60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva

SALA INTERATIVA DA SAÚDE NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2007 EM PALMITOS - SC

Fernando Cordova Alves1, 2
Olga Maria Panhoca da Silva1, 2, 3
Jane Kelly Oliveira Silva1, 2
Joel da Silva David1, 2
Roseli Rezende1, 3

1. Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC
2. Departamento de Enfermagem
3. Prof. Drª. - Departamento de Enfermagem - Orientador


INTRODUÇÃO:
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento anual proposto pelo Ministério da Ciência & Tecnologia e desenvolvido em parceria com instituições de ensino e pesquisa, ONGs, empresas, escolas, órgãos de governo, grupos de pesquisa, etc. A cidade de Palmitos, possui cerca de 16 mil habitantes, caracterizando-se por comunidades de pequenos produtores rurais. É sede do Curso de Graduação em Enfermagem com ênfase em Saúde Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. O grupo de pesquisa em epidemiologia da UDESC, realizou no município de Palmitos, nos dias 01 e 02 de outubro, a Sala Interativa da Saúde, em comemoração a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O objetivo do trabalho foi mobilizar a população, especialmente jovens e idosos, a cerca dos temas abordados na pesquisa: “O estudo das populações rurais e pequenas comunidades do Oeste Catarinense para o comportamento de risco e a morbidade referida para o câncer e demais doenças e agravos não transmissíveis”, de forma criativa para representar os fatores de risco e os fatores de proteção à saúde. A importância da Sala Interativa da Saúde consiste em proporcionar um momento de lazer, promovendo educação e saúde para melhorar a qualidade de vida da comunidade

METODOLOGIA:
As atividades foram desenvolvidas no salão comunitário evangélico, com apoio da Prefeitura Municipal de Palmitos, da 29ª Secretaria de Desenvolvimento Regional e de algumas empresas. Estruturou-se um labirinto em que os participantes pudessem escolher dois corredores, um com os benefícios de um estilo de vida saudável e o outro, as doenças e agravos produzidos pela exposição aos fatores de risco à saúde. Logo na entrada, as pessoas eram recepcionadas com chás de plantas medicinais. No corredor de comportamentos preventivos, encontravam-se os temas: lazer e recreação, alimentação saudável, cuidados preventivos de câncer de colo uterino e mama, práticas de exercícios físicos e vivências que estimulem a qualidade de vida. No outro corredor, foram apresentadas doenças, agravos e fatores de risco, como: tabagismo, alcoolismo, exposição solar imprópria e os perigos do uso de agrotóxicos. Para a apresentação dos temas foram utilizados: recursos visuais, cartazes, ambientes decorados com flores, revistas, apresentações teatrais, televisão, montagem de uma sala de vídeo com telão, uso de bonecos para representar pessoas expostas aos riscos, pessoas doentes e até mortas; e objetos que os participantes pudessem manejar. Realizaram-se exposições orais e representativas dos temas abordados.

RESULTADOS:
A realização da Sala Interativa da Saúde integrou o município em uma comemoração nacional. A divulgação do evento foi por meio das rádios da cidade, entrevistas, vinhetas em carro de som, convites para as escolas de ensino fundamental, clube de idosos e cartazes fixados nos murais da universidade. O tempo de preparo da sala foi de uma semana, sendo que participaram da execução do trabalho 26 acadêmicos membros do grupo de pesquisa em epidemiologia. Em decorrência deste evento possibilitou-se a interação da comunidade com os temas estudados na pesquisa. Participaram do evento alunos das escolas de ensino fundamental na faixa etária de 6 a 10 anos, membros do Clube de Idosos, acadêmicos de Enfermagem e a comunidade em geral, totalizando 656 participantes. As crianças demonstraram curiosidade pelas atividades por meio de questionamentos; emoções, gritos, choros, risos nas apresentações teatrais; interação e compreensão dos temas e práticas de atividades físicas. A Sala Interativa da Saúde proporcionou momentos de lazer e cultura com atividades diferenciadas do cotidiano. A realização do evento contou com três publicações, uma no jornal local e duas no noticiário da universidade, visto que este foi o primeiro evento deste caráter realizado na região.

CONCLUSÕES:
A avaliação deste evento demonstrou que a dinâmica da criatividade dos acadêmicos agregada a participação do público, inclusive o infantil, proporcionou um momento de troca de experiências que facilitam a promoção da saúde. Desta forma o público pode conhecer os fatores diários de risco e de proteção à saúde, de maneira interativa, em que os corredores do labirinto conduziam para caminhos alternativos conforme a escolha dos participantes. Na ponderação das falas dos participantes, percebeu-se que, este evento contribuiu para que a comunidade ampliasse seus conhecimentos, conhecesse e discutisse os resultados relevantes dos temas abordados em relação à saúde. Conclui-se que, a utilização de recursos variados para apresentação dos temas da Sala Interativa da Saúde, despertou a atenção, consciência e interesse do público, demonstrando a importância da ciência e tecnologia frente às informações a respeito dos cuidados à saúde.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Relações Comunidade-Instituição

E-mail para contato: fernandocordova@uol.com.br