60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

TEXTOPOSSIBILIDADES DE REDENÇÃO DO PROCESSO FORMATIVO E A ESTETIZAÇÃO DO MUNDO DA VIDA

Nádia Fonseca Bertrand Ferreira1
Jacimira Höler Bohrer1
Amarildo Trevisan1

1. Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação


INTRODUÇÃO:
O projeto de pesquisa pretende realizar uma reflexão sobre a atuação do professor frente as mudanças ocorridas no campo cultural nos últimos tempos. Tais mudanças, como a alfabetização visual, a saturação de imagens e a estetização do mundo da vida, afetam o pensamento e os sentimentos da sociedade, revelando, assim, a necessidade da formação de um pensamento crítico e reflexivo. Através de uma leitura hermenêutica das imagens e de um estudo profundo da filosofia, pesquisaremos sobre o papel do professor e a possibilidade da redenção do processo formativo.

METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado com um aprofundamento teórico, através do estudo de filósofos como Habermas, Gadamer, Husserl e Benjamin. Esse estudo é realizado no grupo de pesquisa “Formação Cultural, Hermenêutica e Educação”, sendo que o grupo participa também de mini-cursos, oficinas, palestras e projetos de extensão em escolas. Além do estudo teórico, o projeto é desenvolvido também através do estudo de imagens culturais, como obras de arte ou propagandas veiculadas pela mídia, sendo que esta atividade é exercida nas oficinas, ministradas pelo grupo, para professores e também para alunos do ensino fundamental.

RESULTADOS:
A redenção do processo de formação de professores no contexto do mundo estetizado poderá ocorrer no momento da interpretação e decodificação das imagens e símbolos da cultura, para que dessa forma o professor saiba unir a educação com a realidade. A análise filosófica e crítica sobre imagens fazem parte do resultado do projeto de pesquisa, pois inicia o processo de conscientização sobre as mudanças ocorridas em nossa sociedade. As pesquisas realizadas e o estudo teórico aprofundam o conhecimento, contribuindo para a redenção do processo formativo.

CONCLUSÕES:
A imagem adquire importância na educação como estratégia de comunicação, podendo auxiliar a formação da opinião pública. A hermenêutica auxilia o tratamento do tema das imagens, na medida em que estiver preocupada com a utilização da simbologia da cultura imagética para melhor interpretar a realidade. A proposta da reflexão é resgatar o potencial educativo das imagens, contribuindo com uma educação unida à realidade, e que tenha significado para o aluno.

Instituição de fomento: CNPQ

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Imagens, Hermenêutica, Filosofia

E-mail para contato: formacaocultural@grupos.com.br