60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia

AVALIAÇÃO FARMACOLÓGICA IN VITRO DE SUBSTÂNCIAS NATURAIS

Evelyn Cristina Silva Santos1
Maria de Fatima Cepa Matos2
Rosenei Lousada Brum3
Sonia Corina Hess4
Euclésio Simionatto4
João Ernesto de Carvalho5

1. Curso de Farmácia – UFMS - bolsista de Iniciação Cientifica CNPq
2. Laboratório de Biologia Molecular e Culturas Celulares- CCBS/UFMS
3. Departamento de Química – UFMS
4. Departamento de Hidráulica e Transportes – UFMS
5. Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas - UNICAMP


INTRODUÇÃO:
O modelo biológico da cultura de células e os testes de citotoxicidade in vitro são ferramentas importantes na busca de novas substâncias bioativas provenientes de plantas e têm importante aplicação na pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos. A grande diversidade da flora de Mato Grosso do Sul têm contribuído para revelar uma potencial atividade antitumoral utilizando esse modelo biológico. O objetivo deste trabalho consiste em avaliar a atividade antineoplásica, em cultura de células tumorais in vitro, de extratos, frações e de compostos isolados de produtos naturais em linhagens de células neoplásicas de carcinoma de laringe (Hep2) e de mama (MCF7).

METODOLOGIA:
A citotoxicidade in vitro foi medida pela inibição do crescimento das células, Hep2 e MCF7, utilizando o teste de citotoxicidade da sulforodamina B (SRB). A dose calculada que inibe 50% do crescimento celular, IC50, foi determinada a partir das diferenças de leituras de absorbâncias entre o controle negativo (sem tratamento) e as substâncias-teste (com tratamento) utilizando-se o programa Probitos

RESULTADOS:
As substâncias obtidas de Jatropha weddelliana (Euphorbiaceae), jatrogrossidiona, 2-epi-hidroxiisojatrogrossidiona, 4-E-jatrogrossidentadiona e 4-Z-jatrogrossidentadiona apresentaram uma potente atividade antineoplásica em células Hep2. Os óleos essenciais da casca e da folha, e um sesquiterpenóide obtidos de Croton urucurana (Euphorbiaceae) apresentaram atividade moderada frente às células MCF7, enquanto, o extrato etanólico bruto, a mistura de ácido sericico e ácido 24-hidroxitormentico e ácido 24-hidroxitormentico puro obtidos de Vochysia divergens (Vochysiaceae), foram inativos em células MCF7.

CONCLUSÕES:
Uma atividade antitumoral tão potente quanto cisplatina (controle positivo), foi observada em substâncias isoladas de de Jatropha weddelliana (Euphorbiaceae) frente a células Hep2, indicando que estas substâncias podem ser interessantes para novos estudos como drogas anticâncer. Também foram ativos os óleos essenciais e um sesquiterpenóide de Croton urucurana (Euphorbiaceae) em células MCF7, o que demonstra a importância da bioprospecção sistemática dos recursos naturais presentes na flora do estado.

Instituição de fomento: FUNDECT/CNPq/UFMS

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Substâncias naturais, Cultura de células, Atividade antineoplásica

E-mail para contato: vilyn_ss@hotmail.com