60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano

POÉTICA NO DESVELAMENTO DO MITO PESSOAL – UMA PROPOSTA DE MÉTODO DE AUTOCONHECIMENTO – TESE APRESENTADA AO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMO PARTE DOS REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE DOUTOR EM PSICOLOGIA

Sueli Pecci Passerini1
Ronilda Ribeiro1

1. Profa. Dra. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP


INTRODUÇÃO:
Pode-se considerar a percepção da realidade sob dois universos, o exterior mais objetivo e o interior mais pautado por sensações e sentimentos que propiciam dramas semelhantes às mitologias. Os conteúdos mitológicos apresentam-se em histórias povoadas de personagens que explicitam características definidas e criam histórias inusitadas, em panoramas incríveis. Na leitura da realidade a mitologia que cada um vive encontra-se relacionada às suas influências cultural e familiar, além da sua tendência pessoal. Traduzindo mito para a realidade cotidiana pode-se encontrá-lo no conjunto de crenças e fantasias que orientam a vida, favorecem determinadas escolhas, desenhando as paisagens da alma com nuances coloridas as mais variadas, propiciando sincronicidades e consciência - a leitura simbólica do ser humano. Desvelar seu mito pessoal permite perceber a si mesmo, aos outros, ao mundo, e às próprias possibilidades existenciais. Trabalhando com contos e biografias de notáveis, na docência e no consultório, desenvolvi um método biográfico para favorecer a ampliação da consciência, explicitando e transformando o seu mito pessoal. Os pressupostos para a fundamentação e elaboração dessa proposta encontram-se nos estudos antroposóficos e da psicologia analítica.

METODOLOGIA:
A pesquisa-ação tem sua estrutura e dinâmica, construídas a partir do filósofo Friedrich Schiller e seus conceitos de: impulso formal, o impulso natural e o impulso lúdico que orientam três qualidades anímicas: o pensar, o sentir e o querer. Para avaliar o processo foi utilizado o método longitudinal em que 8 pessoas – 2 homens e 6 mulheres (entre 20 a 54 anos) - vivenciaram um trabalho de auto conhecimento e transcendência de patamar de consciência para reconhecer e desvelar o seu mito pessoal. Preparação: 1. Após um convite via internet realizou-se um encontro de duas horas, para a apresentação da proposta. Quem se compromissou deveria durante uma semana: redigir respondendo a duas questões: “quem sou eu” e “que mundo eu vivo”; todas as noites fazer um breve relato do seu dia em um caderno e antes de dormir ler o conto gnóstico – Lenda da Pérola; ao acordar anotar seus sonhos e/ou sensações; durante o dia escrever as sincronicidades percebidas. 2. Oficina: teve a duração de 18 horas num ateliê na Vila Olímpia na cidade de São Paulo em que foram apresentados conceitos sobre o desenvolvimento da consciência, houve narração de contos, mitos e momentos biográficos, culminando na elaboração e leitura do próprio mito e avaliação do processo. 3. Encontro de duas horas para reavaliação distanciada dos resultados.

RESULTADOS:
O procedimento em três etapas – preparação, oficina e reavaliação – mostrou-se relevante para uma ampliação da consci6encia. Constatou-se a coerência temática dos conteúdos teóricos apresentados, a adequação da poética, representada pela vivência e narração dos contos de tradição oral, bem como, a expressão plástica na linguagem da pintura em aquarela, para a ampliação da consciência. Verificou-se o comprometimento de todos os participantes foi essencial para o resultado alcançado. Verificou-se que as conquistas se apresentaram como: reconhecimento do patamar de consciência com suas limitações e competências, aceitação das limitações passando a considerá-las momentâneas e parte de um processo; calma interior; responsabilização sobre o seu próprio caminho de consciência e melhoria nas relações intra e interpessoais, bem como na qualidade de vida.

CONCLUSÕES:
O procedimento metodológico investigado mostrou-se útil ao propósito de propiciar "diálogo" entre dimensões conscientes e inconscientes da subjetividade dos participantes, do qual decorre maior conhecimento de si e a possibilidade de expressão do Si-Mesmo através da arte que se revela na elaboração do próprio mito pessoal e na transcendência do patamar de consciência, mas sem descolamento da realidade.



Palavras-chave:  Mito Pessoal, Consciência, Biográfico Antroposófico

E-mail para contato: sueli@passerini.com.br