60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

ESCRITA EM BLOGS NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA

Mario Roberto Barro1
Jerino Queiroz Ferreira1
Salete Linhares Queiroz1, 2

1. Instituto de Química de São Carlos – Universidade de São Paulo / IQSC – USP
2. Profª.Drª. – Orientadora


INTRODUÇÃO:
É notável a atenção dispensada por pesquisadores da área de Educação em Ciências a questões concernentes à leitura e escrita. Nesta perspectiva, vários trabalhos reportados nos últimos anos buscam o estabelecimento de relações entre processos educativos que envolvam leitura e escrita e o uso de ferramentas disponíveis na internet. Dentre outras, destacam-se as ferramentas de blogs que apresentam potencialidades devido à facilidade de publicação de conteúdos por qualquer pessoa com habilidades básicas no uso da internet. No presente trabalho analisamos uma proposta de ensino pautada na leitura e interpretação de artigos científicos, com posterior produção e publicação em blogs de textos sobre os conteúdos científicos estudados. A proposta visou o aperfeiçoamento de habilidades de comunicação em linguagem científica de alunos do ensino superior de química.

METODOLOGIA:
A pesquisa teve como sujeitos 25 alunos matriculados na disciplina de Comunicação e Expressão em Linguagem Científica II, ministrada em uma universidade estadual paulista, no segundo semestre de 2007. No primeiro dia de aula o docente responsável pela disciplina apresentou a proposta de ensino, formou grupos de trabalho (3 a 5 membros por grupo) e esclareceu a forma como o acesso ao blog seria realizado por cada membro dos grupos. Foram também apresentadas as atividades que deveriam ser realizadas no blog, as quais envolveram a escolha, a busca, a análise do artigo científico e a produção de um texto final sobre o assunto apresentado no artigo. As atividades de leitura e de produção de escrita na internet através da ferramenta de blog foram realizadas durante um bimestre letivo. Ao final da proposta os alunos responderam a um questionário composto de algumas afirmações relacionadas às atividades realizadas no blog, ao uso do blog propriamente dito e a uma avaliação em relação ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em linguagem científica. Para que as respostas por eles apresentadas fossem quantificadas e analisadas, foi utilizada escala Likert de 5 pontos: Concordo Fortemente, Concordo, Indeciso, Discordo, Discordo Fortemente.

RESULTADOS:
Dentre as afirmações que versam sobre o desempenho dos alunos nas atividades realizadas, 91,6% das respostas se concentram nas opções Concordo e Concordo Fortemente, no que diz respeito ao desenvolvimento da habilidade de leitura e à compreensão de artigos científicos em química. No que diz respeito à capacidade de expressão escrita, 84% das respostas também se concentram nas opções Concordo e Concordo Fortemente. Dentre as afirmações que versam sobre as atividades realizadas no blog, 68% dos alunos acreditam que as atividades favorecem a leitura mais atenta dos artigos. Com relação às afirmações que versam sobre o uso do blog, os resultados sugerem que um número considerável de alunos acredita na facilidade e utilidade do blog como ferramenta capaz de auxiliar nas atividades de leitura e escrita solicitadas na disciplina.

CONCLUSÕES:
A partir dos resultados obtidos através da avaliação das respostas dos estudantes, conclui-se que as habilidades de leitura e escrita em linguagem científica da maioria deles foi aperfeiçoada e que a ferramenta de blog auxiliou na realização das atividades propostas na disciplina.

Instituição de fomento: CNPq



Palavras-chave:  química, blog, escrita e leitura

E-mail para contato: mrbarro@iqsc.usp.br