60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal

PRODUTIVIDADE ENERGÉTICA DA BIOMASSA DE EUCALIPTO

Fawaz Ali Jammal Filho1
Vladimir Eliodoro Costa1, 2
Marcos Antonio de Rezende2

1. Faculdades Integradas Regionais de Avaré
2. Universidade Estadual Paulista


INTRODUÇÃO:
A explosão evolutiva da tecnologia na sociedade moderna nos últimos 50 anos criou uma dependência muito grande com fontes de energia a partir de combustíveis fósseis. A exploração acelerada dessa energia não renovável gerou um cenário catastrófico no fornecimento de energia global e intensificou pesquisas para aproveitamento de energias renováveis. Existem inúmeras fontes de energia renováveis, mas nem todas possuem um processo de conversão simples. O uso da biomassa florestal, a partir de florestas comerciais, como fonte de energia renovável, possui um papel fundamental neste panorama energético devido a sua fácil produção e conversão em calor. O Brasil se destaca na produtividade de biomassa florestal, pois reúne um dos maiores campos produtivos de madeira para a produção de celulose branquiada, com alto potencial de expansão. O objetivo deste trabalho é determinar a produtividade energética de reflorestamentos comerciais das espécies clonais de Eucalyptus grandis.

METODOLOGIA:
Neste trabalho utilizaram-se três tratamentos, um seminal (S1) e dois clones (C1 e C2) da espécie Eucalyptus grandis, de cada tratamento foram retiradas nove árvores com seis anos de idade (idade de corte para esse reflorestamento). As árvores foram cultivadas e cedidas pela Fazenda da Empresa Duratex S.A. do município de Agudos-SP. A produtividade em massa dos tratamentos foi determinada anteriormente em outro trabalho e apresentadas em Incrementos Médios Anuais de Massa (IMAM) em ton/ha.ano. A produtividade energética foi determinada em Incrementos Médios Anuais de Energia (IMAE) em Gcal/ha.ano. O IMAE foi definido como o produto do IMAM pelo poder calorífico superior PCS, dado em kcal/kg, e dividido por 1000. O poder calorífico de um combustível é definido como o calor desprendido na combustão completa por unidade de massa. As etapas do procedimento experimental para obtenção do PCS na madeira foram: 1) obtenção do pó da madeira; 2) prensar o pó em cerca de 1g; 3) secagem da amostra; 4) preparação do calorímetro e da bomba calorimétrica; 5) início da queima; 6) aguardar no mínimo 20 minutos para alcançar o equilíbrio térmico do calorímetro.

RESULTADOS:
A produtividade em massa IMAM do S1, C1 e C2 foram de 18,7; 17,0 e 21,2 ton/ha.ano respectivamente. Os resultados preliminares mostraram um valor médio para o poder calorífico superior 4673 ± 50 kcla/kg. Os IMAE dos S1, C1 e C2 foram 87,4; 79,4 e 99,0 Gcal/ha.ano. Nestes resultados não foram observadas grandes variações no PCS, mas pode-se notar uma variação no IMAE proporcional ao IMAM.

CONCLUSÕES:
Concluiu-se que o clone C2 mostrou-se mais produtivo do que os outros tratamentos e que a produtividade energética da biomassa florestal pode ser viabilizada como uma fonte alternativa de energia.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  madeira, energia, biomassa

E-mail para contato: habibs_bio@hotmail.com