60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária

COMPARAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ANÁLISE DE COLIFORMES TOTAIS E FECAIS PARA MARICULTURA

Gabriela Vieira1
Catia Regina Silva de Carvalho Pinto1
William Gerson Matias1

1. UFSC - Centro Tecnológico - Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental


INTRODUÇÃO:
O extenso litoral do Estado de Santa Catarina, com cerca de 560 km de extensão, além de possuir belezas naturais, também constitui um local propício para o desenvolvimento da maricultura, que se encontra em franco desenvolvimento no estado. Com mais de 1.500 famílias operando neste segmento e com uma área ocupada de cultivo de 113 hectares, sendo o responsável por 90% da produção nacional de moluscos. Desta forma, visto a importância da maricultura para o estado e da qualidade que os moluscos devem apresentar para o consumo humano, o projeto desenvolveu uma proposta de comparação dos métodos que avaliou a qualidade das águas do litoral catarinense em 5 (cinco) pontos estratégicos, sendo 2 (dois) de baía e 1 (um) de mar aberto, além de um ponto de Controle Positivo e outro ponto de Controle Negativo.

METODOLOGIA:
Os indicadores analisados nas amostras são os coliformes totais e fecais (Escherichia coli), através de quatro diferentes metodologias: Tubos Múltiplos, que consiste na diluição seriada das amostras através de duas fases: o teste presuntivo e o teste confirmativo; Membrana filtrante, onde volumes pré-determinados de amostras são filtrados através de uma membrana de acetato de celulose e inoculados em placas de petri contendo meios de cultura específicos; Colilert realizado com uma cartela própria para o teste e dois nutrientes indicadores, ONPG e MUG que são metabolizados pelas enzimas -D-Galactosidase e -D-Glucoronidase, identificando as bactérias coliformes totais e E. coli, respectivamente e por fim o Tecnobac que é um laminocultivo desidratado para análise simultânea de coliformes fecais, totais e salmonela, sendo esta última não analisada no projeto desenvolvido.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos indicam diferenças entre alguns métodos de análise e semelhanças entre outros. Os métodos Tubos Múltiplos e Colilert forneceram resultados quantitativos bastante claros, já os métodos Tecnobac e Membrana Filtrante apresentaram, muitas vezes, resultados apenas qualitativos.

CONCLUSÕES:
Nas análises realizadas, os métodos dos Tubos Múltiplos e Colilert não apresentaram diferença significativa, com valores bastante próximos, tanto para coliformes totais quanto para fecais. Já a técnica da membrana filtrante apresentou, em diversos casos, resultados duvidosos (como confluência de colônias), dificultando a leitura, e se mostrando mais sensível e apresentando valores mais elevados do que as outras duas técnicas já citadas. Por fim, o Kit Tecnobac se mostrou eficiente para qualificar os coliformes totais e fecais, no entanto não se mostrou eficiente na quantificação, pois há ocorrência de sobreposição de colônias, o que impede a contagem das mesmas.

Instituição de fomento: CNPQ/PIBIC

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Maricultura, Coliformes Totais, Coliformes Fecais

E-mail para contato: gabriela_ens@yahoo.com.br