na teoria socioconstrutivista do conhecimento (VYGOTSKY) desenvolvida numa escola estadual , com 25 alunos de 5ª série (6º ano do Ensino fundamental), cujo objetivo centralizou-se no processo de construção de conceitos sobre Meio ambiente e reciclagem , através de atividades correlatas , realizadas em três momentos: 1ª Etapa: O desenho  Os alunos, dispostos em círculo, desenharam suas impressões sobre Meio ambiente e ao final, falaram sobre seus desenhos. 2ª Etapa: a intervenção  Apresentação de um vídeo sobre reciclagem, comparando-o com os problemas do lixo e da poluição revelados nos desenhos;  Em grupo, os alunos elaboraram hipóteses sobre a origem do papel, do plástico e do vidro.( a cada resposta, a origem de cada material era mostrada no vídeo);  Produção escrita: “o que eu aprendi sobre reciclagem”. 3ª Etapa: Produção de cartazes ou desenhos  Formação de grupos para a elaboração dos cartazes;  Análise dos cartazes e dos desenhos com a participação dos alunos (oralidade);  Mural de mensagens “A idéia é sua” (sugestões para os problemas do lixo e da poluição);  Mural expositivo das atividades realizadas (evento de letramento).

RESULTADOS:
A experiência mostrou que os alunos percebem o Meio ambiente sob dois pontos de vista: a) uma visão de sistema e b) uma visão reducionista. Para fazermos essa categorização nos baseamos no conceito que Branco (2001) atribui a Meio ambiente, afirmando que hoje, não é possível dissociar os “organismos” das “circunstâncias” que os cercam, porque o Meio ambiente funciona como um sistema onde tudo está relacionado. Resultados/ desenho/ 1ª etapa Ø A percepção de Meio ambiente sob dois pontos de vista: sistêmico ( com problemas, causas e conseqüências, onde homem e natureza se relacionam) e reducionista ( uma visão particular e ingênua de Meio ambiente; por exemplo desenhos com fauna e flora apenas); Ø Num total de 25 alunos, 17 mostraram uma percepção sistêmica e 08 reducionista; Ø Problemas: lixo e poluição Após a intervenção ØMelhora de atitudes (participação, relacionamento, sugestões de como conservar os recursos naturais); Ø Conceitual: uma visão menos particular de meio ambiente (uma visão contextualizada e problematizada, com causas e conseqüências); Ø Os textos escritos, os cartazes e os desenhos finais demonstraram avanços de percepção, conceitos e atitudes em relação ao meio ambiente.

CONCLUSÕES:
Defendemos a premissa de que o processo de construção do conhecimento no ensino de Ciências precisa considerar as manifestações artísticas como possibilidades de linguagem que podem aproximar o conhecimento escolar da cultura, favorecendo um intercâmbio necessário entre as questões socioculturais e o processo ensino-aprendizagem de conteúdos escolares. Apostando nessa perspectiva, acreditamos que as situações didáticas devem ser planejadas com base em estratégias e metodologias que considerem a criatividade e o processo de interação como fundamentais para a construção de conceitos em sala de aula. Percebemos, na experiência, que os alunos têm dificuldades para escutar, falar sobre o que pensam e se relacionar com os colegas. Constatamos também, que as atividades que realizamos são fundamentais para mudar esse quadro. Dessa forma, pensar em ensino de Ciências pressupõe investir em propostas metodológicas que valorizem a fala dos alunos, as produções em equipe e os recursos para além do livro didático; pois somente dessa maneira, conseguiremos transformar o ambiente de sala de aula em espaços significativos de aprendizagem.

Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa na Amazônia



Palavras-chave:  Desenho, Construção de conceitos, Meio Ambiente

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