60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

O ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO REPUBLICANO: O GINÁSIO PAES DE CARVALHO (1900-1910)

Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França1, 2
Cynthia Dias Bicalho1, 3
Letícia Helena da Silva de Almeida1, 3

1. Universidade do Estado do Pará - UEPA
2. Prof.Dra. de Pedagogia e de Pós-Graduação em Educação/UEPA. Orientadora
3. Aluna do 3º ano do Curso de Pedagogia da UEPA. Bolsista


INTRODUÇÃO:
A pesquisa em desenvolvimento tem por objetivo reconstituir a trajetória histórica do Ensino Secundário público, paraense, entre os anos de 1900-1910, tendo como locus de investigação o Ginásio Paes de Carvalho, buscando evidenciar as mudanças de que foi palco esse estabelecimento de ensino, com vistas a torná-lo centro de referência de estudos secundários para a região.

METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental fundamentada em fontes históricas que permitem compreender as mudanças e as permanências que marcaram a organização do ensino secundário paraense, sem perder de vista a política educacional da época. As fontes históricas dessa pesquisa compreendem relatórios dos governos do estado e dos diretores da instrução pública, fichas individuais dos alunos e jornais, assim como a produção historiográfica que têm se dedicado a estudar a educação escolar secundária, na Primeira República.

RESULTADOS:
Em primeiro de novembro de 1892, o Liceu Paraense, foi equiparado ao Ginásio Nacional, assegurando aos seus alunos ao término do curso o ingresso nos cursos superiores da República. O interesse dos homens públicos paraenses de manter sempre atualizado os estudos secundários desse estabelecimento de ensino refletia não apenas o desejo manifesto de dotá-lo do que existia de mais moderno no país, como também a vontade política de criar distinção social para os filhos das elites paraenses. Em 1901, o Liceu Paraense passou a denominar-se Ginásio Paes de Carvalho - em homenagem ao ex- Governador do Estado do Pará, José Paes de Carvalho. Coexistiram nesse estabelecimento de ensino dois tipos de regimes: o seriado regular e os de exames de preparatórios. A manutenção dos exames de preparatórios não incentivava a realização de estudos regulares e sistemáticos.

CONCLUSÕES:
Mediante dos resultados parcialmente obtidos, pois se trata de uma pesquisa ainda em processo de investigação, pode-se observar algumas mudança na trajetória histórica deste estabelecimento de ensino paraense, uma vez que identificar essas mudanças é um dos objetivos deste estudo. Com a pesquisa foi possível identificar que o Ginásio Paes de Carvalho deixou de ser Liceu Paraense e foi equiparado ao Ginásio Nacional passando a ter a mesma importância de um Ginásio. Essas e outras mudanças que ocorreram dentro deste estabelecimento revelam um interesse da elite paraense de manter uma instituição moderna e também de criar uma distinção social para os seus filhos.

Instituição de fomento: Universidade do Estado do Pará - UEPA

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  História, Memória, Ensino Secundário

E-mail para contato: cynthia_dias_bicalho@yahoo.com.br